Artigos recentes

Navigation

Planilha de orçamento e desconto no Excel

Retorno ao pedido de uma leitora sobre planilha de orçamento e desconto confeccionada no Excel.
Planilha de orçamento e desconto no Excel

Esta postagem surgiu após uma divulgação que fiz no grupo "Matematica4ever" do Facebook, sobre as planilhas que organizo e disponibilizo aqui no blog. Um membro deste grupo, Karol Paulo Chaves, visualizou o convite e me encaminhou o seguinte pedido:
Karol Paulo: Oiii... Será que você pode me ajudar... Preciso de uma fórmula no Excel que me ajude em porcentagem... Por exemplo, tenho uma planilha de orçamento, e a planilha tem 1.000 itens e preciso baixar 20% do valor unitário de cada item, como faço para não precisar baixar item por item? Por exemplo jogar a porcentagem em todos os itens do valor unitário da planilha de orçamento??? Obrigado.

Conversamos sobre o que ela me pediu; expliquei um modo de como proceder para organizar uma planilha no Excel com a funcionalidade desejada. Agradeci por ela ter se atentado para o convite e resolvi pedir-lhe para usar seu nome e divulgar o exemplo aqui no blog, ela autorizou e me retornou:
Karol Paulo: De nada... Nossa você facilitou minha vida 100%. Muito obrigado. Porque até então eu fazia item por item e as planilhas que uso têm mais de 1.000 itens; têm dias que faço umas 4 planilhas dessas... Muito obrigado!
É muito bom perceber que aquilo que dedicamos a produzir tem sido útil para aqueles que são seguidores do blog ou que de link em link chegam até meus textos. Resolvi postar o exemplo que repassei para a Karol. Trata-se de uma planilha simples, sem muita elaboração, mas que foi de encontro ao que ela havia pedido.

Planilha de orçamento e desconto no Excel

A planilha possui a estrutura de uma nota de registro de produtos:
  • Coluna cinza, para preenchimento da identificação do produto. Nela estão os exemplos de "Caderno" e "Lápis";
  • Coluna verde, para descrever características sobre o produto;
  • Coluna rosa, para adicionar o valor unitário do produto (sem desconto ou acréscimo/juro);
  • Na coluna amarela, não se faz preenchimento, pois os dados estão automáticos, em que se calcula o valor do produto com desconto de 20% (que foi o que a Karol me pediu).
    • Nessa coluna a fórmula aplicada foi do tipo: =SE(E6="";"";E6*0,8) que consta na célula F6, e foi reproduzida para as demais células da mesma coluna; observe que o cálculo refere-se a multiplicar o valor adicionado na célula à esquerda por $0,8$, que corresponde a atribuir um desconto de $20$% sobre o valor original do produto (valor unitário da coluna rosa);
    • O tratamento com a condicional SE, foi apenas para que as células da coluna F, não estejam preenchidas a menos que um valor seja inserido na coluna E; pois o Excel, por padrão, preenche com $0$ células vazias, utilizadas em fórmulas;
  • A coluna azul é um acréscimo, em que não se faz preenchimento, e que também retorna o cálculo de desconto sobre o valor unitário do produto, mas diferente da coluna amarela, há um espaço, também em azul, logo ao lado desta coluna, em que o usuário pode escolher a taxa de desconto.
    • A fórmula atribuída para esta coluna foi do tipo: =SE(E6="";"";SE(\$I\$5="";"";E6*(1-\$I\$5))), que em linguagem matemática refere-se à fórmula:
$V_d = V_u \cdot (1 - i)$
Observe que
  • $V_d$ é o valor do produto aplicado o desconto;
  • $V_u$ é o valor unitário do produto;
  • $1$ é a referência a $100$%;
  • $i$ é a taxa de desconto a ser aplicada;

Download


A planilha está disponível para download a partir dos servidores abaixo. Caso queira editar, implementar ou conferir algumas funções da planilha, a senha de desbloqueio é a sequência de 1 a 6.
  • Arquivo originado em: Microsoft Office Excel 2010.

Google Drive
Google Drive
Box
Box

Obrigado Karol por me procurar quanto ao auxílio, por prestigiar o conteúdo deste blog e por permitir divulgar seu nome. A planilha está disponível para download, mas pretendo elaborar uma planilha com mais funcionalidades e acompanhada de sugestões de aplicação em aulas de matemática.

Só não podia deixar de registrar mais um exemplo de utilidade do nosso blog e das planilhas no cotidiano. E apesar de existirem várias planilhas, bem mais elaboradas que esta na web, conseguimos ser pontuais; esta dica pode ser útil para outros leitores.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: