Artigos recentes

Navigation

Material para alfabetização de aluno com deficiência auditiva

O material disponibilizado para download foi organizado para auxiliar uma professora e sua aluna com deficiência auditiva
Em fim de férias, resolvi por organizar alguns materiais que estiveram guardados em HD em outro formato de mídias, procurando evitar possível perca, quando vi alguns arquivos que construí para auxiliar uma professora e sua aluna com DA (Deficiência Auditiva). Resolvi por partilhar estes arquivos aqui no blog.

Material para alfabetização de aluno com deficiência auditiva

O material foi confeccionado com a coleta de imagens na web e com a captura de tela de alguns vídeos disponibilizados em canais do youtube. Não foram muitos materiais confeccionados, mas se encontram disponíveis para download:
  • Alfabeto ilustrado;
  • Alfabeto silábico;
  • Alfabeto;
  • Cores;
  • Dias para construir calendário;
  • Família;
  • Frutas;
  • Números - cartões grandes;
  • Números.

Não há uma receita, não se tem isto ou aquilo em educação, não importa a modalidade, justamente porque todos têm suas diferenças e cabe a nós professores, procurar modos de proporcionar aprendizado para o aluno, seja ele quem for. Não somos um professor da turma, somos um professor para cada aluno; o que é preciso é isso, procurar proporcionar sempre, com o que podemos, melhores condições de ensino e aprendizagem para cada aluno.

A web é rica. São inúmeras fontes que nos permite a pesquisa, a leitura, a elaboração, a reelaboração, a criação e a disponibilidade. Seguem sugestões de alguns blogs e sites que disponibilizam conteúdo para leitura e recursos de AEE ao aluno com deficiência, para que possam servir de pontapé para novos links:

Download

Os arquivos estão salvos em .pdf e podem ser baixados de forma individual. Faça o download clicando no ícone abaixo. Se desejar ter os arquivos em .docx (word), basta encaminhar mensagem na página para contatos, que retorno com os arquivos originais.
A planilha está disponível para download a partir dos servidores abaixo. Caso queira editar, implementar ou conferir algumas funções da planilha, a senha de desbloqueio é a sequência de 1 a 6.
  • Arquivo originado em: Leitor PDF.

Google Drive
Google Drive
Box
Box

Aproveito para deixar um texto, que me foi apresentado em um curso que participei. Não me recordo, mas pesquisando, o texto em verdade é letra de uma música. A letra, segundo o Portal Luteranos, é de Silvio Meincke.

O amor não é diferente

Me confundem, menino, teus olhos,
Os teus risos, trejeitos, enfim.
Me ajuda a entender os teus gestos!
O que queres dizer para mim?

És diferente?
Vem e completa esta roda.
És diferente?
Vem e completa esta roda com a gente!

Me surpreende, menino, teu jeito,
Tua maneira de me conquistar.
Afinal, não és tão diferente.
Vem, o amor nunca é diferente!

A tua luta é maior que a minha,
Pois é lenta e confusa a tua mente.
Vem depressa dançar nessa roda.
Coração nunca é diferente.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: