Artigos recentes

Navigation

É dia de lembrar que nossa educação precisa de mais professores!

Um professor é exemplo, carinho, alento, sossego, alegria, confidência, aconchego, esperança, fé, amor... é da educação, aprendiz e ensinante.
Professor/professora, que este dia possa ser prazeroso para você. A educação precisa de você. Que não lhe falte dedicação, estudo, aprendizado, criatividade, paciência, inspiração... É preciso sonhar e contribuir para a melhoria da educação nas nossas escolas. Não são as propagandas de políticos, ou a falsa 'meritocracia' que resolverão a nossa situação, somos nós, unidos e persistentes, mesmo em tempos turbulentos.

A educação precisa de mais professores

Nossas escolas estão cheias de pessoas sem formação específica, de servidores temporários de muitos professores desistindo da educação. Mas elas também estão cheias de pessoas, que apesar de todo dessabor, se dedicam a aprender e a ensinar e que fazem a diferença por onde atuam. A educação precisa de mais professores; precisa ser lembrada pelos sujeitos que têm contribuído para a formação de incontáveis profissionais.

Há no Brasil, um dia dedicado a lembrar do professor.
Mas ele é muito lembrado em outros dias...
Quando é acuado por pais que não querem compromisso com a educação de seus filhos.
Quando são feitas promessas de melhores condições de trabalho em campanha política.
Quando é pressionado a melhorar índices e produzir notas a qualquer custo.
Quando os índices que não medem a realidade da educação, lhes são dedos de culpa.
Quando se tornam manchete por um dia, em folhetins por agressão sofrida de algum aluno.
Quando é propaganda de incentivo ao magistério, profissão sempre com muitas vagas.

Há no Brasil, um dia dedicado a lembrar do professor.
E ele é lembrado com carinho...
Por alunos que levam lembrancinhas preparadas por seus pais.
Por alunos que preparam algumas lembrancinhas personalizadas.
Pelos recadinhos despretensiosos dos pequenos, cheios de afeto.
Por alunos que valorizam o ensinar e o aprender.
Por pais que acompanham seus filhos e os ensinam o que é respeito.
Por colegas que lhes são sinceros ao desejar um bom dia e a partilhar suas experiências.

É dia de lembrar que nossa educação precisa de mais professores!

Quando verdadeiramente nos entregamos à profissão, vamos percebendo que aprender e ensinar são artes próprias daqueles que se dedicam ao outro, e então, não esquecemos das dificuldades que passamos todos os dias, mas procuramos fazer o melhor a cada dia, não apenas repassando conteúdos, mas acompanhando o crescimento de inúmeras crianças, jovens, e adultos; um crescimento da percepção de mundo, da relação entre os sujeitos, da vida.

Hoje me lembro dos professores enquanto fui e sou aluno, dos professores que me acompanham enquanto colegas de profissão, dos alunos que estudam para serem professores. Parabéns para todos nós que sabemos lidar com os sabores da profissão. Sejam eles doces, amargos ou insonsos... A educação precisa destes professores.

Passei por alguns sujeitos que me foram exemplo do que não é para um professor e muitos outros com os quais trouxe uma parte comigo. Se consigo lembrar, são estes alguns dos professores que fizeram e fazem parte da minha educação: Edênia, Maria José, Rosalinda, Catarina, Neuza, Ilma, João, Maria Aparecida, Carmen, Gilberto, Valdivino, Luis, Sirley, Keide, Suelene, Fabiana, Ronaldo, Dianne, Ivan, Marcelo, Kaisson, Vânia, Arbieto, Ilário, Jeferson, Elton, Alisson, Ly, Cleomar, Debora, Gilda, Rogério, Mário, Yunier, Lidiane. 


Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: