Artigos recentes

Navigation

Repositórios digitais recheados de TICs para o ensino e a aprendizagem!

Conheça alguns repositórios e a variedade de recursos que eles disponibilizam para o ensino e a aprendizagem.
Você conhece alguns dos inúmeros repositórios disponíveis na web? Conheça e utilize alguns dos diversos Objeto de Aprendizagem disponíveis nos repositórios. O TICs na Matemática indica!

Nestas últimas décadas a tecnologia tem proporcionado mudanças ainda maiores nos processos das mais diversas atividades e setores. Na educação, isso também tem ocorrido, mas para considerável parte do Brasil, esse movimento não acompanha a velocidade com que inovam em tecnologia.

As discussões a respeito de recursos tecnológicos, das TIC na Educação - Tecnologia da Informação e Comunicação, e de uma série de outras possibilidades que proporcionam novas práticas de ensino e aprendizagem estão presentes em inúmeros trabalhos de pesquisadores, professores e outros interessados. Aqui no blog, você encontra várias postagens em que trato de assuntos a este respeito e algumas sugestões de atividades e ambientes de ensino e aprendizagem. Alguns destes artigos, por destaque:



Repositórios digitais recheados de TICs para o ensino e a aprendizagem!


Repositórios digitais recheados de TICs


Os repositórios digitais agrupam considerável coleção de recursos disponibilizados por alguma entidade, com diversas finalidades. Trataremos de alguns destes repositórios específicos para o ensino e aprendizagem. Os repositórios digitais costumam possuir uma equipe responsável por organizar todos os recursos disponibilizados e por isso guardam e compartilham ótimos recursos que colaboram em práticas de ensino e aprendizagem. Alguns destes repositórios estão indicados na lista que segue, como exemplificação de como eles são:
  1. Banco Internacional de Objetos Educacionais;
  2. BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações;
  3. Casa das Ciências;
  4. CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao Uso de Tecnologia na Aprendizagem (UFGRS);
  5. Dia-a-Dia Educação - Portal Educacional do Estado do Paraná;
  6. Domínio Público - Biblioteca digital;
  7. Fábrica Virtual - Laboratório de Estudos Cognitivos;
  8. LabVirt - Laboratório Didático Virtual (USP-SP);
  9. LORDEC - Learning Object Research Development and Evaluation Collaboratory;
  10. MERLOT II - Universidade Estadual da Califórnia;
  11. OER Commons - Open Educational Resources;
  12. Portal do Professor;
  13. PROATIVA - Grupo de pesquisa e produção de ambientes interativos de aprendizagem;
  14. RIVED - Rede interativa Virtual de Educação;


Se você deseja verificar outros repositórios, confira a lista de repositórios institucionais no ibictWIKI, ou mesmo a lista de repositórios educacionais disponíveis online no WIKIVERSIDADE. Ao visitar estes repositórios, você perceberá que alguns dos projetos infelizmente não foram continuados, mas eles continuam disponibilizando os recursos. Pesquise na web, certamente você encontrará outros ótimos repositórios!



Um pouco mais: Objeto de aprendizagem e REA!


Objetos de aprendizagem são recursos que podem ser utilizados através de algum recursos tecnológico para o ensino e para a aprendizagem. Um exemplo em Objetos de aprendizagem em matemática (USP - ICMC/São Carlos).

REA ou Recursos Educacionais Abertos, são os diversos materiais para ensino e aprendizagem que estão disponíveis livremente na web. Mais informações a respeito em Recursos Educacionais Abertos (na Wikipédia)




Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: