Artigos recentes

Navigation

Sugestão de Aula: Tangram e a Matemática Diversa

Sugestões de uso do Tangram para diversos conteúdos de matemática.
Para o início deste próximo bimestre, como continuidade dos estudos de geometria em uma das turmas da segunda fase do ensino fundamental foram pensadas algumas atividades utilizando o tangram (um tema muito recorrente, mas que nunca havia explorado) e então na pesquisa de conteúdos, resolvi ampliar as atividades a cerca do Tangram (aí está uma ideia sobre a Matemática diversa). Este post revela um pouco das pesquisas e atividades pensadas para se trabalhar com turmas de 6º ao 9º ano.

Sugestão de Aula: Tangram e a Matemática Diversa

Algumas Histórias a cerca do Tangram

Origem

O Tangram é um jogo de origem chinesa, formado por sete peças que têm formas geométricas bem conhecidas. Uma espécie de quebra-cabeça que permite a montagem de aproximadamente duas mil figuras diferentes. Os chineses o conhecem por “Tch’i Tch’iao pan”. Data do século VII a.C. e significa ―Tábuas das Sete Sabedorias. Este nome também era usado para designar um velho costume chinês: o de enfiar uma agulha no sétimo mês. Dizia-se que dava sorte.

A Lenda do Tangram

Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar ao Imperador uma placa de jade, mas, no meio do caminho, o sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura. Depois de muito tentar, ele, finalmente, conseguiu formar novamente o quadrado e levou ao seu Imperador. Os sete pedaços representariam as sete virtudes chinesas, onde uma delas, com certeza, seria a paciência. O sábio mostrou a seus amigos as figuras que havia conseguido montar e cada um construiu o seu tangram. Educação Matemática em Revista. Nº 5. Ano 3, p 15.

Jogos e Simuladores

Peces 5.0 | Capitães da Areia disponíveis para download em: http://www.baixaki.com.br/busca.asp?q=tangram&go=;

Algumas montagens com as peças do tangram no Racha Cuca, disponíveis em: http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/;

Outros jogos de montagem com as peças do tangram disponíveis on-line:
http://rachacuca.com.br/jogos/tangram-32/ (Racha Cuca);
http://www.aulavaga.com.br/jogos/puzzle/tangram-3/ (AulaVaga);
http://www.divertudo.com.br/semplugin/tangram/tangram2.html (Divertudo);
* Todos os jogos encontrados referem-se a montagens com as peças.

Livro

GENOVA, Antonio Carlos. Brincando com Tangram e Origami. 2ª edição. Editora Global.

Outros Posts Legais

Blog da Cris. Post: Tangram, http://blogmcris.blogspot.com.br/2011/02/tangram.html - (O que é? Para que serve? Como construir? E sugestões de atividades), acesso em 26 jul. 2012.

Blog da Criança. http://www.blogdacrianca.com/o-que-e-um-tangram/ (O que é? Peças do Tangram. Vídeo de montagem), acesso em 26 jul. 2012.

Secretaria Estadual da Educação. Silhuetas do tangram. http://www.matematica.seed.pr.gov.br/arquivos/ File/Silhuetas_do_tangram.pdf, acesso em 02 ago. 2012.

Brincando com Tangram. Projeto: Tangram no Ensino de Matemática. http://brincandocomtangram2. blogspot.com.br/, acesso em 02 ago. 2012.

Blog Tangram e Geometria. O Uso do Tangram no Ensino de Geometria. Projeto. http://geotangram. blogspot.com.br/, acesso em 02 ago. 2012


Referências Bibliográficas

CAVALCANTI, Lialda B., ALMEIDA, André F. Ensino de Matemática e Educação Ambiental. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/revista/N003/pdf/ENFOCO%202%20-%20Texto%20AndreLialda%20ok.pdf, acesso em 26 jul. 2012.

Klick Educação. Origem do Tangram. http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1929-16168-,00.html, acesso em 02 ago. 2012.

Projeto Tangram. Disponível em: http://hermes.ucs.br/ccha/deps/cbvalent/EAD/homemat/adrisi/projeto.htm, acesso em 26 jul. 2012.

PACHECO. Marcelo Cabral. História do Tangram. Disponível em: http://www.slideshare.net/mcpacheco/ histria-do-tangram-2738623, acesso em 02 ago. 2012.

URAWAZA BUGEIKAI. Tangram. Disponível em: http://www.urawazabugeikai.com.br/ index.php/cultura/82/255-tangram, acesso em 26 jul. 2012.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: