Artigos recentes

Navigation

Venha conhecer e fazer parte da rede social educativa EduSocial!

A rede social educativa EduSocial é uma ótima oportunidade para ensinar e aprender na web.
O TICs na Matemática apresenta mais uma TIC que poderá ser base para projetos de ensino e aprendizagem a muitos professores e alunos. Há alguns meses, apresentei outra plataforma, a Tutora, que tem algumas semelhanças com a EduSocial no sentido de serem plataformas que oferecem ferramentas que podem colaborar no ensino e na aprendizagem. Não vou opinar sobre a que mais me agradou de início, afinal ainda não criei qualquer projeto para trabalhar com elas, pois estou em licença para estudos e não cabe compará-las apenas por algumas poucas movimentações.

Mas os convido a se cadastrarem e conferirem as ferramentas que a EduSocial possibilita e que certamente são úteis para ampliar os espaços de ensino e de aprendizagem.

Venha conhecer e fazer parte da rede social educativa EduSocial!

EduSocial, mais uma TIC a serviço da Educação


EduSocial é mais uma plataforma que disponibiliza ferramentas para se aprender e ensinar na web. A EduSocial é mais uma TIC (tecnologia da informação e comunicação) definida como uma rede social educativa em que os participantes trocam ideias, conhecimentos, realizam simulados e fazem amizades. O Prof. Warlisson, idealizador da rede social, indica algumas características da EduSocial:

  • É GRATUITA sua utilização tanto por alunos quanto professores;
  • Ela contém espaço para perguntas, respostas e estruturação de artigos;
  • É possível realizar conexões, conhecer outros membros;
  • Professores podem criar suas turmas para trabalhar com seus alunos;
  • Nas turmas, o professor pode enviar arquivo, vídeos do YouTube, mensagens aos alunos, cadastrar notas e eventos;
  • Cada participante, ao se cadastrar, poderá editar seu perfil;

Além destas características indicadas pelo Warlisson, tenho testado a plataforma que ainda está em fase inicial, mas que poderá ser um ótimo instrumento de ensino e de aprendizagem; pelo que acompanho, vai depender apenas dos usuários realmente criarem projetos de uso dela. O tempo dirá mais sobre como os membros utilizam a rede social.

Algumas outras características que percebi da rede social é que ela:
  • Possui organização de interação por gamificação, ou seja, quanto mais os membros a utilizam, mais pontos por cada tipo de atividade vão conseguindo e então mudando de nível;
  • Possui uma estrutura com inúmeras questões separadas por grupos: ENEM, Escola Militar, Profmat e Vestibular que permitem ao usuário responder e visualizar uma estatística de quantos usuários responderam cada alternativa das questões e a porcentagem de acertos/erros;
  • Está aberta para a estruturação de conteúdos de quaisquer disciplinas (áreas do conhecimento), mas praticamente todo conteúdo ainda é de matemática, devido ao fato de ser a área do professor Warlisson e da rede social ter surgido recentemente;
  • Há um sistema de aviso para as interações realizadas entre os perfis de usuários (novas perguntas e respostas, novas conexões, envio de mensagens;
  • Há uma série de jogos e simulações interessantes que podem ser jogados e emulados dentro da plataforma;
  • Tem sido atualizada aos poucos, mas constantemente, e a cada passo acrescidas novidades.


O idealizador da EduSocial


O perfil do professor Warlisson Miranda na EduSocial: O professor Warlisson Miranda é formado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia e Especialista em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Fluminense - Unversidade Aberta do Brasil. É mestrando do Programa de Mestrado Profissional - ProfMat.

Atualmente, aventura no mundo da programação com foco em ajudar pessoas com dificuldades em Matemática. Por isso, ele é idealizador e desenvolvedor desta nova modalidade de ensino, isto é, desta rede social. Em fim, um eterno aprendiz que busca sempre novos conhecimentos e gosta de ensinar imediatamente tudo o que aprende...

Em sua página no Facebook, o Warlisson tem divulgado mais sobre a rede social e indicado uma série de postagens relacionadas a conteúdos de matemática.



Acompanhe o TIC na Matemática no Facebook e assine nosso feed e não perca nenhuma das atualizações!


Charles Bastos

Comente este artigo:

2 comentários:

  1. bom até tenho vontade de utilizar outros recursos mas além de ser leiga em tecnologia ,nas escolas não tem o recurso para todos e muito menos em bom funcionamento,não estou parada estou pesquisando como salvar vídeos para as aulas de geografia e assim dar mais realidade e animação para as aulas,sou graduada em pedagogia e leciono geografia numa escola municipal e olha que estou estudando pelo YouTube, já aprendi muito ...vou te acompanhar quero fazer concurso para o INSS.
    Valeu a iniciativa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não podemos contar apenas com o que tem ou não na escola. Precisamos fazer o melhor com o que temos e conclamar outros a também fazerem, e aos poucos mudarmos a realidade em nossas escolas. No ensino, não podemos contar com governantes, não sabemos quando de fato farão algo pelas escolas.

      Obrigado por sua presença aqui no blog.

      Excluir