Artigos recentes

Navigation

O estudo de Lógica em Diagramas de Venn no curso de Direito

O estudo de Lógica, mais especificamente referenciado por diagramas de Venn é um exemplo da matemática no curso de Direito.
Que tal estudar um pouco de Lógica em Diagramas de Venn com uma visão um pouco diferente da que costumamos ensinar nas aulas de matemática? Por estes dias, me foi pedido auxílio na organização de alguns conteúdos em forma de apresentação para aulas de um curso de Direito. Achei interessante e resolvi disponibilizar parte deste material.

A ideia principal nesta postagem é evidenciar que a matemática está presente em praticamente tudo. E que estudar nunca basta, pois sempre aprendemos mais. Quando nos dispomos a aprender, nos libertamos dos preconceitos a respeito desta ou daquela disciplina, deste ou daquele assunto. Quanto mais estudamos, mais percebemos que o quanto é enorme o que está disponível para se aprender.

Há um artigo do blog Prof Edigley Alexandre, que retrata justamente da presença da matemática em outros campos de ensino e de atuação profissional (exemplificando o caso do curso de Direito). É certo que em muitos cursos não teremos sequer uma disciplina ou mesmo um tema dentro de uma disciplina que faça referência direta à matemática, mas em muitas profissões a matemática se faz presente enquanto estudo e posteriormente na aplicação deste estudo. No caso do direito, existem inúmeras situações em que a matemática é percebida.

Um pouco de matemática no curso de Direito


Lógica matemática no curso de Direito


A lógica surgiu devido a Aristóteles. Um dos conceitos de lógica está relacionado às leis ideais do pensamento e a sua correta aplicação para se conhecer a verdade. Os diagramas de Venn são utilizados no ensino de lógica no curso de direito, no sentido de dar maior visibilidade/clareza às interpretações de enunciados, premissas, conclusões.

A interpretação dada às possibilidades de leitura nos diagramas é diferente da utilizada em teoria dos conjuntos, mas a lógica matemática está presente em ambos e com sentido similar. O conteúdo a respeito da temática está estruturado em duas apresentações:

  • "A importância da lógica jurídica" para que o leitor possa compreender a linguagem utilizada;
  • "Lógica Diagramas de Venn" que exemplifica como os diagramas de Venn são utilizados neste meio.


Download


O material está disponível em arquivo compactado contendo duas apresentações sobre lógica jurídica e diagramas de Venn.
  • Arquivos originados no Power Point, versão 2010;
  • Compactados em Winrar: 358 kB;

Google Drive
Google Drive
Box
Box


Acompanhe o TIC na Matemática no Facebook e assine nosso feed e não perca nenhuma das atualizações!

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: