Artigos recentes

Navigation

Informações importantes sobre o mestrado profissional em matemática

Indicações de ambientes que podem colaborar para estudos das disciplinas do mestrado profissional em matemática - PROFMAT
O PROFMAT é um programa de Mestrado Profissional em Matemática, semipresencial, com bolsas CAPES para professores em exercício na rede pública. O mestrado reserva uma parcela das vagas para professores que trabalham na rede particular (mas neste caso, sem bolsa).

O processo seletivo para os alunos das turmas de 2014, versou de 40 questões a nível de Ensino Médio, mas que exigem certo nível de raciocínio e interpretação, todas de múltipla escolha; com um tempo de 4 horas para realização.

PROFMAT - Mestrado profissional em Matemática

Uma vez aprovado no processo seletivo, o mestrado consta com 9 disciplinas e um Exame Nacional de Qualificação, além do Trabalho Final de Curso. As disciplinas estão organizadas em 4 básicas e nacionais, nomeadas MA11 - Números e Funções, MA12 - Matemática Discreta, MA13 - Geometria I, MA14 - Aritmética, estudadas duas a duas no primeiro ano do curso. As demais disciplinas ficam a critério dos polos escolher; uma delas ocorre no período de Verão Janeiro/Fevereiro e as outras quatro a partir de Março, estudadas duas a duas.

No segundo ano do curso, o aluno possui duas possibilidades de realizar o Exame Nacional de Qualificação (baseado em conteúdos das 4 primeiras disciplinas) e obter um mínimo de 50% de acerto. Se o aluno não é aprovado no ENQ, ele é desligado do programa; e se quiser retornar, deverá fazer novamente o processo seletivo, ser aprovado e, dependendo do polo, aproveitar ou não as disciplinas já cursadas.

Mais a respeito do funcionamento do PROFMAT, pode ser verificado a partir do link: Regimento PROFMAT.

Links recomendados sobre o PROFMAT

  • Profmat SBM. Site oficial do mestrado em que são divulgados assuntos relacionados e informações sobre os editais de seleção.
  • SBM. Sociedade Brasileira de Matemática.
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem. O mestrado conta com encontros periódicos, mas apoiado num AVA, em que cada polo organiza resumos e ou vídeos do material a ser estudado em cada disciplinas. Infelizmente, o que tenho como exemplo - polo de Goiânia - é pouco explorado, quase não há interação por parte de alunos, professor e tutor; fazendo do ambiente um mero depósito de material.
  • Drive Grupo PROFMAT 2013. Alguns alunos se organizaram e criaram um espaço para depositar todo material que conseguissem colecionar sobre o Profmat. Nele constam livros e exercícios das disciplinas do mestrado, conteúdo para estudo e acesso ao curso e outros documentos.
  • Coleção PROFMAT. A coleção reúne alguns livros que contemplam os conteúdos estudados nas 9 disciplinas do mestrado.
  • Grupos no Facebook. São inúmeros grupos criados por alunos do curso. Alguns deles são mais abrangentes.


Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: