Artigos recentes

Navigation

Sugestão de Aula - Sequência Didática: A História das Coisas

Sugestão de aulas tendo como base o documentário A História das Coisas.
Este material foi uma proposta de atividade de especialização (Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática). A produção desta atividade teve contribuição do colega Allan Pablo Gomes.

Sugestão de Aula - Sequência Didática: A História das Coisas

Ano de aplicação: 3º ano (4º bimestre)
Duração: 5 aulas.
Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Componente curricular: biologia / química / geografia.

Objetivos geral e específico (habilidades):
Biologia:
1. Compreender a relação das diferentes populações que compõem um mesmo ecossistema.
2. Reconhecer a ocorrência das diversas formas de desequilíbrio ambiental, distinguindo causas naturais e consequências das atividades humanas.
Química: 
3. Reconhecer a importância da Química para a inovação científica e tecnológica nas sociedades modernas, enfatizando suas contribuições nos campos da Biotecnologia, Saúde Humana, Nanotecnologia, desenvolvimento de novos materiais e novas matrizes energéticas.
Geografia:
4. Entender a configuração atual do espaço mundial como resultante do processo histórico, e de arranjos socioeconômicos, e conceituar, caracterizar o processo de globalização/fragmentação e industrialização.
5. Compreender o processo de globalização e suas consequências econômicas, políticas, sociais e culturais para o mundo atual.
A História das Coisas

Desenvolvimento
Aula 1 (BIOLOGIA) - Introdução e levantamento do conhecimento prévio
Atividade 1 (5 minutos) - Apresentar os objetivos das aulas de retomada de conteúdos presentes em três disciplinas, procurando indicar que todos estão relacionados entre si.
Atividade 2 (20 minutos) - Assistir o filme (documentário) "A História das Coisas".
Atividade 3 (15 minutos) - Questionar os estudantes sobre quais assuntos aparecem no vídeo que foram estudados nas últimas aulas (ecossistemas e desequilíbrio ambiental) e se eles perceberam outros assuntos/temas. Ir elencando as contribuições dos estudantes na lousa. É esperado que surjam participações que mostrem: a ação humana irresponsável/inconsequente; concentrações dos contribuintes para o desequilíbrio ambiental (grandes centros urbanos, indústrias, maiores emissores de CO$_{2}$, etc.); algumas consequências do desequilíbrio ambiental (aumento de temperatura no mundo, morte e extinção de espécies animais e vegetais, má qualidade do ar, redução de áreas verdes, efeito estufa, poluição das águas, etc.).
Atividade 4 (10 minutos) - Pedir que os estudantes copiem no caderno os registros da lousa. Deixar claro que estes registros serão necessários para uma atividade futura.

Aula 2 (BIOLOGIA) - Organizando ideias
Atividade 1 (8 minutos) - Relembrar o que foi abordado na aula 1, quanto ao documentário e os registros no caderno.
Atividade 2 (35 minutos) - Roda de conversa da turma com um técnico de meio ambiente.
Atividade 3 (7 minutos) - Complementar os registros da aula anterior com as contribuições da atividade 1 dessa aula. Comentar que será pedido para os estudantes a criação de um mapa mental a respeito dos temas estudados nas aulas e que estes registros serão importantes para a realização da atividade.

Aula 3 (QUÍMICA) - Ciência & Tecnologia na Sociedade e Ambiente
Atividade 1 (5 minutos) - Distribuir material impresso para a turma e explicar que a aula demandará leitura e registro de palavras ou expressões que envolvam Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e que são mais recorrentes no texto.
Atividade 2 (30 minutos) - Leitura do artigo "Apropriação capitalista da ciência e tecnologia na agricultura: apontamentos para um debate sobre transgênicos e nanotecnologias". (Artigo para leitura). A leitura deve ocorrer da seguinte forma: todos na sala devem ler os itens 1 Introdução e 4 Conclusões; 2 grupos na turma deverão ler o item 2 Sujeição formal e sujeição real do trabalho ao capital na agricultura e os transgênicos (item dividido em duas partes: p. 1-4 e 4-6); 1 grupo na turma deverá ler o item 3 A nanotecnologia como novo paradigma da intervenção físico-química na agricultura?; um colega de cada grupo deverá ficar responsável por criar em cartolina uma nuvem de palavras ou expressões que forem retiradas do artigo.
Atividade 3 (10 minutos) - Compartilhar com a turma resumidamente o que foi lido por meio do cartaz de nuvem de palavras. São esperadas entre outras as seguintes palavras ou expressões: lucro, sistema capitalista, capital, ciclo de rotação do capital, agricultura, controle químico de pragas, máquinas, herbicidas, autonomização, industrialização, industrialização na agricultura, fábricas automatizadas, Revolução Industrial, agrotóxicos, revolução verde, superação da fome e miséria, degradação ambiental, miséria no mundo, nanotecnologia, transgênicos, etc.
Atividade 4 (5 minutos) - Concluir a respeito das contribuições dos estudantes.

Aula 4 (GEOGRAFIA) - Um Grande Pequeno Mundo com tudo interligado e interdependente
Atividade 1 (40 minutos) - Por meio de apresentação em slides, discutir com os estudantes a respeito dos temas: globalização, industrialização, capitalismo, consumismo e políticas públicas. A apresentação trará breve conceitualização de cada tema e explorará imagens e gráficos que permitam relacionar estes temas a tudo que foi estudado nas aulas 1, 2 e 3.
Atividade 2 (5 minutos) - Complementar os registros das aulas 1 e 2 e a nuvem de palavras da aula 3 com o que foi revisitado (estudado) nesta aula.
Atividade 3 (5 minutos) Pedir que em grupos de 3 ou 4 estudantes, criem dois objetos para exposição (atividade extraclasse): Mapa mental - criar um mapa mental que possa expressar todos os registros realizados durante as 4 aulas; Cartaz temático - Criar um cartaz apresentando apenas imagens/recortes que expressem cada um dos temas a seguir (cada grupo ficará responsável por um tema). Cabe observar que os registros devem ser imagens que expressem o Brasil nos seguintes temas: Grandes empresas e meios de produção, Impactos dos produtos da C&T sobre a sociedade e o ambiente, Capitalismo e desigualdades sociais (classes, pobreza, fome, etc.), Inovações científicas e tecnológicas, Consumismo e políticas públicas.

Aula 5 (BIOLOGIA/QUÍMICA/GEOGRAFIA) - Exposição: Impactos da C&T na Sociedade e no Ambiente
Atividade 1 (10 minutos) - Afixar os mapas mentais e os cartazes para exposição.
Atividade 2 (15 minutos) - Observar os trabalhos expostos dos colegas e registrar em caderno ao menos um item que não foi observado no próprio trabalho e um item que achou de mais relevante no trabalho de outros colegas.
Atividade 3 (25 minutos) - Partir dos registos realizados na atividade 2 desta aula para concluir algumas informações a respeito das 5 aulas. Pedir aos estudantes que exponham suas observações e interagir com eles no sentido de relembrar/reforçar o que foi estudado.


Recursos didáticos: Projetor (áudio/vídeo), internet, cópias de texto, cartolinas, papel pardo, lápis de cor, canetinha, tesoura, cola, pincel atômico, lousa, revistas e jornais para recorte.

Avaliação: Observar os registros dos estudantes, as produções dos mapas mentais e cartazes, a capacidade de trabalhar em grupo e as interações durante as aulas.

Referências:
CHRISTOFFOLI, Pedro Ivan. Apropriação capitalista da ciência e tecnologia na agricultura: apontamentos para um debate sobre transgênicos e nanotecnologias. Temporalis, Brasília, ano 12, n. 24, p. 29-37, jul./dez. 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5017123.pdf, acesso em 15 ago. 2021.
OLIVEIRA, Joana. Os 10 maiores emissores entre 1850 e 2015. Corrida de gráfico de barras (Flourish). 15 abr. 2019. Climate Watch. Disponível em: https://public. flourish.studio/visualisation/301892/?utm_source=showcase&utm_campaign=visualisation/301892, acesso em 15 ago. 2021.
_____________. Quais países são os principais responsáveis pelas mudanças do clima?. Corrida de gráfico de barras (Flourish). 15 abr. 2019. Climate Watch. Disponível em: https://public.flourish.studio/visualisation/301938/?utm_source= showcase&utm_campaign=visualisation/301938, acesso em 15 ago. 2021.

Cabe observar no sentido de situar a SD planejada supondo as seguintes características: As habilidades indicadas nas três disciplinas já são tidas como trabalhadas em aulas anteriores e nestes cinco aulas tem-se momentos de retomada e reforço de conteúdo (aprendizagem); Apesar das aulas estarem indicando disciplina diferentes, é fácil observar que como o temas estão interligados, numa mesma aula é possível que se discuta determinado tem tendendo a outra disciplina ou mesmo aliando duas ou mais disciplinas.
Compartilhe esse artigo:

Charles Bastos

Comente este artigo: