Artigos recentes

Navigation

BACMAT - Competências matemáticas não trabalhadas ou Discalculia?

BACMAT - Bateria de Aferição de Competências Matemáticas - Instrumentos de avaliação matemática.
O Site "Psicopedagoga Valéria" divulgou no último dia 07/02/2014 o instrumento BACMAT. Após leitura, pedi à Valéria para discorrer sobre a importância do produto.

O conteúdo que segue foi baseado em leituras do texto divulgado e de um artigo presente na ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia)

BACMAT - Bateria de Aferição de Competências Matemáticas

A BACMAT (Bateria de Aferição de Competências Matemáticas) surgiu como resultado de uma investigação na área da matemática. A BACMAT reune instrumentos de avaliação matemática, para averiguar competências que podem não ter sido trabalhadas ou que se caracteriza em Discalculia.

Como consequência à BACMAT surge um manual de intervenção baseado nos problemas detectados. Tal manual é descrito como sendo
de fácil aplicação com jogos de estimulação cognitiva, para ativar o funcionamento cerebral em áreas responsáveis pelas competências matemáticas. A ligação com a BACMAT é bastante estreita pois após a obtenção dos resultados o aplicador pode recorrer ao manual de intervenção para corrigir e preencher as lacunas encontradas.
O manual encontra-se dividido em dois volumes essenciais: o da estimulação neurocognitiva, onde o aluno realiza jogos que estimulam a sua atividade cerebral e o preparam para o segundo volume onde encontra os exercícios matemáticos de consolidação divididos por subtipos de Discalculia.

Mais a respeito da temática poderá ser encontrado no artigo Avaliação e Intervenção em Leitura, Escrita e Matemática.

Discalculia?


A Discalculia deriva da acalculia, é um transtorno das habilidades para realizar operações matemáticas, após elas já terem sido desenvolvidas e consolidadas no sujeito. Ela é percebida em crianças, tendo um caráter evolutivo, quando dificuldades na aprendizagem de cálculos. A Discalculia pode ser percebida em diferentes categorias de acordo com a dificuldade percebida.

Mais a respeito da Discalculia poderá ser encontrado em:


Divulgando o Produto


O manual elaborado a partir de resultados com a BACMAT, pode ser encontrado no site "Psicopedagoga Valéria" e é composto por um caderno de normas, um caderno de aplicação e um CD de protocolos e respostas.

Psicopedagoga Valéria
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: