Artigos recentes

Navigation

Eu vejo Matemática! Com que frequência? O tempo todo!

Dê uma oportunidade a você, se permita aprender um pouco mais de Matemática.
Neste dia, muitas são as referências na web que relembram fatos da história da Matemática, que destacam frases de inúmeros matemáticos, que se prestam a marcar a data... Mas durante todos os dias, são incontáveis as rejeições quanto à Matemática.

Existem alguns fatos no ensino que infelizmente contribuem para a rejeição à Matemática, mas para muitos, na busca por superar alguma dificuldade e pelo aprender, há como mudar tal situação. Não proponho neste texto levantar defesa da Matemática ou apontar fatos que levam à rejeição; ao contrário, apenas destaco que podemos nos dar uma oportunidade de aprender um pouco mais.

Dia da Matemática - Referência: eu amo Matemática

Apesar do título da postagem "Eu vejo Matemática! Com que frequência? O tempo todo!", não sou fanático por Matemática, mas aos poucos fui me direcionando ou sendo direcionado para este segmento e hoje trabalho com ensino de matemática, gosto e estudo entre outros assuntos, matemática.

Não é raro alguém me ver estudando ou explicando alguma questão ou algo do tipo e dizer que sou inteligente, sempre retorno que todos somos, e somos mesmo; para alguns até brinco: "alguns se negam a usar sua inteligência" ou "alguns têm preguiça de usá-la". E realmente acredito nisso. Precisamos dizer menos que não sabemos algo e nada de desistir antes de tentar.

Reconheço que quase nada sei, e por vezes me vejo sufocado por querer saber mais, mas tudo mais pelo que vivo me impede de tão somente estudar, e nem cabe isso viver apenas estudando. O melhor prazer em estudar é poder contribuir para o aprendizado do outro, e ainda, aprender com isso

O vídeo a seguir está presente alguns meses após a edição inicial deste texto; mas por ser um vídeo bem legal e referir-se exatamente sobre o título desta postagem, não poderia deixar de incorporá-lo. Trata-se de uma cópia de uma matéria veiculada no Jornal Nacional hoje (24/07/2015) e que está carregado no youtube. 


Em Matemática vejo muito tais fatos, raras exceções, aprendemos com a repetição, com o treino, com a leitura, com a interpretação, com o fazer de exercícios; não é que tenhamos que ficar decorando... mas uma rotina de atividades possibilita a ampliação do entendimento a respeito de determinado assunto. Então, se não nos dispomos a isso, ficamos sempre na mesma de rejeição e não aprendemos.

Neste dia especial, mais que nos outros, em que rememoramos a Matemática, dê uma chance a você, não ignore os números, tome-os como seus aliados e se deixe aprender um pouco mais.

Parabéns a todos os célebres Matemáticos, a nós professores de matemática, que também não deixamos de ser Matemáticos. Precisamos, em nossa profissão, defender nossos direitos e promover no outro a curiosidade, a inquietação que os alavanque para mais aprender.


Marcando mais um 6 de Maio, relembre a postagem do ano passado Parabéns, hoje é seu dia! - Dia da Matemática.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: