Artigos recentes

Navigation

Informações importantes sobre o mestrado profissional em matemática

Indicações de ambientes que podem colaborar para estudos das disciplinas do mestrado profissional em matemática - PROFMAT
O PROFMAT é um programa de Mestrado Profissional em Matemática, semipresencial, com bolsas CAPES para professores em exercício na rede pública. O mestrado reserva uma parcela das vagas para professores que trabalham na rede particular (mas neste caso, sem bolsa).

O processo seletivo para os alunos das turmas de 2014, versou de 40 questões a nível de Ensino Médio, mas que exigem certo nível de raciocínio e interpretação, todas de múltipla escolha; com um tempo de 4 horas para realização.

PROFMAT - Mestrado profissional em Matemática

Uma vez aprovado no processo seletivo, o mestrado consta com 9 disciplinas e um Exame Nacional de Qualificação, além do Trabalho Final de Curso. As disciplinas estão organizadas em 4 básicas e nacionais, nomeadas MA11 - Números e Funções, MA12 - Matemática Discreta, MA13 - Geometria I, MA14 - Aritmética, estudadas duas a duas no primeiro ano do curso. As demais disciplinas ficam a critério dos polos escolher; uma delas ocorre no período de Verão Janeiro/Fevereiro e as outras quatro a partir de Março, estudadas duas a duas.

No segundo ano do curso, o aluno possui duas possibilidades de realizar o Exame Nacional de Qualificação (baseado em conteúdos das 4 primeiras disciplinas) e obter um mínimo de 50% de acerto. Se o aluno não é aprovado no ENQ, ele é desligado do programa; e se quiser retornar, deverá fazer novamente o processo seletivo, ser aprovado e, dependendo do polo, aproveitar ou não as disciplinas já cursadas.

Mais a respeito do funcionamento do PROFMAT, pode ser verificado a partir do link: Regimento PROFMAT.

Links recomendados sobre o PROFMAT

  • Profmat SBM. Site oficial do mestrado em que são divulgados assuntos relacionados e informações sobre os editais de seleção.
  • SBM. Sociedade Brasileira de Matemática.
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem. O mestrado conta com encontros periódicos, mas apoiado num AVA, em que cada polo organiza resumos e ou vídeos do material a ser estudado em cada disciplinas. Infelizmente, o que tenho como exemplo - polo de Goiânia - é pouco explorado, quase não há interação por parte de alunos, professor e tutor; fazendo do ambiente um mero depósito de material.
  • Drive Grupo PROFMAT 2013. Alguns alunos se organizaram e criaram um espaço para depositar todo material que conseguissem colecionar sobre o Profmat. Nele constam livros e exercícios das disciplinas do mestrado, conteúdo para estudo e acesso ao curso e outros documentos.
  • Coleção PROFMAT. A coleção reúne alguns livros que contemplam os conteúdos estudados nas 9 disciplinas do mestrado.
  • Grupos no Facebook. São inúmeros grupos criados por alunos do curso. Alguns deles são mais abrangentes.


Charles Bastos

Comente este artigo:

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Show de bola!!!

    ResponderExcluir
  2. Um parecer so contribuindo .arabenizo! mas completo q pela experiencia e formação na educação digo a ECONOMIA , ao sistema alooooo sistema.... os sujeitos sem VALORES ETICos .... podem saber a melhor matematica do planeta , sem HUMANIZAção , sem INCLUSão nada acontecerá, e a disciplina de exata COM TODO RESPEITO, sempre olha o aluno da EDUCAÇÃO BASICA como quem nada sabe, lamentamos que o BRasil so visulize por olhares de economizar capacitar lingua portuguesa e matematica... so que nossa educação unico problema não é este ..... São varios fatores que vão infuenciar em um IDEB baixo , trabalhamos por CURRICULO de DISCIPLINA ,qdo poderia ser de CURRICULO por Area de Conhecimento, professor HORISTA , não forma vínculos falta muito, quando tem mestrado não quer esta numa educação basica, e mao obra deste pais SAI DA EDUCAÇÃO BASICA a maioria, estas açoes isoladas e fragmentada as vzs estrangula as outras disciplinas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia!

      Obrigado por comentar. Nesta postagem não relato diretamente sobre a qualidade do mestrado ou a qualidade da educação no Brasil, apenas indico algumas referências para quem pretende participar desta formação. Há outra postagem que descrevo um pouco da experiência que tive com este mestrado.

      Excluir
  3. Um parecer so contribuindo .Parabenizo a iniciativa ! mas completo q pela experiência e formação na educação digo a ECONOMIA , ao sistema alooooo sistema.... os sujeitos sem VALORES ETICos .... podem saber a melhor matematica do planeta , sem HUMANIZAção , sem INCLUSão nada acontecerá, e a disciplina de exata COM TODO RESPEITO, sempre olha o aluno da EDUCAÇÃO BASICA como quem nada sabe, lamentamos que o BRasil so visulize por olhares de economizar, capacitar lingua portuguesa e matematica...esta vai respónder por toda educação básica só que nossa educação .....unico problema não é este ..... São vários fatores que vão infuenciar em um IDEB baixo , trabalhamos por CURRICULO de DISCIPLINA ,qdo poderia ser de CURRICULO por Area de Conhecimento, professor HORISTA , não forma vínculos faltam muito, quando tem mestrado não quer esta numa educação básica, e mão obra deste pais SAI DA EDUCAÇÃO BASICA a maioria, estas ações isoladas e fragmentada as vzs estrangula as outras disciplinas.... e deixa a economia do país fragilizada , a maioria dos alunos aprende coisas que não sabe aonde vai usar em sua vida.... eles ficam muito desmotivado , quantas vezes escutamos professoresde exata que passa atividades e não corrije o aluno não sabe nem aonde errou , COMO MUDAR ESTE COMPORTAMENTO?? o problema é relação , o compromisso com a APRENDIZAGEM ela é jogada nas costas do alunos apenas ... e cobrada nas avaliações atividades que não foram corrigidas .... ai o IDEB .... caira sempre e nossos brasileiros, são muitos fatores que contribuem desde uma internet que leva 3 meses para se organizar , ate um laboratorio de informatica que n funciona ha tres anos , e n é por falta de solicitação da escola..., as reformas do predio, a sala de leitura que o professor lotado não tem atitude acha que ganha para ficar la dentro apenas . é uma serie de situações na cultura do descaso e falta de compromisso de muitos que estão envolvidos com educação.

    ResponderExcluir
  4. nao é so para chamar atenção do Brasil,um país que tem um grande atraso em educação ,pouco dispõe de cursos de mestrado a distancia , por isso parabenizo a iniciativa o país precisa muito .
    A critica volta-se por ser pensado apenas para duas disciplina a maioria ..... das ofertas
    e um despertar para os cursos de mestrado que op Brasil necessita de mestrado a distancia e com oferta de outras disciplina , no pais de primeiro mundo isso é bem facil , no Brasil é a maior dificuldade a CAPES reconhecer e convalidade mestrado fora do Brasil e os a distancia , parece até que o Brasil é uma excelência no planeta em educação, quando existe a globalização e nesta hora da educação ela não existe, quantas pessoas ja estudaram mestrado fora da area de educação e não obteve a validação mandam as pessoas andar de pires na mão para validar seu mestrado ......
    O Brasil precisa avançar , em seus olhares de aceitar mestrado de educadores, que vão outros países precisamos derrubar muros, afinal eles investem gastam muito , eles ficam buscando a validação

    ResponderExcluir