Artigos recentes

Navigation

Referências da História da Matemática - A Matemática através dos tempos!

Postagem em construção, com coleção de referências sobre a História da Matemática através dos tempos.
Havia pensado em estruturar uma postagem em constante construção, adicionando aos poucos os fatos da Matemática e colecionando informações sobre os Matemáticos através dos tempos. Mas com um pouco de pesquisa, percebi que já são vários sites e blogs que procuram disponibilizar datas sobre a História da Matemática ou Cronologia da Matemática.

Resolvi reunir alguns links a respeito destes fatos e matemáticos, como fonte de pesquisa. A história da Matemática é muito importante não apenas pelo registro de datas, mas pelos fatos que levaram à construção de teorias e bases matemáticas tão amplamente utilizadas hoje e que se quer remetemo-nos à sua origem.

Conhecer a origem ou como se formou determinado fato, determinada teoria é importante para situá-los quanto a sua necessidade usual ou quando não por uma necessidade, mas por consequência de estudos e relações históricas, marcando uma época e como aquilo se desenvolveu. Muito da história da Matemática não tem origem confirmada, mesmo assim, os relatos a respeito são riquíssimos e certamente contribuem para o ensino e a aprendizagem.

Referências da História da Matemática - A Matemática através dos tempos!

Referências da História da Matemática através dos tempos!


As referências aqui citadas são responsáveis pelos registros de datas e fatos sobre a Matemática disponibilizados em seus artigos. Existem certamente, inúmeras outras fontes a respeito da temática, algumas delas estão indicadas nesta postagem.

Referências na Internet


  • BLOGS E SITES

Blog Fatos Matemáticos: Algumas Datas Importantes para o Saber Matemático;

Blog Matemática Life: Cronologia da Matemática; [Blog descontinuado]

Blog Matemática na Veia: Cronologia da História da Matemática;

Blog O Baricentro da Mente: Períodos Matemáticos e Breve Cronologia de $\pi$;

Site IMÁTICA: ambiente da USP (Universidade de São Paulo), que disponibiliza várias seções, tendo como uma delas História da Matemática;

Site [Klark Universit - em inglês]: Euclid's Elements, Table of Contents;

Site [Escola de Matemática e Estatística da Universidade de St Andrews, Escócia - em inglês] - História da Matemática [Matemáticos, por dias do ano];


Site Wikipédia: Cronologia da História da Matemática ou referência deste site sobre História da Matemática no Facebook;


  • ARTIGOS E REVISTAS
A história da matemática. Resumo literário da obra de Carl B. Boyer. [Site; Curso Intersecção].

Conceitos Fundamentais da Matemática. Indicação de leitura do livro de Bento de Jesus Caraça.

História da Matemática no Ensino da Matemática. Artigo adaptado do artigo de Jean Paul Guichard. Universidade de Coimbra.

Revista Brasileira da História de Matemática. Versão on-line da revista de divulgação internacional, da SBHMat (Sociedade Brasileira de História da Matemática).


  • VÍDEOS E OUTROS
Aplicativo: Minds of Modern Mathematics. Criado pela IBM [idioma: inglês].

Playlist: A história da Matemática [Canal TICs na Matemática]. 4 episódios no canal UNIVESPTV. Produção BBC e Open University.

Playlist: História da Matemática para Professores [Canal Professor Leo Akio Yokoyama]. Videoaulas do curso de História da Matemática do Profmat. [Apesar de serem gravações de aulas em sala, são ótimas aulas dos professores Tatiana Roque e João Bosco Pitombeira].

Podcast: História da Matemática. Dragões de Garagem.  [Vale a pena conferir outros podcast].



Referências de Livros


A web disponibiliza uma enormidade de informações, mas os livros são muito necessários. Neles percebo algo mais atrativo que nas páginas da internet, talvez por conta da possibilidade do barulho ao folhear, do cheiro, do sentimento de maior proximidade. O que importa é que o saber nunca é bastante e ler é imprescindível.

A História da Matemática - Desde a Criação das Pirâmides até a Exploração do Infinito. Livro de Anne Rooney, traduzido por Mario Fecchio.

A Matemática Através dos Tempos. Livro de William P. Berlinghoff e Fernando Q. Gouvêa. Editora Blucher. Traduzido por Elza Gomide e Helena Castro.

A Matemática no Brasil. História de seu desenvolvimento. Livro de Clóvis Pereira da Silva. 

História da Matemática - Livro traduzido. Carl B. Boyer e Márico Antônio de Figueiredo. [Ótima referência]

História da Matemática - Uma Visão Crítica, Desfazendo Mitos e Lendas. Livro de Tatiana Roque. Editora Zahar.

Origens da Matemática. A pré-história da Matemática. Livros de Manuel Campos de Almeida.

Várias Faces da Matemática. Tópicos para licenciatura e leitura geral. Livro de Geraldo Ávila. Editora Blucher. 


Está postagem permanece em construção, enquanto pesquiso vou adicionando os incontáveis fatos da Matemática e dos matemáticos. Contribua você também para ampliar nossas referências! Quanto mais leitura melhor. As referências adicionadas aqui são fruto de blogs e sites que sigo, além de algumas recomendações de leitores.


Assine nosso Feed e receba todas as atualizações do blog em seu e-mail.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: