Artigos recentes

Navigation

Confira este modelo de diário de classe estruturado em planilhas no Excel

Planilhas confeccionadas no Excel, que simulam o diário escolar com registro e verificando cálculos de médias, faltas e outros.
É certo que existem várias versões de diários eletrônicos organizados em forma de planilhas ou sistematizados, tanto no modo desktop quanto online. E ainda, várias secretarias de educação e até mesmo escolas, constroem suas próprias versões de diários eletrônicos.

Mas ainda é grande o número de pessoas que utilizam o diário impresso, gastando um tempo considerável preenchendo folhas e folhas, e fazendo alguns cálculos.

Diário Escolar - Planilha Eletrônica (Excel)

Se você quiser se aventurar no uso de uma pasta de planilhas eletrônicas, disponibilizo o arquivo e uma breve explicação de como ela está configurada.

Ter uma versão em planilhas pode reduzir bastante esse tempo, já que ao menos não será necessário realizar cálculos. Comumente as planilhas trazem todos os cálculos embutidos nas células, nos cabe preenche-las.

No final do ano de 2010, resolvi melhorar um modelo de planilha que tinha e resultou numa planilha que permitem algumas funcionalidades, tais como:
  • Resumo de notas e faltas (boletim da turma);
  • Coleção de notas por bimestre com ou sem peso;
  • Verificação de limite de faltas e de notas acima ou abaixo da média;
  • Registro e conversão em nota das atividades realizadas pelos alunos;
  • Registro de frequência e porcentagem de presença;
  • Espaço para possível recuperação paralela e trabalho com notas;
  • Registro de planejamento com dias letivos, conteúdo, objetivos de aula e estratégias (mini plano de aula);

A planilha é protegida para que não se alterem as fórmulas que realizam migração de nomes, cálculos de médias, descarte de aproximação, etc. A senha para liberar, realizar alguns possíveis reparos e adequações é a sequência 123456. Veja no link como proteger e desproteger uma planilha eletrônica no Excel. A primeira versão deste diário encontra-se para download logo abaixo.

Download


As planilhas estão disponíveis para download a partir dos servidores abaixo. Elas passaram por uma atualização este ano (2015), recebendo um tratamento de erro, edição visual e versões com e sem orientação. Arquivos originados em: Microsoft Office Excel 2010. 

Google Drive
Google Drive
Box
Box


Não perca nenhuma das atualizações do TICs na Matemática; acompanhe o blog TICs na Matemática no Facebook e assine nosso feed!

As planilhas que compõem o diário

Capa


Confira este modelo de diário de classe estruturado em planilhas no Excel

A pasta possui um menu que permite caminhar por cada uma das planilhas. O arquivo original vem com vários comentários de instruções de uso. Aconselha-se que faça o download e replique a planilha, guardando a versão original como auxílio e para possível recuperação de fórmulas. As células livres para preenchimento estão indicadas logo na capa. Na planilha nomeada CAPA, encontram-se:
a) menu para migrar entre as planilhas (em amarelo);
b) espaço para personalização de dados da escola, professor, disciplina e turma (quando estes dados são preenchidos, todas as outras planilhas recebem estas informações e são atualizadas/alteradas);
c) optou-se por uma planilha em que cada critério de avaliação vale 10 pontos e pela criação de pesos indicados logo ao lado e ainda espaço para indicar a média mínima para aprovação e o quantitativo mínimo de frequência (em porcentagem); - Caso queira alterar os pesos é preciso realizar uma pequena mudança em algumas fórmulas.

Boletim


Confira este modelo de diário de classe estruturado em planilhas no Excel

Na segunda planilha, nomeada BOLETIM, devem ser preenchidos:
a) os nomes dos alunos, e automaticamente todas as demais planilhas que necessitarem dos nomes dos alunos serão atualizadas;

b) na coluna situação do aluno basta indicar a letra referente ao que ocorreu com a matricula do aluno durante o ano (transferido, remanejado, etc.);

c) as colunas de bimestre (notas) são automáticas e recebem as notas organizadas em outras planilhas;

d) caso a escola tenha a opção de recuperação especial, existem duas colunas destinadas a estas notas e ainda uma coluna para o conselho de classe, funcionando basicamente conforme as fórmulas:

$MP = \cfrac{1ºBIM + 2º BIM + 3º BIM + 4º BIM}{4}$

Se aprovado com a recuperação especial:
$MF = \cfrac{MP + RE}{2}$

Se aprovado pelo conselho:
$MF = \cfrac{MP + RE}{2} + NC$

$MP$: média parcial.
$MF$: média final.
$RE$: recuperação especial.
$NC$: nota do conselho.

e) e ainda verifica o quantitativo mínimo de presenças para aprovação, vindo de outra planilha.

Notas por Bimestre


Confira este modelo de diário de classe estruturado em planilhas no Excel

A planilha nomeada 1BIM, consta com vários comentários indicando o que deve ser feito em cada uma das colunas; o mesmo procedimento ocorrerá para as planilhas: 2BIM, 3BIM e 4BIM. Nesta planilha as colunas são:
a) Nome dos alunos, que recebe todos os nomes preenchidos na planilha DIÁRIO;
b) Coluna para as avaliações e coluna para os trabalhos que podem ser preenchidas diretamente na planilha;
c) Coluna Atividades, que recebe os valores da planilha AT;
d) Coluna de Extras, para registro de notas extras ou mesmo de mais algum critério de avaliação;
e) A coluna de recuperação paralela, que recebe valores da planilha RP e as demais colunas são automáticas.

Acompanhamento de Atividades


Confira este modelo de diário de classe estruturado em planilhas no Excel

Nesta planilha ocorre o mesmo para a coluna Alunos; as colunas de coleção de atividades, possuem linha para indicar a data da verificação da atividade, o valor de cada atividade, e o valor obtido por cada aluno na atividade. A coluna soma é automática, assim como a coluna nota. Os valores que aparecerem na coluna nota migram para a planilha do bimestre. Todos os 4 bimestres estão nesta mesma planilha.

Acumulado de Frequência


Confira este modelo de diário de classe estruturado em planilhas no Excel

Nesta planilha (FREQ) basta ir indicando o número de aulas previstas e aulas dadas, além da quantidade de faltas que cada aluno teve no mês.

Planejamentos


Confira este modelo de diário de classe estruturado em planilhas no Excel

Nesta planilha (CONT), caso o professor queira, poderá registra data conteúdo, objetivo e estratégias das aulas.

Recuperação Paralela


Confira este modelo de diário de classe estruturado em planilhas no Excel

Se a escola utilizar a recuperação paralela e ela for pontuada, poderá proceder preenchendo as notas dos alunos que necessitarem da recuperação paralela. Estas notas são agregadas às notas dos bimestres. O cálculo da média do bimestre para o aluno que participa da recuperação paralela, está configurado do seguinte modo:
a) Se ele consegue obter nota superior à média parcial (MP - soma das notas de atividades, avaliações, trabalhos, extras) na recuperação paralela, esta média é aproveitada do seguinte modo:

$MB = \cfrac{MP + RP}{2}$

$RP$: recuperação paralela.
$MP$: média parcial.
$MB$: média final.

b) Se ele não consegue obter nota superior à média parcial, esta média parcial será a média do bimestre ($MB$).

Outras versões de diário


Recomendo


Seguem dois sites que disponibilizam textos e versões de diários eletrônicos:
[1] Diário. (Blog Prof. Edigley Alexandre)
[2] Diário Escolar. (Diários Escolares Grátis)

Charles Bastos

Comente este artigo:

54 comentários:

  1. Olá, parabéns pela planilha. Estou com um problema, pois a planilha vai até o número 34, e eu tenho alunos até o número 50! Como devo fazer. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado. Que bom que você gostou da planilha. Você poderá proceder de um dos dois modos:

      1) Adicione mais linhas, copiando a codificação para estas novas linhas. [você precisará configurar estas linhas em todas as planilhas que necessitem da relação dos alunos].

      2) Ou divida a turma em duas, utilizando duas planilhas para os 50 alunos e aí você não precisará alterar a planilha.

      Tenho algumas outras planilhas que relacionam temas de matemática. Se você se interessar, fique a vontade para utilizá-las.

      Excluir
  2. a planilha é protegida? se quiser fazer algumas modificações pede uma senha..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josue... Confira um pouco acima do local de postagem que indico que caso queira alterar algo, basta inserir a senha desprotegendo. A senha é a sequência 1 a 6, apenas para que não se tenha o problema indesejado de apagar algumas configurações.

      Excluir
  3. Prezado Charles:
    Não consegui nem fazer o download...
    Pode mandar por email?
    daniadour@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,

      Acabei de testar e os dois servidores estão funcionando normalmente, procure realizar o download por um dos dois servidores.

      No caso do Google Drive ao acessar o link você deverá escolher a planilha desejada e clicar sobre a seta que aparece acima, o download irá se realizar.

      No caso do Box, proceda analogamente, acessando o link, escolhendo a planilha desejada e clicando na seta que aparece acima.


      Caso ainda assim não consiga realizar o download poderei lhe encaminhar por email!

      Excluir
  4. Olá colega! Bela iniciativa a sua! Gostaria de pedir se for possível, fazer uma adaptação para o regime trimestral, pois no ES a grande maioria das redes, inclusive a rede estadual adota esse regime de notas. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiers!

      Pois sim. Existem várias particularidades com relação ao diário mesmo. Quanto ao regime que você indica, vocês consideram 3 coleções de notas ao invés de 4 coleções? É isso?

      Para a divulgação do próximo ano já pensei em organizar uma planilha mais simples apenas de coleção de notas. Vou incluir este modelo que você indica também.

      Obrigado por prestigiar o blog!

      Excluir
  5. Oi Charles parabéns pela iniciativa!Eu não estou conseguindo realizar o dowload,se puder me explicar passo a passo ou enviar pelo email eu agradeço!

    danifirtes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danii!

      Obrigado por sua presença aqui no blog!

      Lhe encaminhei um tutorial de como realizar o download. Se mesmo assim não conseguir, me retorne que encaminho os arquivos para o seu e-mail.

      Excluir
  6. olá amigo gostaria de adaptar a planilha diario de classe mas ela esta protegida com senha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson, todas as planilhas que organizo e disponibilizo são protegidas por senha. Todas com a mesma senha... isso apenas para que não se desconfigure algum código.

      Mas caso você queira fazer alguma edição, verifique que logo acima do espaço para download nesta postagem deixei a indicação da senha. Confira por lá!

      Obrigado!

      Excluir
  7. Charles, é obrigatório o lançamento de atividades? Tem como alterar isso? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zélia...

      Se você não quiser lançar atividades, basta não preencher os campos reservados para elas e nem o peso. O peso para os objetos avaliativos que você escolher deve somar 10. Exemplo, se você escolheu para avaliações peso 6, para atividades peso 2 e para trabalhos peso 2, somará 6 + 2 + 2 = 10, com cada critério variando de 0 a 10, a nota será convertida na planilha para 60 + 20 + 20 = 100.

      Então se você quiser usar apenas as avaliações, basta indicar como peso 10 e você terá 10 x 10 = 100.

      Em breve, lançarei uma nova versão mais simplificada, apenas para acumular notas e calcular médias sem diferenciar o objeto avaliativo.

      Obrigado por sua presença aqui no blog... Até breve!

      Excluir
  8. Charles, você poderia explicar melhor o lançamento das notas das atividades e também o lançamento dos pesos dos trabalhos, ... Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zélia,

      Nos arquivos em anexo à planilha, há uma planilha com todas as explicações. Caso você não queira lançar notas de atividades ou trabalhos, basta não atribuir peso para eles e não preencher as planilhas e colunas referentes a atividades e trabalhos.

      Excluir
  9. Charles, as notas são de 0 a 100 ou de 0 a 10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...

      Zélia, veja que na própria planilha está a indicação que a pontuação é de 0 a 100.

      Excluir
  10. Boa noite,Chales!

    Trabalho apenas com Avaliação, Trabalho e ponto extra. Atribui peso 5 para avaliação e trabalho e peso 1 para ponto extra mas a planilha não calculou a média. Tenho que fazer alguma alteração na parte de atividades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Para resolver o que você deseja proceda de um dos dois modos:
      1) Desbloqueie as planilhas (senha 123456) e edite cada uma das fórmulas retirando a codificação que utiliza a coluna de Atividades. [PROCEDIMENTO DEMORADO]
      ou mais simples,
      2) Na planilha CAPA, atribua peso 0 (zero) para Atividades. Depois, na planilha AT, atribua valor 1 para a primeira coluna de cada bimestre (a partir da linha 7, linha de Pontuações). PRONTO... Com isso, você verá que irão ser preenchidas com valor 10 as colunas de Atividades nas planilhas 1ºB, 2ºB, 3ºB e 4ºB, mas este valor não irá interferir na média do bimestre, já que na planilha capa foi atribuído peso ZERO.
      Espero que isto possa resolver o que você deseja.

      Obs.: Na planilha CAPA, as células em que aparece escrito Trabalho e Atividades estavam trocadas (ou é, o peso estava sendo atribuído para objeto de avaliação trocado). Fiz esta correção. Caso você queira, pegue os arquivos corrigidos (já os organizei).

      Em breve organizarei planilhas mais simples que permitirão o usuário indicar os critérios e valores para os critérios com tudo em uma única planilha.

      Obrigado por sua presença aqui no blog e até breve.

      Excluir
  11. Boa noite,

    Preciso de uma ajuda para obter a nota numa escala de 0 a 20. Tenho os resultados das frequências, mas estes são dados numa escala de o a 20 com intervalos de 1 valor. Por exemplo, um aluno tem 13,4 no teste a sua nota está inserida no intervalo >=12.5 e <13.5 logo a sua nota final será de 13, todos os intervalos com que estou a trabalhar são assim, é possível criar uma formula com IF (SE)?
    Obrigada

    Patrícia

    ResponderExcluir
  12. Ola sua planilha é a melhor que encontrei para utilizar na escola que trabalho. Show de bola!!!. Seu trabalho esta ajudando mutos docentes como eu. queria te agradecer e muito!!. Só que tem um problema como faço para aumentar o numero de alunos de 34 para 50?. Já que as turmas que leciono são muito grandes. Como faço pra tirar a recuperação paralela do critério de avaliação e acrescentar mais uma avaliação, já que la na escola que trabalho não há avaliação paralela e sim prova final no fim do ano?. Ficaria muto agradecido se me ajudasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, obrigado pelo comentário!

      Para você fazer este processo que indica no comentário é preciso algumas edições. Não tenho intuito de alterar a planilha por enquanto. Durante alguns meses estou me dedicando a estudos e com muito trabalho, o tempo para organizar novos modelos personalizados não é suficiente. Mas uma solução prévia para algumas situações é:
      * Organize uma turma em dois grupos de planilhas para atender toda a turma.
      * Não use a recuperação paralela, e ao contrário de acrescentar outra avaliação agrupe duas avaliações em um critério.
      * Há um espaço específico para a "prova final", que se trata da recuperação especial.

      Infelizmente por hora, não tenho como lhe retornar com uma edição específica que atenda a todos os critérios que você indica. Mais a frente, pretendo atualizar este modelo, criar novos modelos mais simples e possivelmente posso editar o modelo como você indica.

      Novamente obrigado, até breve!

      Excluir
  13. Obrigada professor pela iniciativa de compartilhar algo que facilitará nossa vida ! Planilha maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Joyce!

      Estou preparando uma atualização da planilha neste ano. Farei uma versão mais simplificada, além de algumas folhas soltas de médias...

      Confira toda a coleção de planilhas que disponho aqui no blog: Acesse: Coleção de Planilhas

      Obrigado! Retorne sempre...

      Excluir
  14. Olá Professor Charles,
    Baixei a planilha e gostei muito, apenas um probleminha, não estou conseguindo usa-lá, nos dois tabletes de 9" e um note chromebook usam a plataforma andróid, e os vínculos não funcionam.
    Tem alguma versão para andróid?
    Abs.
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz!

      Infelizmente só tenho as planilhas na versão .xls (Excel).

      Excluir
  15. boa noite charles, como faço para imprimir o diario obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo...

      Você deve imprimir conforme impressão em Excel. O diário não foi construído para impressão e por isso as planilhas podem não estar configuradas para encaixarem cada uma em uma página de impressão.
      Isso deverá ser observado e organizado pelo usuário!

      Obrigado!

      Excluir
  16. Olá amigo

    Gostaria de saber se tem como configurar a planilha para colocar lista de presença diária (faltas e presença) fazendo um link para as Frequência.

    Att Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,

      É possível sim. Você precisará desbloquear as planilhas com a senha informada na postagem. Criar uma planilha para os meses ou várias planilhas (uma para cada mês) e realizar a contagem das faltas (soma). Depois é só exportar (link) para a planilha de acumulado de faltas que já existe.

      Excluir
  17. Parabéns! Obrigada por compartilhar esse trabalho e que Deus te abençoe muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      É bom saber que o material tem sido útil.

      Até breve.

      Excluir
  18. Excelente seu trabalho Charles Bastos! Adaptei bem aqui aos meus interesses. Deus te proteja sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Edmar!

      Retorne sempre e confira outros matérias.

      Até breve!

      Excluir
  19. AMIGO SIMPLESMENTE NOTA 1000, OBRIGADA.
    QUERIA MAIS UMA ORIENTAÇÃO COMO FAÇO PRA COLOCAR ANTES DA PLANILHA DOS NOMES /BOLETIM UMA PLANILHA COM DADOS DO ALUNO TIPO PAI MAE.... SEI MONTAR A PLANILHA MAS NÃO CONSIGO FAZER ELA IR AUTOMATICAMENTE PREENCHER AS DEMAIS COM O NOME DO ALUNO. VC PODE ME AJUDAR? MEU EMAIL renatawra@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Waldeci... Devem haver outras formas, mas para as planilhas que disponho, creio que ou seja necessário criar uma planilha para cada aluno ou criar uma macro com banco de dados... O primeiro é trabalhoso e nada útil, o segundo modo não sei organizar.

      Para integrar vários dados seria melhor estruturar um sistema.

      Obrigado por sua presença aqui no blog.

      Excluir
    2. Olá Waldeci... Devem haver outras formas, mas para as planilhas que disponho, creio que ou seja necessário criar uma planilha para cada aluno ou criar uma macro com banco de dados... O primeiro é trabalhoso e nada útil, o segundo modo não sei organizar.

      Para integrar vários dados seria melhor estruturar um sistema.

      Obrigado por sua presença aqui no blog.

      Excluir
  20. Acredito que os 3 links adicionais não estão funcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Os links precisam mesmo serem atualizados... Vou procurar resgatar as postagens, caso elas ainda existam e atualizar os links.

      Obrigado!

      Excluir
  21. Oi, Charles! Primeiramente, agradeço, de coração, você disponibilizar as planilhas de forma gratuita para que possamos utilizá-las. Tive um blog e sei que é um trabalho, cujo tempo é "doado", além disso nem sempre é compreendido e valorizado. Parabéns! Encontrei várias planilhas para serem baixadas, porém a que mais se adequou ao que preciso é a sua. Há detalhes que fazem com que a planilha e, por consequência, as fórmulas serem modificadas. Aí que está o problema, pois não sei mexer direito no Excel, mas se você puder me orientar, eu agradecerei muito, e tentarei fazer as mudanças, pois quero muito organizar melhor o trabalho.
    Vamos lá... desculpa eu lhe chatear com minha pergunta, vou tentar ser o mais clara e objetiva possível: Na escola que trabalho a média é 6,0. Após cada atividade avaliativa de cada bimestre, é obrigatória a realização da recuperação, exceto em caso de avaliação com consulta e trabalho.
    Eu trabalho com 3 atividades avaliativas por bimestre na disciplina de Espanhol e com 5 na de Língua Portuguesa, com os valores: 3 + 3 + 4 = 10 (para 3 avaliações) e com as notas: 2 + 2 + 2 + 3 + 1 (para 5 avaliações)
    Sendo assim, eu preciso de 10 campos de avaliação na ordem: avaliação 1; Recuperação (da avaliação 1); avaliação 2; Recuperação; Avaliação 3; Recuperação, Avaliação 4; Recuperação; Avaliação 5; Recuperação. Caso não tenha recuperação, apenas não preencho. Outra questão é que o Excel tem que identificar e somar apenas a maior nota, que no caso são 5 somas (pegando as notas mais altas, entre avaliação e recuperação).
    Além disso, gostaria de um campo depois do 3º bimestre, talvez, onde ficasse melhor, que fizesse a somatória de qual nota o aluno precisa alcançar no 4º bimestre para ser aprovado, lembrando que ele precisa totalizar 240 pontos para ser aprovado e ficar com nota 6,0 (média).
    Peço que verifique para mim se seria muito complicado para você realizar isso e envie o seu orçamento, pois eu quero muito uma planilha de acordo com o que preciso, já que a utilizarei muito ainda, se Deus quiser, e nada mais justo do que prestigiar o seu trabalho. Envie, por favor, o quanto você cobraria para adaptá-la para mim. Desde já agradeço! Diana.
    prof.diana.contato@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 'Diana' (É este o seu nome?)!

      Que bom que você agradou pelo material que disponibilizo. Já me pediram auxílio com planilhas em outros momentos. Nunca antes cobrei pelo serviço, até porque não tenho especificações para tal trabalho. Compreendi o que você deseja para as suas planilhas e isto é perfeitamente possível. Ocorre que demanda tempo para formular, pois algumas alterações são mais elaboradas; em verdade, para que a planilha ficasse bem estruturada, seria necessário que você fizesse um esboço em papel do que deseja e assim eu repasso para o Excel,... Eu teria que refazer toda a planilha.

      Estou começando minhas férias amanhã e só retorno no final de janeiro, já para trabalhar (em 3 instituições de ensino). O tempo é pequeno para o blog (estou terminando uma postagem a respeito das postagens para 2017, e uma delas é quanto a atualização e criação de novas versões para o diário).

      Não posso prometer nada, mas estudarei o que você propõe e possivelmente devo lançar algo a respeito. Se você tiver um tempinho, estruture em papel o que deseja e me repasse por meio de e-mail ou numa rede social (Facebook), vou estudar o que você deseja e faço um esboço, depois você verifica se ficou legal. Mas isso, só em fevereiro! Pode ser! Aguardo seu retorno!

      Por enquanto, muito obrigado por seu contato e por acompanhar o blog.

      Excluir
  22. Oi, Charles! Primeiramente, agradeço, de coração, você disponibilizar as planilhas de forma gratuita para que possamos utilizá-las. Tive um blog e sei que é um trabalho, cujo tempo é "doado", além disso nem sempre é compreendido e valorizado. Parabéns! Encontrei várias planilhas para serem baixadas, porém a que mais se adequou ao que preciso é a sua. Há detalhes que fazem com que a planilha e, por consequência, as fórmulas serem modificadas. Aí que está o problema, pois não sei mexer direito no Excel, mas se você puder me orientar, eu agradecerei muito, e tentarei fazer as mudanças, pois quero muito organizar melhor o trabalho.
    Vamos lá... desculpa eu lhe chatear com minha pergunta, vou tentar ser o mais clara e objetiva possível: Na escola que trabalho a média é 6,0. Após cada atividade avaliativa de cada bimestre, é obrigatória a realização da recuperação, exceto em caso de avaliação com consulta e trabalho.
    Eu trabalho com 3 atividades avaliativas por bimestre na disciplina de Espanhol e com 5 na de Língua Portuguesa, com os valores: 3 + 3 + 4 = 10 (para 3 avaliações) e com as notas: 2 + 2 + 2 + 3 + 1 (para 5 avaliações)
    Sendo assim, eu preciso de 10 campos de avaliação na ordem: avaliação 1; Recuperação (da avaliação 1); avaliação 2; Recuperação; Avaliação 3; Recuperação, Avaliação 4; Recuperação; Avaliação 5; Recuperação. Caso não tenha recuperação, apenas não preencho. Outra questão é que o Excel tem que identificar e somar apenas a maior nota, que no caso são 5 somas (pegando as notas mais altas, entre avaliação e recuperação).
    Além disso, gostaria de um campo depois do 3º bimestre, talvez, onde ficasse melhor, que fizesse a somatória de qual nota o aluno precisa alcançar no 4º bimestre para ser aprovado, lembrando que ele precisa totalizar 240 pontos para ser aprovado e ficar com nota 6,0 (média).
    Peço que verifique para mim se seria muito complicado para você realizar isso e envie o seu orçamento, pois eu quero muito uma planilha de acordo com o que preciso, já que a utilizarei muito ainda, se Deus quiser, e nada mais justo do que prestigiar o seu trabalho. Envie, por favor, o quanto você cobraria para adaptá-la para mim. Desde já agradeço! Diana.
    prof.diana.contato@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Charles! Agradeço sua resposta. Sim, meu nome é Diana. Eu entrarei em contato com você, com certeza. Retornarei ao trabalho só em fevereiro mesmo. Muito obrigada! Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Aguardo seu contato... Com tempo poderei fazer algumas sugestões!

      Até breve!

      Excluir
  24. Acho que eu tenho um modelo de planilha que poderia atender aos anseios dessa moça, Charles. Pode entrar em contato. Gostaria também que pudesse disponibilizá-la de forma gratuita no blog. Você poderá visualisá-la neste link: http://files.comunidades.net/poia/DC2016MT.xlsx
    Retorne, o contato, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jones!

      Que bom! Gostaria sim de disponibilizar seu material... Vou conferir e retorno novo contato!

      Excluir
  25. GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA PLANILHA SUA CHARLES QUE TENHA A FREQUENCIA DIARIA EM VEZ DE TER A MENSAL TEM COMO VC COLOCAR OU FAZER ALGO DO TIPO AGUARDO RETORNO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Até então, com frequência, organizei este modelo, mas tenho outro modelo no blog que permite organizar a frequência por bimestre (feito por um leitor: DIÁRIO DE CLASSE (versão leitor)).

      Infelizmente, não tenho tempo para personalizar as planilhas. Estou com três empregos em três turnos. É difícil fazer algum outro compromisso!

      Obrigado por sua presença aqui no blog!

      Excluir
    2. tem como em vez das notas serem por peso eu posso apenas fazer o somatorio e dividir por 3? para da a nota bimestral

      Excluir
    3. Olá Dbv Neto!

      Tem sim. Fiz até um diário mais simples que possui justamente três notas por bimestre somadas com média tal como você sugere. Confira: Diário de Classe - 3 notas em somatória por bimestre

      Obrigado pelo contato!

      Excluir
  26. Respostas
    1. Obrigado pelo retorno!

      Esteja sempre por aqui no blog.

      Excluir