Artigos recentes

Navigation

Conheça o Aprender Livre e crie salas virtuais e cursos online gratuitamente!

Comunidade de aprendizagem livre e gratuita - espaço para aprender, ensinar, compartilhar e colaborar.
Você Já utilizou algum ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) para estudar ou ensinar? O AVEA é uma TIC que muito tem colaborado no ensino e aprendizagem, principalmente quando ofertado na modalidade EAD. Ele é uma plataforma que permite interação entre os sujeitos que ensinam e que aprendem, por meio de suas ferramentas e das possibilidades de uso destas.

Já fazem alguns anos, conheci o Aprender Livre, um site configurado com o ambiente Moodle, caracterizado com uma comunidade que reúne pessoas interessadas em ensinar e aprender.

O espaço, coordenado pelo Prof. Fabio Barros, é gratuito e permite que sejam criadas salas de aula ou comunidades de aprendizagem, administradas a partir de um perfil (login). Estas salas ou comunidades podem ser configuradas para acesso livre ou específico por meio de cadastro dos alunos. Acesse o site e conheça um pouco mais a respeito (Sobre o Aprender Livre).

Conheça o Aprender Livre, comunidade com ambiente Moodle gratuito!


Mantenho um perfil no Aprender Livre e com ele tive algumas experiências que foram do ensino à aprendizagem:
  • Sala de Aula - Simulados e avaliações (autocorreção programada);
  • Curso de Informática Básica - Atividades teóricas sobre informática, disponibilização de conteúdos, repositório de arquivos de atividades práticas; 
  • Atividade prática do curso de especialização em Mídias na Educação (modelagem de um curso na modalidade EaD);

Crie seu perfil na plataforma, faça alguns testes, a configuração é simples. Acompanhe esta comunidade também no Facebook - Aprender Livre.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: