Artigos recentes

Navigation

O Que é Pesquisar?

Há um entendimento diversificado na educação básica sobre o que vem a ser pesquisar. O que pretendemos discutir é algo mais recorrente, que trata da proposta de pesquisa cujo retorno é uma cópia fidedigna de conteúdos disponibilizados na web, quando essa pesquisa é a partir de referências bibliográficas. Muitos trabalhos apresentados demonstram o descaso em até realizar alguma formatação no texto copiado. Por vezes estes textos são impressos diretamente da página da qual foi inserido na web.

Infelizmente, tem sido costume em várias disciplinas, aceitar este tipo de atividade como forma avaliativa. Observe que o aluno não tem sequer o trabalho de realizar uma leitura sobre o que foi proposto, e por isso, não é raro existirem cópias totalmente fora do que é proposto.

Uma atividade aceita como descrito, não deve ser considerada atividade. E veja que muitos são os professores que avaliam isto. Temos que cuidar para não recorrer a práticas como esta, ou os alunos se condenam a repeti-las nos anos seguintes de seus estudos. Acabam por chegar a cursos de graduação sem saber realmente escrever, sem conseguirem produzir... Neles não foi instigado a investigação, o ouvir/ler pontos de vista diferentes, refletir sobre isto e ter retornos próprios. Isso é básico, é minimo para um aluno. Precisamos nos atentar para tal fato.

Entre os alunos há uma confusão de que basta ir na web digitar o que se deseja e o que primeiro aparece é aquilo mesmo que serve, e para eles isso é pesquisar. Na web temos inúmeros BUSCADORES, mas nenhum deles realmente realiza pesquisa. A pesquisa está além do algoritmo, da máquina, ela demanda reflexão, escolhas determinadas pelo sentimento e não por palavras chave.

A situação é tão grave, que é pedido para se pesquisar por exemplo: "procure uma figura sobre o dia do trabalho", o menino comumente utilizando o "GOOGLE" - mais recorrente, digita: "procurar uma figura sobre o dia do trabalho", quer dizer, ele não cria, não imagina, não pensa...

Em breve teremos uma proposta de oficina que trata de tal assunto. Estou a procura de parceria para podermos planejar e executar uma atividade que simule uma pesquisa e porque não já realizar efetivamente uma pesquisa.





O intuito é de testar alguns sites de pesquisa, mostrar dados conflitantes e que muitas fontes não são confiáveis e que assim, é sempre melhor, quando pesquisar na web, ir atrás de fontes como bibliotecas virtuais, banco de recursos de instituições conhecidas, questionar o professor sobre links que são sérios e se preocupam não apenas em distribuir conteúdos, mas com a veracidade destes conteúdos.
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: