Artigos recentes

Navigation

Uma calculadora em certos momentos é muito bem-vinda!

Recomendação de softwares (calculadoras) que realizam inúmeros cálculos.
Ora, máquinas calculáveis (calculadoras) estão presentes em incontáveis segmentos e para inúmeras finalidades. Vivemos num tempo em que é preciso aprender a utilizar os recursos computacionais. Não podemos ser reféns delas, nem mesmo tornarmo-nos dependentes; aprender a base teórica e deter bom raciocínio lógico são imprescindíveis até mesmo para saber utilizar corretamente quaisquer TIC, afinal, a grande maioria delas foi concebida e necessita de algum algoritmo lógico-matemático para retornar soluções aos problemas aos quais elas estão programadas para executar.

Uma calculadora em certos momentos é muito bem-vinda!

Em "Devo usar calculadora em sala de aula!" comento a respeito de algumas experiências e observações que tive enquanto estudante e professor sobre o uso da calculadora. No blog disponibilizo também uma coleção de planilhas eletrônicas (Excel/Calc) que executam inúmeras funcionalidades.

No último mês, envolvido com algumas atividades que demandam muitos cálculos, resolvi por encurtar alguns deles utilizando o recurso de uma calculadora para obter uma matriz inversa. Numa rápida busca encontrei a calculadora desejada. Resolvi por organizar algumas sugestões de calculadoras bem legais que podem contribuir para, por exemplo, reduzir o tempo gasto com cálculos extensos e que não são prioridade para o momento de ensino ou aprendizagem. 

Abaixo seguem quatro sugestões de calculadoras (softwares) ou sites:

Calculadora de matrizes - O site disponibiliza inúmeras possibilidades de cálculos entre duas matrizes ou de propriedades de uma matriz.
Calculadora de Matrizes
Página inicial do site.

CalculadoraOnLine - O site disponibiliza uma boa coleção de calculadoras com diferentes funcionalidades, por exemplo, divisão de polinômios, limites, integrais, derivadas, bases numéricas, conversões, financeiras, fórmulas geométricas, gráficos.
CalculadoraOnLine
Página inicial do site.

ProfCardy - Calculadoras de Matemática - O site oferece a possibilidade de obter o resultado de alguns cálculos específicos, tais como: Máquina de fatorar, IAC, IMC, gerador de senhas fortes, seguro desemprego, calculadora do milhão, cálculo do imposto de renda e INSS, salário do professor, atualização monetária, sistemas, matrizes, bases, e outras.
ProfCardy - Calculadoras de Matemática
Página das Calculadoras no site.


WolframAlpha - O site permite obter cálculos como: análise algébrica e gráfica de inúmeras funções, limites, derivadas, integrais e muito mais [disponível em inglês].
WolframAlpha
Página inicial do site.

Calculadora Google - É a Google possui uma calculadora! Digite, por exemplo, uma expressão numérica no buscador Google e você verá a calculadora mostrada na imagem abaixo. Leia mais em Lançada nova calculadora da Google [Blog Profº Edigley Alexandre] e pesquise por lá e encontre outros artigos a respeito.
A imagem abaixo exibe um erro de retorno da calculadora, ao fazer $0^0=1$.
Calculadora Google
Página de retorno sobre a calculadora.


Conhece algum site ou blog que disponibiliza calculadoras como estas? Comente esta postagem!



(Esta postagem pretende ampliar a lista de sugestões de calculadoras. Algumas estão sendo testadas e logo mais aparecerão por aqui.)
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: