Artigos recentes

Navigation

Calendários 2015 personalizados no Excel para diversos fins de uso

Confira algumas versões do calendário 2015: para anotações, com feriados, com datas comemorativas, para impressão e outros.
Todo início de ano percebo que boa parte das professoras procuram pelas "folhinhas de calendário" para organizarem seus painéis de calendário (principalmente professoras da primeira etapa do ensino fundamental) e ainda outro fato, muitas colecionam algumas datas comemorativas e feriados para organizarem projetos, eventos, atividades, e outros.

Calendários 2015 personalizados no Excel para diversos fins de uso

Calendário 2015


Resolvi confeccionar os Calendários com intuito de torná-los disponíveis todo início de ano, sempre com atualizações, inicialmente através do Excel, pois creio que o uso da tabela organizada nele é mais simples e fácil, aos professores, de manipular e realizar edições que a tabela organizada, por exemplo no Word (que é o Office mais utilizado pelos professores da escola que trabalho). Possivelmente, para os próximos anos, procurarei disponibilizar outras versões de calendários e também em outros programas.

Aproveitei para disponibilizar alguns arquivos referentes ao Calendário 2015. Estes arquivos estão em .pdf para impressão imediata e no Office Excel para que eles possam ser personalizados.

As planilhas eletrônicas podem ser editadas adicionando, por exemplo: nome e logomarca da escola ou nome do professor; informações de datas específicas do município e da escola; aniversários dos alunos, professores e outros funcionários; desenhos decorativos; etc. e então impressos. Preferindo não imprimir, o calendário pode ser utilizado como uma espécie de agenda ou diário por meio de pouca edição.

Os calendários organizados estão em alguns padrões, de acordo com as ideias iniciais de uso:
  • Cada mês em uma folha A4, com números pequenos, para que se possa realizar anotações;
  • Cada mês em uma folha A4, com números pequenos e uma coleção de datas comemorativas e feriados do Brasil;
  • Cada mês em uma folha A4, com números grandes, para que se possa confeccionar painéis;
  • Todos os meses em uma única folha A4, para que se possa editar calendário escolar anual;
  • Material em arquivo Office Excel e em PDF;

As datas comemorativas foram adicionadas a partir da consulta ao site "Calendar r". Podem haver datas comemorativas não adicionadas por não constarem no site ou por ao editar, eu ter desconsiderado.

A título de leitura e mais conhecimento sobre calendário, recomendo o artigo do professor Manuel Nunes Marques Origem e evolução do nosso calendário.


Dica de desproteção da planilha eletrônica no Excel


Neste último mês fui questionado quanto as planilhas estarem protegidas; costumo fazer isso em todas. Resolvi descrever o procedimento nesta postagem e me veio a ideia de criar outras postagens com dicas sobre uso das planilhas, apesar delas existirem em vários outros ambientes da web; isso para oportunizar algo a mais aliado às postagens que faço sobre planilhas no Excel, para agregar assuntos variados sobre planilhas eletrônicas (comumente escrevo e uso o Excel, mas praticamente todas as funcionalidades são idênticas no Calc - Linux) e para incentivar o uso deste e de outros recursos tecnológicos.

Lembre-se! Para desproteger uma planilha eletrônica confeccionada no Excel, conhecendo a senha de proteção, basta seguir a sequência (Verificado na versão Microsoft Excel 2010) mostrada na imagem e na descrição:
Desbloqueio de planilhas eletrônicas no Excel
  1. Clique na aba Revisão da barra superior;
  2. Clique no botão Desproteger planilha, nesta aba;
  3. Aparecerá uma janela, adicione a senha e clique no botão OK e pronto, a planilha está desprotegida. Lembre-se de fazer isso para cada uma das planilhas protegidas. Em um único arquivo podem haver várias planilhas.


Download


Acesse um dos dois servidores e baixe os arquivos disponibilizados sobre o calendário 2015; todos estes arquivos encontram-se compactados no formato .rar (tamanho 1.62 MB). As planilhas estão protegidas pela sequência de 1 a 6, para que por alguma eventualidade não sejam desconfiguradas. Caso desejar realizar edições, basta desprotegê-las.

  • Arquivos do tipo: Planilha Eletrônica (Microsoft Office Excel 2010) e PDF.

Google Drive
Google Drive
Box
Box

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: