Artigos recentes

Navigation

O Rally Matemático pode ser uma possibilidade de diversificar sua aula!

Uma das atividades desenvolvidas no projeto Gincana Matemática: Rally Matemático.
Esta postagem consta de uma sugestão de aulas de matemática que foi utilizada como parte do Projeto Gincana Matemática.

O Rally Matemático pode ser uma possibilidade de diversificar sua aula!

A ideia de organizar uma atividade de competição com tempo limite entre as etapas, surgiu de uma sugestão didática aplicada em um curso de informática, proposta numa de suas disciplinas. Adaptei o formato para o projeto GM (Gincana Matemática).

A atividade procura um modo diferenciado de ensinar e aprender matemática, na verificação de conteúdos estudados (relaciona teoria e cálculos). Nas várias turmas (ensino fundamental 2ª fase) em que a atividade foi aplicada percebeu-se o instinto competitivo entre os alunos, a apreensão por realizar corretamente a atividade dentro do tempo limite e principalmente o incentivo ao raciocínio rápido. A atividade é composta sempre por conteúdos já estudados antes, com questões de respostas curtas.

A avaliação do desenvolvimento da atividade não é a comparação entre os colegas, quem obteve mais ou menos pontos; mas de um todo pela participação e pelo que cada um consegue desenvolver dentro de suas limitações já conhecidas. A atividade possui uma pontuação específica, pois essa pontuação é creditada para classificação (juntamente com a pontuação de várias outras atividades) para a final da gincana matemática; porém essa pontuação não é o mais relevante para a avaliação do desenvolvimento da atividade e do aluno.

Esta atividade veio como uma busca de proporcionar o aprendizado de forma descontraída, sem o compromisso de acertar ou errar no que se paga com uma alta ou baixa nota. Mais vale o exercício do raciocínio rápido. Após a parte respostas dos alunos, há outra parte importante, que é o processo de correção, verificando as possibilidades de erros e os acertos.

Estrutura da atividade

A atividade é organizada da seguinte forma (no primeiro ano, a atividade foi desenvolvida de modo diferente dos anos seguintes):
1) Todos os alunos da turma em que é aplicada participam;
2) Os alunos são organizados de modo que todos possam visualizar a atividade sendo projetada;
3) Os alunos recebem uma folha-gabarito, onde devem registrar as respostas para as questões que forem surgindo;
4) As questões são organizadas em slides, com temporizador;
5) Os slides vão passando de modo automático;
6) Os alunos têm o tempo em que cada slide permanece visível para apresentar o resultado na folha-gabarito;
7) Algumas questões demandam mais ou menos tempo. Dos alunos é exigido apenas o resultado, desenvolver os cálculos é critério do aluno;
8) Após todos os slides, os alunos entregam suas folhas-gabarito;
9) Os alunos copiam e resolvem as questões, no caderno;
10) Enquanto os alunos resolvem, o professor vai corrigindo as folhas-gabarito e indicando a pontuação obtida por cada aluno;
11) São realizadas as discussões e correções das atividades no quadro;
12) Em cada ano, o número de questões variou, chegando até 20 questões;

Download

Seguem alguns exemplos das atividades organizadas em 2011 e em 2012. Os arquivos estão no formato .pptx (Power Point) e .docx (Word). disponíveis para download a partir dos servidores abaixo.
  • Arquivos originados em: Microsoft Office Power Point 2010 e Microsoft Office Word 2010.
Google Drive
Google Drive
Box
Box

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: