Artigos recentes

Navigation

O Geogebra agora é 3D, para ensinar uma Matemática ainda mais dinâmica!

Disponibilização de construções em Geogebra 3D e de texto editado em LaTeX.
Esta postagem chega com certo atraso, mas acredito ainda ser oportuna. O texto que segue refere-se a uma breve referência ao Geogebra estruturada para uma apresentação em uma disciplina (Recursos Computacionais no Ensino de Matemática) de especialização, referenciando o uso de TIC na educação.

Geogebra


O Geogebra possibilita aliar Geometria e Álgebra, oportunizando melhor ensinar e aprender, principalmente por ele ser um software de matemática dinâmica (DMS). Percebe-se que o Geogebra tem recebido cada vez mais adeptos por conta de vários fatores como a facilidade de uso e das inúmeras possibilidades de construções e estruturação de Applet.

Geogebra 3D, onde encontrar?


Não faz muito tempo, o Geogebra não disponibilizava visualizações 3D e eram realizadas trabalhosas construções que simulavam ambientes e objetos 3D; mas em outubro de 2014, foi disponibilizada uma versão de teste que trazia algumas novas ferramentas, como a janela de visualização 3D. 

O software que é gratuito, tem passado por atualizações e pode ser baixado a partir do site Geogebra.org, que disponibiliza versões para tablet e desktop, nos principais SO (Linux, Windows e MacOS), além de uso diretamente por um aplicativo no Google Chrome e por meio de uma conta no Geogrebra.

O Geogebra agora é 3D, para ensinar uma Matemática ainda mais dinâmica!

Existem inúmeras contribuições de construções e Applet disponíveis para download no GeogebraTube. Tenho algumas publicações sobre Applet disponibilizados no canal e com acréscimo de referências a conteúdos da Matemática aqui no blog [Geogebra].

Aprendendo e Ensinando com o Geogebra


Apesar de gostar de recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem em Matemática, não os utilizo frequentemente. Especificamente a respeito do Geogebra, destaco experiências próprias de aprendizado, em que a construção da figura descrita me auxiliou no entendimento e resolução de exercícios da disciplina de Geometria.

Existem muitas críticas sobre o uso de recursos tecnológicos na escola, mas sempre digo as possibilidade e potencialidades de qualquer recurso dependem mais do sujeito do que do próprio recurso, ou seja, é o sujeito responsável por criar suas aulas, por pensar os objetivos e propor atividades que possam alcançar estes objetivos. Nisso, cabe em momentos oportunos aproximar a Matemática do alunos por meio destes recursos.

Não são muitas as minhas experiências quanto ao uso do Geogebra, mas é nítida a diferença de entendimento dos alunos quando lhes apresentamos conteúdos que referenciam-se à Geometria e a Álgebra com alguma construção no Geogebra. Havendo a possibilidade de realizar trabalhos em contraturno, cabe ainda propor que os alunos manuseiem o software, criando figuras, gráficos, testando comportamentos ao associar Geometria e Álgebra.

As atividades desenvolvidas no Geogebra permitem simulações e associações entre a imagem e a linguagem matemática, e isso permite ao aluno melhor compreensão daquilo que a Álgebra propõe e comprova em seus argumentos, além de ampliar a visão do aluno para novas descrições e construções de figuras geométricas por memória ou no papel.

Algumas características a respeito do software que cabem destacar quanto sua disponibilidade e que o qualifica quanto ao uso:
  • o software é gratuito e roda em multiplataformas;
  • a interface é amigável (menu e ferramentas de fácil entendimento e uso);
  • possui e permite criar várias ferramentas para gerar inúmeras construções geométricas associadas a álgebra;
  • os objetos criados têm ótima visualização;
  • permite simulações de comportamentos;

Pesquisando na web é possível encontrar vários projetos, artigos e outros documentos referenciando-se a experiências no uso do Geogebra em sala de aula. Tais documentos podem ser fontes importantes no sentido de aprendizagem ao leitor e também de ampliação das práticas de ensino (caso este leitor seja professor).

Caso o professor tenha interesse em compreender um pouco mais a respeito do software ou queira aprender um pouco mais por meio de um curso, no site O Geogebra ou no grupo de mesmo nome na rede social Facebook. É possível encontrar informações a respeito e ainda outras discussões sobre este software.

Materiais para download


As construções que estão disponibilizadas para download são simples, mas referem-se às citadas no corpo do texto quanto aos auxílios que criei para poder melhor compreender e verificar algumas questões de geometria. Há ainda a versão original deste texto editada em $\LaTeX$.

  • Arquivos gerados no Geogebra 5.0.77.0.
  • Texto original gerado em $\LaTeX$ e editado no TexMaker 4.2.


Google Drive
Google Drive
Box
Box


Não deixe de nos acompanhar no Facebook e de assinar nosso feed.
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: