Artigos recentes

Navigation

AutoCAD - Um dos muitos softwares que é pura matemática

Exemplos do uso da matemática no AutoCAD e sugestões para aprender a utilizar o AutoCAD.
Nas primeiras interações com o software AutoCAD versão do estudante (2015) que escolhi baixar para estudos, já percebi em suas ferramentas que praticamente tudo por ali é matemática. Logo pensei, tirando qualquer dificuldade de acesso, em uma futura experiência em sala de aula, planejando aulas em turmas de matemática do ensino fundamental (conceitos de geometria, planta 2D, plano cartesiano, localização espacial, trigonometria,... tudo isso e muito mais podemos explorar como TIC na matemática).

AutoCAD - Um dos muitos softwares que é pura matemática

Mas, AutoCAD o que é?

Uma breve descrição a respeito do AutoCAD, segundo materiais da UAITEC

O AutoCAD, apareceu em torno de 1964, mas somente em Novembro de 1982 na COMDEX em Las Vegas foi divulgado pela AutoDesk Inc. a Versão 1.0 do AutoCAD. O software foi escrito primeiramente para inúmeros sistemas operacionais, especialmente para a arquitetura CP/M, mas também para o MS DOS e Unix.
CADD significa Computer Aided Draft and Design - Desenho e Projeto Auxiliado por Computador. O desenho e projeto com a ajuda de um computador começou com a indústria aeroespacial e automobilística, nos fins da década de 60.
Antes, os projetos eram resumidos a desenhos manuais, sujeitos à imperfeição humana. De acordo com a evolução dos computadores, sistemas complexos de CADD eram desenvolvidos, mas limitados às grandes empresas. Iniciou-se uma revolução, exclusivamente, pelo custo baixo de equipamentos e várias opções de programas, pela chegada dos computadores PCs. No início, o programa AutoCAD, era direcionado a desenhos mecânicos.
Por ter uma arquitetura aberta, em pouco tempo tornou-se um modelo para desenvolvedores de sistemas, e hoje conta com milhares de desenvolvedores pelo mundo. Se fortaleceram, também, outros sistemas de CADD como o Micro-Station e o MiniCAD. Um pouco mais sobre AutoCAD pode ser observado, entre outros, nos links:

Um pouco da matemática no AutoCAD

Diferente de cursos, como o de GeoGebra, que já comentei por aqui, o curso de AutoCAD não é direcionado como uma TIC na Escola. Não é um recurso com fins educacionais (para disciplinas no ensino básico), mas uma ferramenta de trabalho. Não por isso, deixa de ser estudado e de se ter a necessidade de aprender; o que se quer enfatizar é que o AutoCAD é um recurso comercial de aplicação na produção. Mas suas ferramentas são inúmeras e com referências explícitas à matemática que cabem experiências não especificamente nas graduações (engenharias), mas para a matemática no ensino básico.
Quando você instalar o software ou quando começar a visualizar aulas do curso, irá entender o que tenho dito. Observe a imagem de uma estrutura Modelo 2D na imagem que segue. Nela, as áreas que estão indicadas em amarelo são exemplos da forte presença da matemática.

AutoCAD - Um dos muitos softwares que é pura matemática

As ferramentas apresentam conceitos com representação e ações tais como são estudados na matemática. Alguns exemplos da matemática aplicada neste software estão evidentes já na principal área de trabalho do AutoCAD:
  • Plano cartesiano $XY$, mas também em 3D $XYZ$, coordenadas (cartesianas, polares);
  • Malha quadriculada e unidades de medida;
  • Localização espacial (vistas superior, inferior, lateral, perspectiva, etc.);
  • Rotação, translação;
  • Linhas, Ângulos, perpendicularidade (orto), isometrias, simetrias, escalas;
  • Círculo, arco, raio, tangência;

Sugestões para aprender sobre AutoCAD

Não é difícil encontrar materiais e cursos de AutoCAD na web. Basta uma rápida procura e seleção, você já poderá se programar para aprender mais sobre o software. Resolvi por compartilhar uma experiência inicial que tive ao procurar conhecer um pouco deste recurso.
Em pleno feriado de carnaval, depois de quase um ano sem qualquer capacitação específica, resolvi por aprender um pouco de AutoCAD, pensando além de aprendizagem, poderia oportunizar a aplicação em alguma atividade do trabalho como professor (aposta certa, de cara vi muita matemática e temas que podem ser explorados tanto no ensino fundamental quanto no superior).

Curso Ead com certificação na UAITEC

Procurei por um curso gratuito na modalidade EaD e encontrei na UAITEC LAB - Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais. Fiz um breve cadastro com confirmação por e-mail, escolhi entre vários outros cursos o AUTOCAD, com certificação de 80 horas. Logo após assistir apresentações até bem organizadas, com descrição oral e com legenda, percebi que o curso seria proritariamente teórico. Resolvi por procurar uma versão de curso com mais prática. Recorri ao download do software e a uma busca no Youtube.

Download do software versão estudante

Instalei a versão gratuita do AutoCAD, disponibilizada pela AutoDesk na página Free Software Education. Antes precisei realizar um breve cadastro e confirmar por e-mail; em seguida, escolhi a versão 2015. O procedimento completo para cadastro, configurações e instalação durou aproximadamente 30 minutos.

Curso AutoCAD básico no Youtube

Já na primeira busca sobre "curso AutoCAD", apareceu o canal Autocriativo do instrutor de AutoCAD Ailton Brito. Escolhi o curso AutoCAD 2015 Nível Básico, pela compatibilidade com a versão escolhida do software para download. Já de início, percebi que era bem o que eu desejava; as aulas apresentam uma boa didática e com a mesma ideia que tenho ao realizar cursos neste formato (poder ir praticando tudo o que é proposto).




Você possui alguma experiência de aplicação do software AutoCAD em aulas de matemática no ensino básico? Compartilhe conosco! Indique seu material nos comentários, envie uma sugestão de postagem ou entre em contato.
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: