Artigos recentes

Navigation

Scratch, linguagem de programação com interface

Scratch é uma linguagem de programação orientada a objetos que permite criar animações, jogos, arte, sons e histórias. Imagine, Programe, Compartilhe!

Scratch

Fui convidado a participar de um grupo fechado no facebook que tem estudado e partilhado experiências sobre o Scratch. Ainda não criei projetos ou colaborei com o grupo, mas iniciei alguns passos para aprender a utilizar mais uma TIC, e a pesquisar sobre sua aplicação em sala de aula. Aos poucos irei adicionando novas informações e materiais a respeito.

Scratch, linguagem de programação com interface

Mas afinal, o que é Scratch?


Scratch é uma linguagem de programação orientada a objetos que permite criar animações, jogos, arte, sons, histórias e outros. Há uma interface gráfica que permite estruturar uma sequência de comandos editáveis (os comandos podem ser modificados), agrupados em várias categorias, que são encaixados e findam por produzir ações desejadas.
De acordo com a Wikipédia, Scratch foi criada por Mitchel Resnick em 2003 pelo Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology - Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O site do MIT disponibiliza alguns projetos para download.

Scratch, linguagem de programação com interfaceMais sobre o Scratch pode ser consultado no site Scratch (http://scratch.mit.edu/), uma comunidade que disponibiliza uma série de projetos. Nela você poderá se cadastrar para baixar todos os projetos disponibilizados em categorias (Animações, Arte, Jogos, Música e Histórias) e também disponibilizar seus futuros projetos. Além de poder ler outras informações a respeito da linguagem e sua interface, ele possui alguns vídeos tutoriais e outros guias.


Recomendações sobre o Scratch


[1] Faça o download do Editor do Scratch e outros componentes (Adobe AIR e materiais de apoio) a partir do mesmo site indicado anteriormente. O editor está disponível para Mac OS, Windows e Linux. 


[2] Aulas no Youtube com o professor Marcelo Stavale Molina: "Programando em Scratch 2.0", continue assistindo aos vídeos seguintes a este indicado. Neles o professor segue uma crescente de informações sobre o Scratch bons para os iniciantes.


[3] O Canal Scratch Brasil descrito por ter como missão
propagar a ferramenta Scratch (MIT), ofertando gratuitamente materiais para o desenvolvimento de jogos e animações educativas no software, além de exibir notícias e informações sobre a aplicação das TIC na educação.
O Canal é muito legal, pois disponibiliza vídeos de projetos que podem ser aplicados em sala de aula.


[4] Mais Scratch na web

  • Páginas no facebook: Scratch (software), EDUScratch.
  • Artigos: Scratch: instrumento para o aprendizado criativo na formação continuada de professores; Scratch, Arduino e o Construcionismo: ferramentas para a educação; Educação Ambiental: Scratch como ferramenta pedagógica no ensino de saneamento básico e Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação.

[#] Continue procurando outras fontes sobre o Scratch e faça como o slogan da comunidade Scratch: "Imagine, Programe, Compartilhe!"


Scratch Downloads


Estão sendo colecionados alguns materiais sobre o Scratch e disponibilizados nos servidores a seguir. No material você encontra tutoriais, projetos e outros.

Google Drive
Google Drive
Box
Box


Curta nossa página no Facebook (@TicsNaMatematica) e acompanhe nossas postagens!
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: