Artigos recentes

Navigation

Ensaio sobre TICs na escola: o computador, a TV e o vídeo

Recomendação de artigos sobre uso do computador, da TV e do vídeo em sala de aula.
Esta postagem, atende a uma das propostas de atividades de um curso sobre Educação Integral e Integrada, e trata de uma breve opinião sobre três recursos (TIC) utilizados na escola.

Deixando de lado toda dificuldade em sem ter nas escolas laboratórios de informática ou mesmo que os computadores estejam em bom estado e ainda que exista algum responsável ou dinamizador, para cuidar deste laboratório e tratemos dos benefícios que o computador pode representar na escola para um processo de ensino aprendizagem.

Ensaio sobre TICs na escola: o computador, a TV e o vídeo


Para que o computador seja um recurso produtivo na escola, é preciso planejamento, intenção clara do porque se utiliza tal ferramenta; isto não é próprio ao computador, mas a toda proposta de aula que se faz. Acredito que o computador poderia ser mais que uma ferramenta, mas um objeto de estudo, como ele funciona, como se dá sua estrutura, o que de relação com as disciplinas do currículo base pode se tirar do objeto em si. Perceba que estou falando do objeto computador e não das funcionalidade que com as incontáveis programações possíveis ele consegue realizar. Separei três sugestões de vídeos e uma sugestão de artigos que tratam do uso do computador na escola:

Na verdade não é o aparelho, mas as programações veiculadas por meio da TV. Infelizmente, essas programações estão cada vez mais pobres; mesmo assim, o professor pode selecionar determinado assunto que está nesta mídia para associar aos temas tratados em sala de aula e ainda trabalhar projetos, programando para os alunos os horários em que devem acompanhar determinado tema na TV e criar uma série de atividades, para as disciplinas do currículo escolar.

É inegável que com grandes avanços tecnológicos, muitos recursos deixaram de ser a unanimidade; mas é grande ainda o número de alunos que não usufruem da maioria desse avanços das últimas décadas.

A TV é justamente um meio que deve ser explorado, principalmente pela baixa qualidade do que nela se promove. Há um artigo que estudei em um curso sobre Mídias na Educação que trata da TV como ferramenta pedagógica na formação de professores, em que a professora Maria Luiza Belloni, trata de elencar sobre uma análise de experiência dos primeiros anos de implementação do Programa TV Escola em Santa Catarina para propor uma reflexão sobre o uso educativo e pedagógico das tecnologias da informação e comunicação. Recomendo ainda, a leitura do artigo: O Papel da TV Como Ferramenta Pedagógica.

Conheço uma professora de história que possui um acervo enorme de vídeos catalogados por período e por fatos, associado aos conteúdos curriculares da disciplina, e que sempre utiliza o recurso como apoio às suas aulas. Ela vem colecionando vídeos baixados principalmente do youtube e do programa TV Escola que ela possuía em VHS e que foram convertidos. Seus vídeos são guardados em HD, e toda semana ela aparece com vários pen-drives com cópias desses vídeos, todos identificados para a série e para o conteúdo específico. Ela afirma que os vídeos são ótimos para ilustrar tudo o que ela debate com os alunos e possuem principalmente o caráter visual como ponto forte do recurso.

Sobre vídeos em sala de aula, recomendo o site Educação Humanista Inovadora, do professor da USP, José Manuel Moran. No mesmo site, existem vários outros artigos sobre as tecnologias na educação. 

É preciso parar com o discurso de que as TIC, mais são um atrativo que um recurso que realmente colabore para a melhoria das práticas de ensino e de aprendizagem. Ainda é o professor que direciona suas aulas, cabe a ele o uso planejado do computador, da TV ou do Vídeo; os resultados são fruto deste planejamento.
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: