Artigos recentes

Navigation

Blog TICs Na Matemática - Nossa história até aqui

Finalizamos 2014 comemorando as primeiras conquistas nestes 3 meses do TICs Na Matemática.
Hoje, 26 de dezembro, completamos 3 meses on-line. Reestruturado a partir do Xarlleslb Blog, o blog TICs Na Matemática, conseguiu maior alcance e tem procurado melhorar a cada nova publicação. Fechando este ano e marcando uma primeira data para o blog, resolvi por partilhar um pouco do que conquistamos.

Neste período vieram algumas atualizações e mudança na dedicação ao blog, os números não são grandes, mas já representam considerável avanço:

  • O número médio de acessos subiu de cerca de 2.100 mensais para cerca de 16.000 mensais, um crescimento de mais de 700%. Foram até o momento da postagem hoje 49.869 visualizações;
  • Foram, com esta, 21 postagens, uma média de 7 postagens por mês. Considerando as postagens anteriores a este período, a média era inferior a 3 postagens mensais; mas mais que a quantidade, acredito que tenho aprendido bastante sobre blogues e disponibilizado bons conteúdos aos leitores;
  • Todas as postagens foram atualizadas, sendo que 34 delas por completo (redação, links, imagens, descrição, etc.). Continuamos atualizando e revendo as postagens aos poucos;
  • Os arquivos para download e as imagens foram reorganizados;
  • Ampliação e personalização das redes sociais;
  • O blog passou a concentrar um menor número de categorias, estruturadas basicamente em 5 categorias: Educação, Excel, Matemática, Sugestão de Aula e TICs.
  • O blog recebeu toda uma consultoria passou a ter o visual:

Blog TICs Na Matemática - Nossa história até aqui

Este é o maior período em que mantenho um blog, são 4 anos, 2 meses e 5 dias de Xarlleslb e exatos 3 meses de TICs na Matemática! Neste último ano comecei a me dedicar um pouco mais ao blog. Reconheço que não é um blog profissional e que não é abrangente, mas tenho recebido bons retornos sobre os leitores, de que ele tem ajudado de algum modo, como esclarecimento de dúvidas, novas práticas de aula, inspiração para novos blogs.


Categorias das postagens


Após a reestruturação, o blog passou a fixar as postagens principalmente nas categorias:

Contando ainda com postagens nas categorias: Blog, GeoGebra, História da Matemática, Inclusão, Matemáticos. Várias postagens foram agrupadas, outras foram retiradas, todas as que permaneceram foram reestruturadas em um menor número de categorias e estão aos poucos sendo reeditadas (novas imagens, reformulação dos textos, atualização de links, adição de descrição, adição de tags, formatação, etc.), com foco mais específico. Chegamos a exatas 148 publicações!


As postagens destes 3 meses do blog TIC na Matemática




As 5 postagens mais visitadas


Das 5 postagens mais visitadas, 3 são após a atualização para o TICs na Matemática e as outras 2 foram atualizadas do Xarlleslb Blog.


Os 5 mais downloads da coleção de planilhas


Os arquivos disponibilizados para downloads são armazenados no Box e no Google Drive, infelizmente não tenho a contabilização de downloads realizados no Google Drive, mas as 5 planilhas que mais tiveram downloads segundo dados do servidor Box foram:

As planilhas que mais me agradam não aparecem entre as que registraram maior volume de downloads; são planilhas que exploram a visualização de gráficos a partir da manipulação de coeficientes de funções; elas permitem maior aplicação em sala de aula. Delas destaco:


O TIC na Matemática nas redes sociais


O número de seguidores e de interações na maioria das redes sociais ainda é pequeno, mas aos poucos começam a surgir. Espero, no próximo ano contabilizar meu conteúdo chegando e colaborando para o ensino e a aprendizagem de mais pessoas.

Feed: Assine nosso feed e receba todas as novas postagens do TIC Na Matemática em seu e-mail e não perca uma só atualização; 27 leitores assinaram o feed.


Top Parceiros


Não posso me cansar de agradecer pela atenção de alguns parceiros, ao acompanharem o blog, seja com leituras, sugestões, comentários, auxílio em personalização, divulgação, etc.:



Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: