Artigos recentes

Navigation

Depois de 2 anos estou de volta! O que mudou na Educação Pública?

O que me contaram sobre os dois últimos anos na Educação Pública
Depois de quase dois anos afastado da Educação Pública estou retornando na próxima semana. A minha ausência foi por ótimo motivo: consegui licença para estudo. Durante estes dois anos pouco acompanhei o panorama da Educação Pública no Brasil.

Em breve, poderei me inteirar de tudo; mas pelo que acompanho em algumas leituras, não existem novidades de melhora na qualidade. Vieram mais mudanças e algumas delas com resistência, sem consulta prévia, com objetivos não voltados para melhoria do ensino e da aprendizagem. Tivemos melhoria? Tivemos novas dificuldades? Houve debate? Os índices refletem a realidade?

Resolvi pontuar algumas informações gerais sobre de publicações que li.  A divulgação destes tópicos não implica minha opinião favorável ou de discordância sobre o conteúdo dos artigos, mas uma busca de enfatizar alguns fatos relevantes da Educação no Brasil, nestes últimos anos. Caso o leitor se interesse pelos temas, foram organizados alguns artigos, reportagens, notícias a respeito de cada tópico. Os links sugeridos podem contribuir para responder a questão: O que mudou na Educação Pública?

Depois de 2 anos estou de volta! O que mudou na Educação Pública?

O Brasil evolui na Educação! 2014 começava com alguns sinais de melhora nos índices da Educação no Brasil, 2015 confirmou a melhora nos índices.

Procura de reorganização do sistema de ensino no estado de São Paulo em que o governo recuou. Movimento de estudantes que culminou no recuo do governo de São Paulo quanto o projeto que previa reorganização do sistema de ensino do estado.

Cortes de investimento para inúmeros setores da Educação, slogan de prioridade do mandato da presidente: "Brasil, Pátria Educadora".

Aumentaram as discussões sobre o currículo escolar.

Professores de vários estados em greve.
O governo de Goiás pretende repassar as escolas estaduais para OSs (Organizações Sociais). Certo é que os professores tiveram cortes em salários, perderam titularidade (que foi incorporada como salário base), não se faz mais concurso (são inúmeros contratos temporários ganhando até menos que um salário mínimo) e aumento de encargos sendo devolvidos aos servidores. 

A evasão escolar continua sendo grande problema para a educação no Brasil.


Retrospectiva 2015: Educação



Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: