Artigos recentes

Navigation

Sistema Linear com 3 incógnitas e 3 equações em um applet no GeoGebra

Há alguns meses testei o applet criado no GeoGebra divulgado pelo blog do Professor Edigley Alexandre na postagem  Estudo gráfico do sistema de equações lineares utilizando o GeoGebra. O recurso permite a manipulação de sistemas lineares com 2 equações e 2 incógnitas com visualização gráfica referente a caracterização dos sistemas quanto às suas possíveis soluções.

Sistema Linear com 3 incógnitas e 3 equações em um applet no GeoGebra

Resolvi organizar e disponibilizar um applet no GeoGebra parecido, com 3 equações e 3 incógnitas, não constando as matrizes dos coeficientes e escalonada, que aparecem no outro applet. O resultado pode ser conferido no Geogebra.org.

Acesso o applet e use os controles deslizantes para alterar os coeficientes das equações, que estão diferenciadas por cores e representadas no sistema. Os retornos são a classificação do sistema quanto à solução e se existir, a solução, além da representação gráfica que relaciona planos, retas e havendo solução única, o ponto em comum às três retas.
  • Os planos são determinados por cada uma das equações;
  • As retas são determinadas pela intersecção dois a dois dos planos;
  • O ponto é determinado pela intersecção das três retas.

Acesse o applet no Geogebra.org:

Caso queira outro recurso sobre o mesmo tema, há ainda uma postagem, planilha no Excel sobre sistemas lineares com 3 equações e 3 incógnitas, que indica como a planilha foi criada, além de retornar algumas características específicas a respeito do sistema indicado pelo usuário.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: