Artigos recentes

Navigation

Palestra sobre formação continuada e tecnologias na educação no SENATED

Referência à palestra sobre formação continuada e tecnologias na educação que organizei para participação no SENATED - Seminário Nacional de Tecnologias na Educação.
Foi ao ar no último dia 18 de setembro, a minha primeira participação em eventos voltados para a educação, na forma de palestra gravada. A palestra foi preparada após um contato da professora Cristiane Mendes e por enquanto estará disponível apenas para quem adquirir o acesso ouro disponibilizado pelo evento.

SENATED - Palestra sobre formação continuada e tecnologias na educação

A professora Cristiane me fez um convite inesperado, mas que espero ter honrado com essa experiência inicial. De um contato através do meu blog, veio a oportunidade de participar do Seminário Nacional de Tecnologia na Educação.

Com o acesso ouro, o usuário poderá acessar no tempo que desejar quaisquer palestras do evento, bem como uma série de outros recursos. Mais informações sobre o que o acesso ouro disponibiliza pode ser visualizado no artigo que divulga o SENATED.

Retornos da participação no SENATED

A maior parte dos retornos dos ouvintes da palestra que organizei, veio por meio de comentários enquanto a palestra foi disponibilizada pelo evento.
Estou adorando a palestra, porém, na minha opinião o centro do processo, agora é o ALUNO. Se faz necessário, nós professores e especialistas mantermos uma formação continuada sólida e constante, que faça com que nós não sejamos vistos como "alienados" no pensamento dos nossos alunos. (Ailton Adriano - UFOP - Ouro Preto
As mídias digitais são importantíssimas para resinificar nossas práticas e atender as necessidades dos nossos alunos. (Marcela Duarte - Faculdade Dinâmica)
A abordagem está excelente! A formação continuada deverá incluir as competências necessárias para que o professor utilize as tecnologias a seu favor.  (Andréa Cesar - Acadetec)
Olá, Charles Bastos. Como integrante da equipe pedagógica do NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional, Superintendência Regional de Ensino, percebi que tenho praticamente as mesmas facilidades e dificuldades no incentivo do professor na utilização das TIC com os alunos, nas escolas. Abraços.  (Emanuelle Nova - SEE - MG
Charles! Parabéns pela iniciativa e participação como palestrante no SENATED. Ousar sempre! Tema muito pertinente... busca por novas práticas de ensino aprendizagem. (Gilda Aquino - UFG)
Muito bom seu blog e sua palestra, ótimas e possíveis atividades. (Carla Oliveria - UFF)
Sensacional a apresentação. Parabéns! (Curso Redes Sociais - Fortaleza
Muito boa a palestra! Gostei muito do projeto integramídia, também fiz a pós em mídias na educação e precisamos urgentemente adequar os instrumentos tecnológicos às nossas aulas. (Carmem Duraes - UNIMONTES - MG
Acredito que esse seja o ponto mais difícil: a resistência do professor em utilizar os recursos e instrumentos tecnológicos, principalmente em investir em sua formação continuada. Muitos educadores sem conhecimento, ainda tem o preconceito de que o Facebook só pode ser usado para bate papo e compartilhamento social e não educacional. Dentro do meu trabalho utilizo muito o "Facebook" como fonte de pesquisa na minha prática educacional, até porque existem muitos grupos de trabalho e de compartilhamento de conteúdo e fontes de informações. (Danielle Cristian - DF)
Muito bom repensar sobre as práticas educacionais e os desafios do "ser" professor. Parabéns ao SENATED! (Simone Costa - Faculdades São José - RJ
Estou maravilhada com as palestras e fica cada vez mais claro que é necessário sermos ouvintes, e pararmos em algum momento para apropriarmos de experiências de outros, conhecimentos novos ou não, mas que com toda certeza vai agregar valores, trazer mudanças para as nossas práticas em sala de aula. (Eli Moreira - São Paulo)
Agradeço por todos que prestigiaram o evento e principalmente aos comentários direcionados à minha participação. Espero ter a oportunidade de participar novamente do evento, podendo contribuir para o uso das tecnologias na educação e para divulgar minhas experiências enquanto professor em formação. O vídeo da minha participação no evento foi retirado do YouTube.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: