Artigos recentes

Navigation

O que é Matemática?

Matemática é um conjunto de modelos abstratos que se aplicam a situações concretas.
Matemática. Mas o que é Matemática? Você já se fez esta pergunta, já ouviu uma explicação a respeito?

Este blog trata de algumas temáticas e uma delas é a Matemática. Ela está presente em nossas vidas desde antes de nascermos e até após morrermos. Há todo momento nos deparamos com números, letras e outros símbolos e imagens que foram se agrupando no que com o tempo vamos entendendo por matemática.

O que é Matemática?


O professor Paulo César (IME) diz em um de seus vídeos para o curso de mestrado do programa PROFMAT que "Matemática é a ciência que se ocupa de dois objetos: Números e Espaço (onde estão contidas as figuras)" e ainda "Matemática é um conjunto de modelos abstratos que se aplicam a situações concretas".

A leitura "matema" em sua origem, refere-se aquilo que é aprendido, em geral se referindo a todo campo de conhecimento passível de ensino. Existem citações de que aqueles que estudavam  de forma plena os ensinamentos do mestre, eram chamados de aprendizes, ou seja, matemáticos; enquanto aqueles que eram apenas apresentados às regras de conduta da escola eram chamados de ouvintes. Na obra de platão, a leitura "matemata" costuma assumir o sentido mais amplo, de um campo qualquer de conhecimento, mas tam´bem é usado no contexto atual mais específico. O termo "Matemática" para identificar a ciência que trata das quantidades e das formas, parece ter sido estabelecido de forma definitiva por Aristóteles e seus discípulos. [1 - editado]
Hoje, "matemática" assume um sentido mais restrito que o de antes. Antes, "matemática" se encaixava no aprender, no como aprender; entendo assim que matemática não tinha um segmento específico com linhas de estudo bem definidas (geometria, álgebra, medida, cálculo, trigonometria, estatística, etc.). A matemática é assumida como "a ciência do padrão e da estrutura dedutiva" [3].

O blog Vivendo entre Símbolos [2] caracteriza matemática como um termo de origem grega de significado: ciência, conhecimento, aprendizagem; definindo a matemática como a ciência do raciocínio lógico e abstrato; de que ela se preocupa muito com o que é exato e principalmente em ser exata [3].

Motta diz que "o senso comum tem na matemática um símbolo da verdade absoluta, do conhecimento ausente de possibilidades, do caráter normativo, a ponto de assumi-la como a língua do mundo" [4].

Há uma enormidade de artigos que se referem à matemática e procura defini-la. Cada qual a seu modo. Talvez pela evolução do conhecimento, ou pela sua divisão em várias áreas, fez com que o sentido de "matemática" fosse se diversificando. É certo que a matemática não surgiu aqui ou ali, ela existiu e existe por toda parte, e em cada uma de um modo, com uma diferente leitura e o interessante é que seus conceitos estão sempre convergindo para os mesmos sentidos; ou seja, ela é estudada, ampliada, caracterizada,... por diversos matemáticos (aprendizes, estudantes) e os resultados destes estudos convergem.

Quero dizer que, os conceitos, para cada objeto matemático, para cada simbolo não são dispersos, eles vão ganhando novas características destes aprendizes. Os meios de tratamento e de desenvolvimento até são diferentes, mas os produtos são muito próximos ou até mesmo, idênticos.


Referências

[1] NETTO. Sérgio L., O que significa "Matemática"? Revista do Professor de Matemática - RPM 77, ano 30, ano 2012, 1º quadrimestre.
[2] Afinal, o que é matemática? [Blog Vivendo Entre Símbolos].
[3] O que é a matemática? [site Folha do Alcino]
[4] Motta, Carlos Eduardo Mathias. O que é matemática? O que é o matemático.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: