Artigos recentes

Navigation

O software GeoGebra é ótimo recurso tecnológico para aulas de Matemática

TICs - O Software GeoGebra é um ótimo recurso tecnológico para aulas de Matemática.
Finalmente estou formalmente estudando um pouco sobre o software GeoGebra e resolvi partilhar um pouco das experiências que tenho tido em aplicar o seu uso. Além de indicar algumas leituras e um curso gratuito ofertado na modalidade EaD. É um prazer poder partilhar um pouco sobre este software, pois ele possibilita trabalhar e criar uma infinidade de práticas principalmente para a área de Matemática. Sempre que estruturar alguma prática utilizando este software, procurarei reproduzi-la e disponibilizar no blog.

O Software


GeoGebra é uma aglutinação das palavras Geometria e Álgebra. O software é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra em uma única interface. Ele é escrito em linguagem Java e sua distribuição é livre.

No site oficial do GeoGebra é possível fazer download gratuitamente do software/aplicativo disponibilizado para diversas plataformas e ainda, suporte e materiais diversos relacionados ao software.

Software GeoGebra - recurso tecnológico para aulas de Matemática

O software foi criado por Markus Hohenwarter. Uma característica importante do software é sua idealização foi voltada para ser utilizado em ambiente de sala de aula. O projeto foi iniciado em 2001, na Universitat Salzburg, e tem prosseguido em desenvolvimento na Florida Atlantic University.

O GeoGebra permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos de reta polígonos, planos, etc. Permite ainda a inserção de funções e fácil alteração dos objetos. Possibilita a criação de simulações e movimentos, sendo um ótimo recurso visual, aliado a toda a construção teórica que ele disponibiliza.

OGeogebra - Curso Gratuito


O Site OGeogebra é um espaço para divulgação do software GeoGebra. Nele são disponibilizados materiais e recursos para capacitar usuários em seus aspectos técnicos e para fomentar reflexões sobre seu uso em situações de ensino e aprendizagem.

A principal ação do grupo envolvido com o projeto é oferecer cursos sobre o software em parceria com universidades. O curso está em sua sétima edição (agosto/2014) e com a parceria da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

No site é possível encontrar vídeos, textos em .pdf, perfil dos idealizadores do projeto e a plataforma do curso. Há no youtube o Canal OGeogebra que disponibiliza os vídeos utilizados no curso.
Estou participando do curso, a qualidade do material é excelente e de fácil compreensão. Recomendo a todo professor que participe do curso e que possa inserir o uso de tal software em suas práticas.

Recomendações de Leituras Sobre o GeoGebra

Blog do Jean Piton - No blog é possível encontrar alguns artigos sobre o software.
Instituto GeoGebra - Rio de Janeiro - Universidade Federal Fluminense.
Internacional GeoGebra Institute - São Paulo - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia.
GeoGebra - Vários artigos disponíveis no "TICs Aliadas à Matemática", do professor Edigley, retratando sobre conteúdos, aulas e materiais referentes ao software.
O GeoGebra - Blog mantido pelo professor Sérgio Dantas, um dos idealizadores do projeto recomendado neste artigo.
Uso do software GeoGebra - Blog Os Alunos Que Exploravam da professora Ana Lúcia.

Referências


GeoGebra - Wikipédia.
Informações GeoGebra - GeoGebra.com.

Compartilhe esse artigo:

Charles Bastos

Comente este artigo: