Artigos recentes

Navigation

Que tal usar um pouco mais de Língua Portuguesa em Matemática?

Sugestão de aula com atividades e situações que propõem maior compreensão da linguagem matemática através da Língua Portuguesa.
língua portuguesa e a matemática estão presentes em praticamente todo o ensino básico (Brasil) e elas precisam ser pensadas com maior proximidade dentro de seus currículos, principalmente da língua portuguesa para com a matemática. Esta postagem, apresenta sugestões de aula diferentes das anteriores, pois não se presta a indicar um conteúdo ou uma atividade, mas atitudes que podem contribuir para melhorar a aprendizagem em Matemática.

Precisamos cada vez mais aliar os conhecimentos, eles não podem ser dissociados; de algum modo eles são dependentes. A Matemática tem muito de leitura, de análise, de interpretação, de lógica; ela necessita da língua e de linguagens. No nosso caso, o Português é muito importante para o entendimento de conceitos e situações-problemas.


A Importância da Leitura e da Escrita na Matemática


Na escola as primeiras atividades promovidas são no sentido de promover a comunicação. O entendimento sobre o mundo depende de algum modo da comunicação, uma forma de comunicação se dá no significar dos símbolos. A leitura é uma forma de organizar e interpretar os símbolos os associando aos objetos, aos fatos, aos sentimentos, a tudo que nos cerca.

Temos perpetuado muito conhecimento. Incontáveis acontecimentos fazem com que parte desse conhecimento seja perdido, ao passo que outros acontecimentos permitem a produção de novos conhecimentos. A leitura está na base do ensino e da aprendizagem; ela é imprescindível. Aprendemos a ler por meio de diversas práticas e de diferentes modos, de acordo com nossas limitações físicas e intelectuais; mas qualquer que seja a forma, a leitura nos liberta.

Que tal usar um pouco mais de Língua Portuguesa em Matemática?

A leitura é o princípio para a interpretação, para a análise, para a investigação, para suposições e afirmações. Com atenção e dedicação à leitura podemos, por exemplo, deixar de ver a Matemática como um "bicho de 7 cabeças", pois ao contrário do que imaginam a matemática é mais prática e mais símbolos alfabéticos e formas que números e operações que ao princípio parecem não aplicáveis. Com a leitura em matemática podemos:

  • desmistificar entendimentos de que a Matemática é complicada e muito dela não é aplicável;
  • compreender, analisar e interpretar conceitos e situações-problemas;
  • expressar e representar corretamente a linguagem utilizada em Matemática, expressa na nossa e em outras línguas;
  • libertar-se de ocorrências errôneas de ensino e de aprendizagem perpetuadas, por interpretações incompletas ou restringidas por professores ou pela própria deficiência na leitura;
  • deter autonomia de estudo e poder colaborar no ensino e aprendizagem de outros;
  • propor novas práticas, novos conceitos, novos estudos;


Toda Ciência possui uma linguagem própria, compreender bem essa linguagem é um enorme passo para começar a aprender determinada Ciência, é ela que poderá facilitar ou impedir a comunicação. Então é sempre bom propor atividades que possam unir a "língua materna" ao que se propõe em Matemática; não estamos falando do professor de Matemática lecionar ou ensinar Língua Portuguesa, mas de enfatizar a importância da leitura, do entendimento da linguagem matemática.

Só se aprende Matemática e Português nesse contato íntimo com a escrita, tenha ela o suporte material que tiver (Pombo, Apud Rui Marques, 2008).

A escrita precisa ser mais cobrada, no sentido, por exemplo, de se explicar melhor o raciocínio ou o algoritmo utilizado na resolução de um problema. Compreender e utilizar bem a simbologia matemática, é importante para a melhor aprendizagem da matemática, afinal temos um conjunto de ferramentas (linguagem matemática) que nos são disponibilizadas para significar, representar, expressar, quantificar, qualificar praticamente tudo a nossa volta; e pra isso, é preciso saber quando e como utilizar estas ferramentas. 


Sugestões de Aulas


Trabalhe as linguagens e o Português em aulas de Matemática propondo que os alunos procurem realizar leituras sobre a história da Matemática, sobre conceitos e sobre as inúmeras situações-problemas que lhes são propostas. Oportunizem aulas aos alunos com momentos em que eles:

  • Possam ler e interpretar situações-problemas (eles se acostumam tanto a colherem os números das situações e procurarem por meio de alguma operação resolvê-los e na maioria das vezes não é isto o mais importante);
  • Procurem dividir as situações-problemas em fatos menores e organizá-los de modo a poderem compreender o que está ocorrendo e o que esta sendo pedido (formular esquemas, desenhos, procurar encontrar padrões, valorizar as informações que são repassadas);
  • Criem e apresentem situações-problemas e que sejam apontadas possíveis falhas ou interpretações nestas situações (repassar ao aluno o enfoque na investigação, na interpretação, no se posicionar na situação podendo ocorrer e no que de fato poderá resultar);
  • Resolvam exercícios para além das sequências de cálculos (representação simbólica matemática de quantidade), mas apresentando raciocínio lógico escrito (por extenso) e explicado por frases que utilizam as informações das situações-problemas, deixando claro o raciocínio matemático (linguagem matemática) utilizado;


Pesquisando sobre o assunto, encontrei três referências relevantes sobre a leitura e a escrita para a Matemática que cabem recomendar: 

  1. A exploração da leitura, escrita e oralidade em matemática (Bernadete Hoffman, Vânia Santos-Wagner) - Relato de experiências/Artigo;
  2. Linguagem matemática e Língua Portuguesa: diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos (Edi Lorensatti) - Artigo;
  3. Práticas de Leitura e Escrita nas Aulas de Matemática: contribuições para uma abordagem da matemática no ensino fundamental à luz da teoria da aprendizagem situada (Oziel de Souza) - Projeto de Mestrado;



Acompanhe o TIC na Matemática no Facebook e assine nosso feed e não perca nenhuma das atualizações!


As opiniões aqui informadas não são fundamentos de vasto estudo ou de análise campo, são ideias a respeito de observações durante períodos de ensino e de aprendizagem em Matemática e em outras áreas. Elas não pretendem ser verdade absoluta, apenas apresentam uma possibilidade a respeito da temática discutida.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: