Artigos recentes

Navigation

Dados atuais do blog e as 10 postagens mais lidas em 2016

Balanço dos números do blog e as 10 postagens mais acessadas em 2016.
Os dados que caracterizam o blog em 2016 foram retirados do Google Analytics, do feedburner, das redes sociais e dos serviços de armazenamento (Box e Google Drive). Contando com alguns serviços e com parcerias, conseguimos ampliar consideravelmente o número de visualizações do blog neste último ano.

Dados atuais do blog e as 10 postagens mais lidas em 2016

Foi um ano muito proveitoso para o blog, apesar da redução de postagens por conta de outras atividades que desempenho, os números revelam considerável crescimento. É muito satisfatório saber que um projeto persistente tem contribuído para leituras, estudo e aprendizagem.
Muito obrigado por nos acompanhar até aqui, que nossos próximos anos sejam ainda mais vindouros, recheados de novas postagens com relatos de experiências que continuem contribuindo para o ensino e a aprendizagem.
Nesta postagem, você poderá conferir as postagens que mais foram acessadas em 2016 e outros dados numéricos que caracterizam o blog até hoje (30/12/2016).
  • Crescemos de uma média de 16.000 acessos mensais para um pouco mais de 87.000 acessos mensais (chegando ao teto de 99.154 acessos).
  • Foram 25 postagens (contando com esta) em 2016, cerca de 2 postagens por mês [infelizmente, este número caiu em comparação à média do número total de postagens no período em que o blog está online (cerca de 2,6 postagens por mês)].
  • O blog foi atualizado recentemente, contando com novo visual, melhorias na barra de menus e formato responsivo.
  • As categorias principais foram mantidas, com uma reestruturação da categoria Excel para a categoria Planilha e com o acréscimo da categoria GeoGebra.
  • Algumas redes sociais foram reestruturadas e atualizadas e em todas o blog conquistou mais seguidores.

Dados atuais do blog e as 10 postagens mais lidas em 2016

As 10 postagens mais visitadas

As postagens referenciadas a seguir, são pela ordem, as 10 mais visitadas em 2016 de todas as 211 postagens já disponibilizadas no blog.

[1] Confira este modelo de diário de classe estruturado em planilhas no Excel

Desde a primeira versão disponibilizada em 2010, esta postagem é a mais visitada e já recebeu cerca de 7,2% de todas as postagens do blog. Há um projeto para disponibilizar outras versões do diário, procurando atender a funcionalidades específicas, algumas delas pedidas por leitores.


[2] Capinhas de caderno com os mascotes das Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016

Esta postagem foi editada ainda em 2015, prevendo o evento que ocorreria este ano no Brasil. Foi a segunda versão de capinhas disponibilizada. No início de fevereiro teremos novas versões de capinhas.


[3] Coleção de materiais do PROFMAT: Mestrado Profissional em Matemática

Em 2013 tive a grata satisfação de saber que havia sido aprovado no processo seletivo para cursar o mestrado profissional em matemática (PROFMAT), na mesma semana comecei a colecionar materiais a respeito e até o final de 2015 já contava com cerca de 520 arquivos, em 2017 haverá uma reestruturação do material e este número certamente aumentará bastante. Os materiais disponibilizados não servem apenas a quem pretende cursar o PROFMAT, mas há várias áreas de estudo que demandam material de matemática.


[4] A classificação dos números relacionada ao cotidiano

Este é um Guest Post (artigo convidado) criado por Romirys Cavalcante, técnico em Eletromecânica, Graduando em Matemática pelo IFCE, professor de Matemática pelo estado e criador do blog de matemática Vivendo entre Símbolos.


[5] Sugestão de projeto de gincana Matemática

A postagem referencia a primeira versão do projeto que foi estruturado em 2011 e que teve 3 edições.


[6] Some 15 pontos! Aprenda a jogar Escopa e adapte o jogo para a sala de aula

Um dos primeiros jogos com cartas que aprendi foi o Escopa, um jogo interessante e que pode ser modificado para se trabalhar com adição e subtração de números naturais.


[7] Progressão aritmética [P.A.] e Progressão geométrica [P.G.]

Uma das várias postagens que estrutura fórmulas matemáticas utilizando o Excel, de modo a expressar resultados dos cálculos. A coleção de planilhas e artigos a respeito chega a 41 postagens e neste próximo ano, as demais planilhas planejadas serão disponibilizadas para download.


[8] Entenda como construir os cartões do jogo: Adivinhe a Idade

Conheci o jogo em 2014, ele é interessante e permite que se reforce os estudos iniciais a respeito de potenciação de base 2.


[9] Trabalhe gráficos de funções em planilhas no Excel usando o tipo Dispersão

Os gráficos estruturados no Excel não são de todo confiáveis, por conta da limitação de pontos que ele apresenta ao representar os gráficos de funções, mas a funcionalidade é um bom recurso para se trabalhar alguns conteúdos de análise de gráficos. Uma nova postagem a respeito dos gráficos de dispersão, utilizando linhas de tendência está relacionada ao conteúdo de Mínimos Quadrados.


[10] Você certamente já aplicou a Lei do Corte nas divisões

Uma das postagens que brinca com um dos erros mais comum em cálculos simples.


Categoria das postagens

Nossas principais categorias continuam praticamente as mesmas de quando fizemos a última reestruturação, a novidade fica por conta da categoria GeoGebra que antes integrava a categoria TIC:
Os valores entre colchetes, referem-se ao número de postagens específicas em cada categoria desde o último balanço realizado em dezembro de 2014.


As planilhas eletrônicas com maior número de downloads da coleção

De acordo com dados fornecidos pelos espaços de upload utilizados pelo blog, os arquivos com maior número de downloads desde que foram disponibilizados são:
  • Diário escolar:
[1] Diário - versão 2015

  • Calendários:
[2] Calendários 2015
[3] Calendários 2016

As versões dos calendários de 2017 já estão disponíveis para download.

  • Demais planilhas:
[4] Cálculo de áreas de algumas figuras geométricas
[5] Modelo de fica de autoavaliação
[6] Função polinomial de 1º grau
[7] Cálculos de PA e PG
[8] Orçamento e desconto

O crescimento do TICs na Matemática nas redes sociais

  • Facebook: 4.081 curtidas [+3420].
  • Google+: 221 seguidores [+ 17] (o crescimento é pequeno, por conta da reestruturação do perfil, excluindo a página do blog). A partir de 2017, investindo nas Coleções.
  • LinkedIn: 166 conexões [+40].
  • Pinterest: 152 Pins, 27 curtidas, 80 seguidores [+109, +9, +66].
  • SocialDub: [A rede social foi desativada]
  • Stumbleupon: 177 likes, 5 seguidores [+86, +3].
  • Tumblr: 166 postagens, 10 seguidores [+105, + 10].
  • Twitter: 622 tweets, 263 seguidores [+600, +243]. 

Feed

Assine nosso feed e receba todas as novas postagens do TIC Na Matemática em seu e-mail e não perca as atualizações. Até agora são 425 leitores que assinaram o Feed. Clique no botão a seguir, você será redirecionado, indique seu e-mail e confirme a assinatura.

Assine o Feed


Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: