Artigos recentes

Navigation

Que tal criar exercícios no Excel?

Exemplo de exercícios criados em planilhas no Excel; Movimento Uniforme. Lacunas e condição SE.
Esta postagem disponibiliza duas questões relacionadas ao Movimento Uniforme (Física), com mais uma Planilha no Excel. No movimento uniforme são estudadas partículas cuja velocidade é constante, algo raro, já que para manter a velocidade constante um corpo não deve acelerar ou frear. Mas seu estudo se justifica como início de estudo sobre movimento partindo de um caso particular, para depois para o geral.

Movimento Uniforme - Excel e Física

Um móvel realiza movimento uniforme (MU) em determinado intervalo de tempo, quando sua velocidade escalar instantânea for mantida constante e diferente de zero em todo o intervalo.
A função horária do espaço ($s$) de um corpo em movimento retilíneo uniforme (MRU) é do tipo: $s = s_0 + vt$, em que $v$ é a velocidade escalar constante desenvolvida pelo corpo e $s_0$ é a posição inicial que ele ocupa na trajetória.

Um móvel (partícula) que se move no mesmo sentido da orientação da trajetória tem velocidade considerada $v>0$ e seu movimento é classificado como progressivo. Se ele se move no sentido contrário da orientação da trajetória tem velocidade considerada $v < 0 $ e seu movimento é classificado como retrógrado.

Aplicação


Existem vários modelos de radar de velocidade, mas todos medem a velocidade dos automóveis que passam, comparando-a ao valor máximo permitido para o trecho da estrada. Normalmente o radar funciona com dois feixes de raio laser. O automóvel ao passar pelo ponto inicial do radar interrompe os feixes de laser. A velocidade é estimada em função do tempo de interrupção dos feixes. Quanto menor o tempo, maior velocidade.

Para radares fixos é parecido, mas normalmente se usa um campo magnético formado entre sensores na pista e o radar. O automóvel ao passar pela região em que um radar esteja instalado, interrompe o primeiro sensor e ele fica interrompido até que o carro passe pelo segundo sensor. O cálculo é feito pela distância entre os sensores e o tempo de interrupção deles, garantindo no mínimo $90$% de certeza do valor da velocidade do móvel.

Estrutura da Planilha


Exercícios no Excel - Física


A planilha apresenta duas áreas de entrada de dados: As células em vermelho são os dados que devem ser inseridos para complementar as duas perguntas; e as células em amarelo, em que devem ser inseridas as respostas para às perguntas.

Na planilha, assim que preenchida uma célula de resposta, tendo sido preenchidas as células que completam as perguntas, aparecerá um retorno de correção para a resposta inserida; o retorno será "Erro" ou "Correto".
Esta planilha não explora recursos que podem contribuir para a aula para além do que comumente já se pratica; pois ela apenas apresenta de uma forma diferente uma atividade com duas questões. Mesmo assim, vale a postagem desta planilha, pela simplicidade dos códigos aplicados e pela possibilidade de aprender, ao construir outras planilhas mais elaboradas. Este alerta é para que se cuide em não acreditar que atividades que envolvam um recurso como este está configurado, fará muita diferença no resultado da prática de ensino e de aprendizagem; ela apenas permite a afirmação de conceitos do conteúdo (Movimento Uniforme). O que é diferente na planilha sobre Função Quadrática, que permite mais explorar e até características que podem ficar perdidas pelo excesso de cálculos até o alcance do pretendido (dependendo do planejado para a aula). 

Codificações para a questão 1

a) Esta questão é apenas para observação; mas há uma codificação que inclui símbolos aparentando uma seta, que indica o sentido do movimento do corpo. Este sentido depende do sinal da velocidade; se a velocidade é positiva, o sentido é o mesmo do sentido de orientação, se o sinal da velocidade é negativo, o sentido é oposto ao sentido de orientação.
=SE(I6<0 data-blogger-escaped-e="SE(I6">0;"--->";"")
Há também o código que copia o valor da velocidade adicionado para a área da representação:
=SE(I6="";"";"V =")     =SEERRO(SE(I6="";"";I6);"")     =SE(I6="";"";J6)

b) Nesta questão há dois códigos de verificação da resposta inserida nas duas células em amarelo. Nesta questão, basta ao usuário identificar os valores do espaço inicial e da velocidade na função e adicionar às células.
=SEERRO(SE(M10="";"";SE(M10=I7;"Correto";"Erro"));"")
=SEERRO(SE(O10="";"";SE(O10=I6;"Correto";"Erro"));"")

c) Nesta questão é pedido para se calcular o espaço da partícula após $t$ segundos. Caso o valor inserido esteja correto a codificação retorna "Correto", do contrário retorna "Erro".
=SE(X6="";"";J7)
=SEERRO(SE(I6="0";"";SE(X6="";"";SE(X6=(I7+I6*I8);"Correto";"Erro")));"")
Para apresentar a resposta, o usuário deverá realizar o cálculo com $s = s_0 + vt$, conhecendo os valores $s_0$, $v$ e $t$, que foram adicionados na parte de dados da questão.

d) A configuração nas células é similar nesta questão, mas para ela é pedido o tempo $t$ decorrido para a particular percorrer do espaço inicial ($s_0$) ao espaço final ($s$).
=SE(X10="";"";J8)
=SEERRO(SE(I6="0";"";SE(X10="";"";SE(X10=(I9-I7)/I6;"Correto";"Erro")));"")
Para apresentar a resposta, o usuário deverá realizar o cálculo com $s = s_0 + vt$, conhecendo os valores $s_0$, $s$ e $v$, que foram adicionados na parte de dados da questão.

Codificações para a questão 2

A questão é simples e apenas verifica o entendimento do aluno quanto a identificação de dados em funções horárias do espaço e a classificação do movimento, de acordo com o valor da velocidade em cada função.
Na primeira parte da questão é pedido apenas que se identifique os valores do espaço inicial ($s_0$) e da velocidade escalar $v$.
=SEERRO(SE(I16="";"";SE(I16<>D16;"ERRO!";"Correto"));"")
=SEERRO(SE(L16="";"";SE(L16<>F16;"ERRO!";"Correto"));"")

Esta parte verifica o tipo de movimento [código 1]. Verifica se o valor escolhido pelo usuário é igual ao valor verificado no tipo de movimento [código 2].
[código 1] =SE(L16="";"";SE(L16=0;"Parado";SE(L16<0 data-blogger-escaped-br="" data-blogger-escaped-etr="" data-blogger-escaped-grado="" data-blogger-escaped-rogressivo="">[código 2] =SEERRO(SE(S16="";"";SE(S16<>P16;"ERRO!";"Correto"));"")O preenchimento do tipo de movimento é feito por lista suspensa. A explicação de como proceder para criar uma lista suspensa no Excel encontra-se na postagem "Modelo de Ficha de Autoavaliação Preenchida no Excel".

Download


A planilha está disponível para download a partir dos servidores abaixo. Caso queira editar, implementar ou conferir algumas funções da planilha, a senha de desbloqueio é a sequência de 1 a 6.
  • Arquivo originado em: Microsoft Office Excel 2010.

Google Drive
Google Drive
Box
Box

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: