Artigos recentes

Navigation

Plano de aula - Sugestão de aulas sobre porcentagem para 9º ano

Sugestão de planos de aulas de matemática sobre porcentagem.
Este material surgiu a partir de uma proposta de atividade em um curso sobre construção de planos de aula; curso este ofertado pela parceria SEDUC-GO, Instituto BEI e LABOR Educacional.

Plano de aula - Sugestão de aulas sobre porcentagem para 9º ano

Após discussões a respeito de alguns assuntos como Taxonomia de Bloom, descritores, habilidades e competências, DCGO, modelo de plano de aula, entre outros, chegamos a um primeiro produto que é uma sugestão de plano de aulas que visa contemplar o descritor D28 - Resolver problema que envolva porcentagem em consonância com as habilidades:

  • (EF09MA05-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira.
  • (EF09MA05-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente, com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

O material organizado, pode ser consultado e utilizado livremente a partir de seu download em um dos links abaixo.

Download de sugestões de materiais que contemplam as aulas sugeridas

Na pasta disponível para download em qualquer um dos links a seguir, encontram-se os arquivos que contemplam o plano de aulas sobre porcentagem para o 9º ano.
  • Questões para o Rally Matemático;
  • Exercícios para cálculos de porcentagem;
  • Rótulos e outros similares com presença de porcentagem;
  • Planilha eletrônica para comparar juros simples e juros compostos;
  • Lista de situações-problemas;
Compartilhe esse artigo:

Charles Bastos

Comente este artigo: