Artigos recentes

Navigation

Metodologias empregadas em práticas de ensino e aprendizagem em Matemática

Palestra ministrada na UEG Porangatu, na XIII Semana da Matemática - Pensar o mundo através da matemática.
No dia 19 de setembro tive a primeira experiência de participar em um evento como palestrante para um público conhecido apenas pela característica de serem professores e alunos de um curso de graduação em licenciatura em matemática na Universidade Estadual de Goiás, unidade de Porangatu.

A Palestra


Metodologias empregadas em práticas de ensino e aprendizagem em Matemática

A palestra foi realizada para cerca de 40 alunos e 10 professores do curso de matemática da Universidade Estadual de Goiás, a partir de um convite dos professores Eloisa Ávila e Haroldo Santos.
Apesar de não ter formação em Pedagogia e de não ter conhecimento específico em metodologias, me foi pedido que mostrasse um pouco da minha experiência enquanto professor, de modo a relacionar algumas práticas em Matemática e metodologia. Estruturei então a apresentação contendo as temáticas:

[1] Prévia - Reflexão sobre o tema do evento: "Pensar o mundo através da Matemática";
[2] Metodologias;
  • Metodologia;
  • Métodos de ensino;
[3] Práticas de ensino e aprendizagem;
  • Planejamento;
  • Estratégias;
  • Registro das práticas;
  • Formação continuada;
  • Criatividade e autoria;
  • Conhecer o sujeito
[4] Tecnologias na educação;
[5] 7 Razões para não ser professor de Matemática;

Metodologias empregadas em práticas de ensino e aprendizagem em MatemáticaApesar do nervosismo, pelo convite de último momento, tive uma outra primeira experiência, que foi de ser entrevistado pela TV local (afiliada da TV Futura). Na palestra, procurei descrever um pouco do que vivenciei nestes pouco mais de 14 anos trabalhando em educação e cerca de 10 anos como professor da disciplina de matemática.

O pessoal foi receptivo esteve atento durante a palestra; felizmente consegui passar, em aproximadamente 1h e 20min, praticamente tudo o que havia planejado e acredito que cada um dos participantes puderam absorver algo para si, sejam como alunos ou professores de Matemática. Foi uma ótima experiência e uma grata satisfação pela confiança que me foi dada em participar da XIII Semana da Matemática

Download


Confira mais sobre a apresentação utilizada na palestra "Metodologias empregadas em práticas de ensino e aprendizagem em Matemática", que se encontra disponível para download; os objetos auxiliares podem ser solicitados por meio de mensagem no formulário de contato.

A apresentação está disponível para download a partir dos servidores abaixo. Esteja a vontade para baixar e utilizar o arquivo. Para realizar o download, basta clicar sobre o ícone de um dos servidores e haverá um redirecionamento para o download.
  • Arquivo originado em: Microsoft PowerPoint 2010.

Google Drive
Google Drive
Box
Box


Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: