Resolvi descrever um pouco sobre esta atividade, por considerar ser uma boa sugestão de aula que relaciona Excel e Matemática. Entre 2012 e 2013, desenvolvi esta atividade no Projeto IntegraMídia, que em parte ainda é desenvolvido pela dinamizadora de laboratório das escolas do município em que moro.
Esta atividade foi realizada com alunos do 6º ao 9º ano, no eixo Tratamento da Informação em Matemática, os alunos do IM (IntegraMídia) foram instruídos sobre algumas funcionalidades básicas do Excel, ao se criar tabelas e gráficos (setores, barras, colunas, etc.), organizando dados e procurando extrair informações relevantes. Confira outras sugestões de aulas aqui no blog.
Excel e Tratamento de Informação
Antes que começassem a trabalhar, os alunos foram instruídos a utilizar algumas funções do Excel a partir de um exemplo simples. Neste exemplo apresentei características importantes a se registrar em um quadro (tabela caso as laterais sejam abertas), algumas configurações e fórmulas básicas, descrevi a respeito e construir alguns gráficos e relacionei os conceitos a serem trabalhados em sala de aula quanto ao conteúdo de matemática (tratamento de dados e informação, gráficos, tabelas, quadros, etc.).
Os valores aqui indicados são fictícios e colhidos entre os alunos presentes.
Gráfico de colunas (atenção para o erro ao se acrescentar disciplinas como se fosse uma das possíveis escolhas). Observe que não estão presentes, legenda, título, nome de eixos e outros elementos. Tal característica se repete em outros exemplos.
Gráfico de setores (pizza), com valores totais em porcentagem.
Gráfico de barras.
Gráfico de linhas.
Depois de discutir sobre os exemplos de gráficos, lancei uma proposta em que os alunos deveria criar suas perguntas, suporem possíveis valores para uma pesquisa e reproduzirem estes dados em quadros, tabelas e gráficos.
Todo este desenvolvimento foi realizado em contra turno com alunos que participavam do projeto. A intenção principal do projeto era instruir alguns alunos sobre o desenvolvimento de aulas usando recursos tecnológicos e em como utilizar estes recursos (Excel); estes alunos por sua vez, ficavam responsáveis por reproduzir o que aprendiam no projeto para outros colegas e até mesmo a auxiliarem os professores a desenvolverem aulas utilizando os recursos.
Alguns exemplos da atividade preparatória para ser aplicada posteriormente em sala de aula foram:
Exemplos Criados Por Alguns Alunos
Para finalizar, foram apresentados algumas funções adicionais e informações relacionadas à matemática, como a criação de textos com proposições, hipóteses e resultados através da manipulação de dados, encontrar a porcentagem por meio da proporção (regra de três simples) e ainda alguns outros elementos a serem acrescentados nos gráficos.
Toda a oficina foi aplicada posteriormente em forma de trabalho em três etapas:
- Descrição e explicação de como desenvolver a atividade que foi proposta;
- Preparação, pesquisa e montagem de material realizado extra-classe; e
- Apresentação e exposição em sala de aula.
Comente este artigo: