Artigos recentes

Navigation

Planilhas no Excel com coleção de notas de avaliações e recuperações por bimestre

Versão de um diário de classe, com registro de notas bimestrais (avaliações e recuperações) e resultados finais.
Esta versão de diário de classe organizado em 6 planilhas no Excel foi criada para atender o pedido da professora Diana Rodrigues. As planilhas estão organizadas em um arquivo de modo a acumular as notas em cada bimestre.

Planilhas no Excel com coleção de notas de avaliações e recuperações por bimestre

A diferença na planilha bimestral está na configuração lógica para que ao realizar a soma de notas no bimestre seja escolhida entre duas notas (avaliação ou a avaliação de recuperação) a que for maior. Confira o exemplo da imagem: 

Planilhas no Excel com coleção de notas de avaliações e recuperações por bimestre

No exemplo lógico, a função SE é usada para decidir qual das duas células D6 ou E6 apresenta maior nota e então escolher a maior delas para realizar a soma. Em linguagem mais simples: se a nota na célula D6 for maior que a nota na célula E6, a nota na célula D6 é escolhida para a soma, se a nota na célula D6 não for maior que a nota na célula E6, então a nota na célula E6 é escolhida para a soma (veja que o caso em que as notas forem iguais cai na segunda condição).
  • Esta planilha está configurada para receber três notas de 0 a 10,0 por bimestre.
  • São três modelos com 3, 4 e 5 avaliações, todas elas com recuperação, utilizando a que for maior de cada par de notas (entre avaliação e sua recuperação).
  • O mínimo para média azul é 6,0 (esta configuração aparece em azul ou vermelho). 
  • Os nomes dos estudantes precisam ser adicionados apenas na planilha do 1º bimestre. 
  • O cabeçalho deve ser alterado apenas na planilha do 1º bimestre. 
  • A sexta planilha (Resultado), apresenta as notas dos 4 bimestres e a média final. 
  • As planilhas estão bloqueadas para proteger as configurações básicas. 
  • Menu lateral para percorrer entre as planilhas.
  • Há uma classificação de resultados: AGUARDE (enquanto uma das 4 notas bimestrais for 0), APROVADO(A) (se a soma dos 4 bimestres for maior que ou igual a 24,0) ou REPROVADO(A) (se a soma dos 4 bimestres for menor que 24,0).


Conheça também as outras versões de diários disponíveis no blog:

Download

As planilhas estão disponíveis para download a partir dos servidores abaixo. Elas estão organizadas em um único arquivo .RAR com os três modelos da planilha em Excel (.xlsx). Caso queira realizar alguma edição, elas receberam a senha padrão: 123456, apenas para segurança de edição. Veja como proteger e desproteger uma planilha eletrônica no Excel.



Caso necessite de mais informações a respeito deste diário, deixe mensagem nesta postagem (comentário) ou preencha o formulário de contato.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: