Artigos recentes

Navigation

Sugestão de projeto de gincana Matemática

Trabalhe a Matemática através de uma gincana matemática que dura praticamente o ano todo.

Disponibilizo abaixo o Projeto inicial da Gincana Matemática, que reuniu várias atividades até a data de 9/11 quando da realização das atividades finais. O projeto estabelecido em fevereiro deste ano, passou por algumas modificações e portanto a execução de algumas atividades esteve diferente da indicada.

Sugestão de projeto de gincana Matemática

Neste último mês estive pensando em novos projetos, tenho a pré-formulação de outros dois, mas creio que preciso manter este, que foi bastante receptivo e trouxe bons frutos. Em breve, relatório com os resultados obtidos do projeto.

Identificação

O projeto que se inaugura em 2011, pretende unir outros menores eventos promovidos anteriormente em um único maior, que deverá ser desenvolvido durante todo o ano letivo pelas turmas com as quais sou professor da disciplina de matemática (6º B, 7º e 8º) e quaisquer outros professores da disciplina, que se interessarem.

O desenvolvimento das atividades se dará em duas etapas, a primeira dividida em 5 atividades no decorrer de quase todo o ano letivo e a outra que fechará o projeto com a competição no formato de gincana, com aqueles alunos que forem classificados de acordo com as atividades desenvolvidas na primeira etapa.

Objetivos

  • Desenvolver o prazer pela descoberta, por solucionar situações-problemas, por meio de competições, lidando com o tempo, com o adversário e superando suas limitações;
  • Aprender a competir, seja de forma individual ou em equipes, respeitando a vitória e a derrota;
  • Reforçar os conceitos recebidos nos conteúdos didáticos durante o ano letivo;

Metodologia

Serão desenvolvidas as seguintes atividades, cada uma tendo sua regulamentação individual e contribuindo para a atividade final (Gincana Matemática).

1 - Rally

  • O Rally trata-se de uma competição em grupos de alunos (organizados pelo professor) numa mesma sala de aula, em que cada grupo deverá desenvolver exercícios estabelecidos dentro do conteúdo estudado anteriormente no ano letivo. As regras estabelecidas são:
  • Há um tempo limite para cada questão, terminado o tempo, caso algum grupo não tenha terminado, deverá entregar a atividade mesmo assim.
  • O primeiro grupo que entregar a atividade completa (corretamente) recebe uma pontuação extra de 0,5 ponto.
  • A atividade que estiver totalmente correta recebe a pontuação total, indicada no início de cada questão.
  • Caso a questão esteja incorreta ou incompleta, será considerado a parte realizada e atribuído-lhe o devido valor. Se o grupo que entregar primeiro, tiver respondido incorretamente a atividade, ele passa automaticamente para o último lugar na rodada de atividades.
  • A classificação se dará pela soma de pontos de cada grupo.
  • Se o grupo terminar a atividade antes do tempo determinado, deverá levantar a mão com a atividade junto e aguardar até que seja recolhida.
  • Este Rally faz parte da primeira etapa da Gincana Matemática programada para este ano.
  • O Grupo que obtiver maior pontuação neste Rally receberá 3 pontos para cada participante. Estes pontos serão contabilizados juntamente com as demais atividades no decorrer do ano, em que teremos as equipes para a etapa final da gincana.
  • O grupo que ficar em 2º lugar, receberão 2 pontos, cada participante.
  • O grupo que ficar em 3º lugar, receberão 1 ponto, cada participante.
  • Os demais grupos receberão 0,5 ponto, cada participante.
  • Havendo empate, o critério de desempate se dará pela maior pontuação a partir da primeira rodada de questões até que não haja mais empate.
  • Quaisquer outras observações não presentes, serão observadas posteriormente e em comum acordo com a maioria dos participantes.

2 - OiM - Olimpíada interna de Matemática

A OiM, trata-se de uma atividade desenvolvida já há alguns anos com o intuito principal de preparar os alunos para a OBMEP, a PROVA BRASIL e para SIMULADOS promovidos pela escola.

É um conjunto de atividades, organizada em simulados; um simulado sobre o conteúdo estudado no ano letivo, outro simulado de acordo com a prova da OBMEP ou PROVA BRASIL do ano anterior.

A atividade será utilizada para a fase de classificação da Gincana Matemática. A classificação se dá, individualmente, pela ordem de acertos em cada um dos simulados. Cada simulado conta com 20 questões, somam-se os acertos em todos os simulados e pontuam-se para a gincana da seguinte forma:

  • 1º lugar - 4 pontos.
  • 2º lugar - 3 pontos.
  • 3º lugar - 2 pontos.
  • 4º a 10º lugar - 1 ponto.
Os demais, caso não zerem nos simulados, recebem 0,5 ponto. Havendo empate, será considerada a mesma pontuação para todos que estiverem empatados.

3 - OBMEP

A OBMEP terá sua primeira etapa realizada em 17 de agosto, neste ano. Será utilizada da seguinte forma, para a fase de classificação da Gincana Matemática:

A partir do 6º ano a prova é realizada por todos os alunos e possui regulamento próprio, sendo 5% dos alunos de cada fase (fase 1: 6º, 7º e fase 2: 8º, 9º), são classificados para a 2ª etapa; então aos alunos promovidos para a 2ª etapa será acrescido 4 pontos para cada um, na contagem para classificação na Gincana Matemática.

Os alunos que se classificarem serão considerados alunos em 1º lugar, os alunos seguintes serão observados seus acertos para 2º (2 pontos) e 3º lugar (1 ponto), podendo haver mais de um aluno no 2º ou 3º lugar, caso o número de acertos entre eles seja igual.

Os demais alunos, que não zerarem na prova, receberão 0,5 ponto.

4 - Caçada

A caçada é uma atividade em grupos (organizados pelos próprios alunos), em que cada grupo receberá o mesmo conjunto de atividades já resolvidas, mas todas com algum erro de resolução. Os grupos deverão encontrar o erro e realizar a devida correção observando um limite de 45 minutos para o desenvolvimento da atividade.

Não haverá pontuação pela ordem de término da atividade, pois quer-se priorizar o debate entre os participantes do grupo e não a velocidade com que realizam cada atividade.

Cada erro encontrado valerá 1 moeda e cada erro corrigido valerá também 1 moeda. No final da atividade, serão somadas moedas adquiridas na atividade de cada grupo e assim teremos uma classificação dos grupos em cada sala.
  • 1º lugar - 4 pontos a cada participante do grupo.
  • 2º lugar - 2,5 pontos a cada participante do grupo.
  • 3º lugar - 1,5 pontos a cada participante do grupo.
  • Demais alunos - 0,5 ponto a cada participante do grupo.
Havendo empate, será observado maior coleção de moedas, pela ordem das atividades dispostas na lista entre os grupos empatados.

5 - Projeto Geometria

Cada turma participará de uma oficina em que serão trabalhados os conteúdos de geometria (planificações, maquetes, plantas, sólidos geométricos, medidas, desenhos, quadros, e outros). A atividade será desenvolvida em grupos organizados pelo professor. Cada trabalho, depois de finalizado será observado por outros e julgados (eles não saberão quem são os alunos responsáveis por cada trabalho até que seja terminada a votação); a pontuação se dará da seguinte forma para cada participante:
  • 1º lugar (grupo) - 4 pontos.
  • 2º lugar (grupo) - 3 pontos.
  • 3º lugar (grupo) - 2 pontos.
  • Demais alunos 1 ponto.
Poderá ser considerado empate. Neste caso a pontuação dos grupos permanece a mesma.

6 - Outras pontuações

Serão considerados ainda para pontuação a classificação geral em todas as disciplinas, até o 3º bimestre, da seguinte forma:

  • O primeiro recebe 3 pontos.
  • O segundo recebe 2 pontos.
  • O terceiro recebe 1 ponto.
Deverá ser considerado o empate na média geral, que admite até uma casa decimal, os alunos em empate recebem a pontuação pela ordem de classificação. Os demais não pontuam.

Todos os alunos que realizarem os desenhos para possíveis representações da Gincana Matemática receberão 0,5 ponto.

Do Empate

Caso, após todas as pontuações anteriores, haja empate entre os alunos, os critérios a seguir para desempate são:

  • 1º - Estar cursando a série desde o início do ano na rede Municipal (para que se validem as notas dos três primeiros bimestres).
  • 2º - Maior média geral nos três primeiros bimestres.
  • 3º - Maior pontuação na OBMEP.
  • 4º - Maior pontuação na OiM.
  • Persistindo o empate, faz-se sorteio.
Admitido algum critério de desempate um aluno recebe 0,1 a mais que o outro demonstrando o desempate.

7 - 2ª Etapa do projeto - FINAL

Terminada a primeira etapa, que se faz, pelas cinco atividades descritas anteriormente, teremos os 3 alunos melhor classificados de cada sala, estes alunos farão um novo grupo e agora com um aluno por sala, em que teremos então 3 equipes, cada uma com três alunos.

Os grupos serão formados da seguinte forma:

  • Grupo 1 - Os três alunos classificados em primeiro lugar na sua turma;
  • Grupo 2 - Os três alunos classificados em segundo lugar na sua turma;
  • Grupo 3 - Os três alunos classificados em terceiro lugar na sua turma;
As atividades desenvolvidas nesta etapa terão um misto de competições que exijam raciocínio lógico ágil, precisão, capacidade de organização em grupo e o mínimo de sorte.

As atividades da etapa final se encontram relatadas em anexo, com as devidas regras e pontuações. As atividades estão estruturadas com jogos matemáticos, brincadeiras, disputas, pesquisa, resolução de situações-problema e ainda atividades prévias como desenvolver uniforme da equipe, escolher uma cor ou criar um grito de paz.

As atividades da etapa final serão realizadas das 13h às 16h do dia determinado para realização. Caso reste alguma atividade ainda a ser desenvolvida às 16h, elas não serão realizadas e não haverá contagem de pontos para elas.

8 - Premiação

a) Todos os alunos que passarem para a 2ª etapa da Gincana Matemática serão dispensados da última avaliação de matemática recebendo a pontuação máxima (40% da média bimestral).

b) Serão premiadas as três equipes da seguinte forma:

Grupo 1º lugar - Medalha (ouro) de aluno nº 1 da turma no ano letivo + camiseta personalizada (que servirá de uniforme escolar), Kit escolar completo (mochila personalizada, bolsinha personalizada, 2 cadernos 10 matérias, 1 caderno-agenda, canetas, lápis de cor, lapiseiras, borrachas, apontador, canetinha, régua, transferidor, e outros), pulseirinha.

Grupo 2º lugar - Medalha (prata) de aluno nº 2 da turma no ano letivo + camiseta personalizada (que servirá de uniforme escolar), + kit escolar básico (caderno 10 matérias, lapiseira, caneta, borrachas, régua e transferidor).

Grupo 3º lugar - Medalha (bronze) de aluno nº 2 da turma no ano letivo + camiseta personalizada (que servirá de uniforme escolar), + kit escolar básico (caderno 10 matérias, lapiseira, caneta, borrachas, régua e transferidor).

Os três alunos 4º lugar recebem um caderno 10 matérias, régua, bolsinha personalizada, lápis, borracha, apontador, caneta.

Os doze alunos de 5º a 8º lugares recebem uma bolsinha personalizada com lápis, borracha e caneta.

Haverá ainda uma premiação para o aluno que mais se destacar dentre as três turmas. Este aluno receberá camiseta personalizada e bolsinha com lápis, borracha e caneta.

Todos os alunos que comparecerem na final, receberá um lanche reforçado e saberão no dia que aqueles que permaneceram até o final receberão 1 ponto (10) de extra na média do último bimestre.

Recursos
Materiais diversos: EVA, cartolinas, papelão, tinta, pincel, material impresso / cópias, data-show, balões, TNT (5 metros - 2m branco + 1m cor escolhida por cada equipe), tesouras e outros.
Local físico: sala de aula e auditório.
Premiação: 12 camisetas, 9 medalhas, 1 troféu, kits escolares relatados acima.

Cronograma

1ª etapa - Rally (grupo na turma) - 1º ano de realização em maio
1ª etapa - OiM (individual) - 4º ano de realização em junho
1ª etapa - OBMEP (individual) - 4º ano de realização em agosto
1ª etapa - Caçada (grupo na turma) - 1º ano de realização setembro
1ª etapa - Projeto Geometria (grupo na turma) - 1º ano de realização em outubro
2ª etapa - Final - Gincana Matemática (equipes, um participante de cada turma) em novembro

Os dias exatos para se realizarem cada uma das atividades listadas dependerão do calendário anual da escola e de outros eventos que por ventura sejam realizados.

Avaliação

Como este é o primeiro ano do projeto, cada atividade individual já era também uma forma de avaliação em seu projeto de origem, e está avaliação será respeitada.

Serão observados o desenvolvimento de cada uma das atividades, e da etapa final, as possibilidades ou necessidades de modificação do projeto inicial e a recepção de cada um dos alunos perante sua participação no projeto.

Anexos

Atividades da Etapa Final


1. Grito de paz. Cada equipe, antecipadamente deverá criar um grito de paz, escolher uma cor e um nome para lhe representar. Apresentar assim que iniciar a competição. 2 moedas para a prova cumprida.

2. Corrida da Tabuada. No quadro/painel/parede haverão alguns cartões e debaixo delas terão alguns cálculos de multiplicação, as três equipes participam ao mesmo tempo. Vence a Equipe que primeiro completar a prova, corretamente. (ordem 6º, 7º, 8º anos)
Caso a resposta indicada esteja incorreta, o aluno deverá continuar tentando responder. A resposta deverá ser indicada no próprio cartão. Eles não podem falar.
1º lugar - 2 moedas.
2º lugar - 1 moeda.
Corrida com duas rodadas (cada aluno deverá responder duas vezes). Elaborar 6 cartões para cada equipe. Atenção: os cartões são iguais, eles não saberão até o momento.

3. Quiz Geometria. [Torta na cara]. Serão realizadas perguntas, aos alunos. Nesta prova, se enfrentam os alunos do 7º ano.
Eles se enfrentarão em duas rodadas da seguinte forma:
Aluno A x Aluno B Aluno A x Aluno C Aluno B x Aluno C
Serão elaboradas 6 perguntas relacionadas ao tema.
Se nenhum deles acertar a pergunta volta para o final. As perguntas que a dupla não acertar e o aluno que estiver esperando souber a resposta recebe 1 ponto.
Cada acerto vale 1 ponto.
Ao final o 1º lugar recebe 2 moedas e o 2º lugar recebe 1 moeda.
Havendo empate, será feita uma rodada extra até que haja um 1º e um 2º lugar.

4. Expressão Matemática. Desta prova participam os alunos do 6º ano. Cada aluno receberá a mesma expressão para ser resolvida. Observando que a expressão não possuirá {}, [] ou (). Eles deverão resolver, atentando-se para a ordem X / e depois + - .
Caso nenhum deles consiga resolver corretamente, será considerada aquela que mais se aproximar.
1º lugar - 2 moedas.
2º lugar - 1 moeda.

5. Caça-Palavras. Cada aluno do 8º ano receberá uma cartela e deverá encontrar 7 palavras, de acordo com as dicas que aparecem junto à cartela. O primeiro que encontrar as 7 palavras indicando cada uma à sua dica recebe 2 moedas, o seguinte recebe 1 moeda. Quando o primeiro concluir a atividade, ele irá dizer PAROU!!! e levantar as mãos e então os demais deverão parar de preencher no exato momento, levantando as mãos.

6. 'Musimática'. Cada equipe deverá parodiar uma música a critério, tendo para isso um tempo de 15min. Depois eles deverão apresentar a música.
Tema: "A matemática no meu dia a dia."
Para esta atividade haverão jurados. Eles deverão se atentar para a criatividade e para o grupo que mais se aproximar do tema.
A pontuação será distribuída em 3, 2 e 1 moedas respectivamente para 1º, 2º e 3º lugar.

7. Problemática. Haverá uma situação problema para cada um dos alunos do 6º ano. Ele deverá ler a questão (que é simples), e responder para o fiscal da prova. Cada aluno participa da prova marcando o tempo. Aquele que conseguir responder com menos tempo vence.
As situações serão sorteadas, a ordem do sorteio será o aluno da Equipe em 3º lugar, depois aluno da Equipe em 2º lugar e então o aluno da equipe em 1º lugar até aquele momento. Se a resposta estiver incorreta, o aluno terá a chance de outra resposta.
Equipe com menor tempo - 3 moedas.
Equipe sequente com menor tempo - 2 moedas.
Equipe com maior tempo - 1 moeda.

8. Charada. Os alunos do 7º ano participam da prova. Cada aluno deverá encher três balões com sopro. Dentro de cada balão haverá uma charada. Os balões estarão misturados. Todos participam ao mesmo tempo. Ao estourar o aluno deverá responder corretamente, e assim poderá passar para o 2º balão... O aluno que estourar os três balões e responder as charadas primeiro leva 3 moedas. O segundo aluno leva 2 moedas.

9. Quem é o X?. Os alunos do 8º ano receberão duas equações do 1º grau cada um (as equações são iguais para cada aluno). As situações deverão ser resolvidas utilizando-se a linguagem matemática (algébrica). Vence quem resolver corretamente as duas equações.
1º lugar - 3 moedas.
2º lugar - 2 moedas.
3º lugar - 1 moeda.

10. RachaCuca. Cada equipe deverá resolver 10 atividades simples, que consta no Site RachaCuca. O próprio software marca o tempo, vence a equipe que marcar menor tempo.
1º lugar - 5 moedas.
2º lugar - 3 moedas.
3º lugar - 1 moeda.

11. Jogo de Dama. Cada equipe escolhe dois participantes para jogar, o jogo se dará da seguinte forma 1A x 1B, 2A x 1C, 2B x 2C, onde A, B, C são as três equipes. Ou seja, cada equipe irá fazer dois jogos simultâneos e enfrentar um oponente de cada uma das outras duas equipes. Se uma mesma equipe obtiver duas vitórias na rodada, ela será a campeã, e a equipe que tiver uma vitória fica com o 2º lugar. A outra possibilidade é de empate entre as equipes, ou seja, cada equipe pode obter uma vitória, se isso ocorrer, os três componentes que não participarem da prova farão o desempate se enfrentado do seguinte modo: 3A x 3B, 3A x 3C e 3B x 3C. Para que não haja empate nesta rodada, será considerado o tempo de duração de cada partida, aquele que vencer com menor tempo dá a vitória à equipe. 3 pontos 1º lugar, 2 pontos 2º lugar, 1 ponto 3º lugar.

12. Pesquisando. Os alunos do 6º, dentro da escola, deverão procurar a informação do dia e mês em que é comemorado o Dia Nacional da Matemática, e ainda informar o que motivou a escolha da data. A pesquisa deverá ser registrada em ficha entregue antes do início da prova.
1º lugar - 3 moedas.
2º lugar - 2 moedas.
3º lugar - 1 moeda.

13. Perímetro. Os alunos do 7º ano e 8º ano deverão estipular o perímetro interno (contorno) do auditório, de acordo com a planta que irão receber, com setas indicando. O aluno que mais se aproximar do valor, para cima ou para baixo recebe 3 moedas e o segundo lugar 2 moedas.

Referência Bibliográfica

BASTOS, Charles L. de, OiM - Olimpíada interna de Matemática, projeto preparatório para OBMEP e PROVA BRASIL, 2009.

FERREIRA, Juliana Martins de Bessa, Atividade: Rally de lógica de matemática, 2011.

Sites:
MEC
OBMEP 2011
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: