Artigos recentes

Navigation

O que é Informática?

       Como parte da atividade de hoje, alguns alunos foram questionados sobre "O que é informática?" e tiveram que realizar o registro em papel, depois cada um deixar sua resposta no Grupo IntegraMídia (IM). Outras duas alunas foram encarregadas de responderem a mesma pergunta, só que elas poderiam realizar algumas leituras (pesquisa) e então organizar um pequeno artigo, também disponibilizado no Grupo IM. Discutimos sobre algumas outras possibilidades para os próximos encontros, sobre a atividade que será desenvolvida pela professora Leonora e sobre como está sendo o projeto. Além de criar alguns perfis no Facebook e mostrar algumas funcionalidades.

Segue alguns retornos do dia:



Redação (Emanuela e Gabriella - 9º ano)

     Informática é uma palavra que descreve o conjunto das ciências da informação, sendo assim também derivada das palavras: Informação e Automática, das quais definem o seu sentido, que através do meio mais usado, o computador, faz o papel de transmitir uma informação automática. 

     O estudo da informática começou após grandes matemáticos como Pitágoras e Alan Turing estudarem meios de resolver ou computar problemas. Com todos os avanços e evoluções, a motivação era cada vez maior ao saber que máquinas conseguiriam resolver problemas de forma mais ágil e eficaz. 

     A informática esta cada vez mais evoluída, e vem sendo mais necessária na vida das pessoas, fazendo com que o uso de computadores (ou algo do estilo), em casa seja cada dia maior, pois nos proporciona um grandioso mundo de conhecimento; a utilizamos para estudar, realizar pesquisas e aproximarmo-nos de pessoas que estão distante por meio das diversas redes sociais. 

     Percebemos também que atualmente a maioria da população tem conhecimento e acesso a computadores desde crianças; ate os idosos têm usufruído muito da informática. As pessoas vão cada vez mais se aperfeiçoando. 

     A informática proporciona muitas coisas à vida de todos. Não há como negar a presença a todo instante de alguma tecnologia e a ela atrelada a informática; exemplos são: o acesso a informações de contas no banco, eletrodomésticos sofisticados, aparelhos que agregam cada vez mais funções, etc.


Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: