Artigos recentes

Navigation

Educação Integral e Mandalas de Saberes

Relação entre as Mandalas de Saberes e a Educação Integral.
O que segue, refere-se a uma atividade proposta pelo curso Educação Integral e Integrada.

Qual é o papel do professor na educação integral?

O professor deve continuar professor. Quero dizer que, não há um papel novo ao professor na educação integral. O professor precisa se afirmar em algumas características que o permita ser parte das mudanças na educação, desta educação.

É preciso que o professor não seja o dono de si, que ele saiba sua profissão lida com pessoas, ele não pode se prender em um perfil. O professor deve conhecer os alunos cada qual com sua individualidade, e ao mesmo tempo inserido com os demais; deve oportunizar, incentivar e valorizar a unicidade presente em cada indivíduo; é preciso que ele - o aluno, se sinta parte da educação; há que compreender que cada aluno possui o seu tempo e modo de aprender, de associar, de demonstrar seu conhecimento.

Justamente pelas mudanças, não somente na educação, é que o professor deve se manter capacitando, buscando sempre aprofundar-se em sua área, mas não esquecendo de conhecer a respeito de outras e buscar algumas habilidades específicas (um pouco de cada uma das Inteligências Múltiplas), para que se torne diversificado e que lhe facilite o trabalho com a diversidade, com os diferentes. Não há como desejar a homogeneidade entre os indivíduos, em uma classe escolar haverá sempre características que distinguem uns dos outros.

A busca por trabalhar para o melhor na escola, cooperar com o outro profissional, procurar sempre conhecer o que se passa a sua volta no ambiente escolar.

O professor precisa ainda se avaliar e se ver enquanto professor; questionar-se a si. A busca por observações e registros é ainda mais necessária; não para copiar tudo no ano seguinte, mas para a cada novo instante verificar o que deu certo e o que não deu, o que pode melhorar, o que pode ser diferente, de quantas vezes é necessária uma exposição. O professor estará aprendendo consigo nesta constância. E a avaliação não é somente de suas aulas, mas de todas as suas ações frente ao aluno, aos colegas em profissão, à sua representação social que ele propõe para a comunidade.

Por que a escola é vista como espaço e tempo de vivenciar a cidadania?

A escola é vista como espaço e tempo de vivenciar a cidadania, porque o aluno, já está inserido num ambiente social, ele precisa se relacionar com o outro e por isso deve conhecer, respeitar e exercer seus direitos e deveres enquanto parte deste agrupamento.

Ele precisa se sentir um ser sociável, e a escola é um dos primeiros ambientes em que o aluno irá aprender a conviver com um número considerável de indivíduos com diversidades culturais, políticas, étnicas,... há uma pluralidade necessária ao indivíduo e ele deve ser entendido como parte dela, deve ser entendido como cidadão; um cidadão que constrói seu conhecimento, que colabora para o conhecimento, e certamente, tem seu conhecimento influenciado pelas vivências com os outros.

Qual é a relação existente entre os saberes escolares e os saberes comunitários?

É preciso manter uma relação entre estes saberes, pois eles interferem um no outro. Aquilo que se aprende na escola, precisa ser levado para os seus próximos em seus outros ambientes de convívio; e aquilo que se aprende na comunidade é preciso ser levado para a escola e a escola deve valorizar estes saberes.

A escola precisa compreender que a educação se faz com estes saberes; de acordo com o texto de referência, é objetivo específico "entender a prática educativa como a aquisição de saberes escolares e saberes locais, ou comunitários, para o pleno exercício da cidadania, para o reconhecimento das singularidades individuais e das especificidades de cada comunidade, grupo social/étnico, ou região".

O que são as mandalas de saberes e como elas se constituem? 


Educação Integral e Mandalas de Saberes

O texto de referência aborda algumas características e definições do que são as mandalas de saberes e de como elas se constituem:

- O termo Mandala vem do sânscrito e significa "círculo". Esta palavra é formada pelo composto “manda” = essência e “la” = conteúdo, isto é, “o que contém a essência” ou o “círculo da essência”.

- "uma nova proposta pedagógica de articulação, integração e interação de saberes escolares e saberes locais, entre a escola e a comunidade envolvente, com a participação dos Programas de Ação do Governo Federal para a efetivação da educação integral"

- "é uma proposta inovadora de organizar o projeto pedagógico. (...) inovadora por estabelecer um diálogo, uma interação e uma integração entre a escola e as comunidades envolventes, bem como diversos órgãos governamentais. (...) apresentam uma abordagem holística que se ajusta ao espírito da educação integral e ao Projeto Mais Educação".

- "a Mandala é uma representação simbólica e arquetípica da psique, envolvendo a consciência, o inconsciente individual e o inconsciente coletivo. Ela representa a totalidade da experiência humana entre o interior (pensamento, sentimento, intuição e sensação) e o mundo externo (a natureza, o espaço, o cosmo).

- "Mandala é uma representação simbólica inscrita num círculo ou numa espiral de uma totalidade, um cosmo. Uma integração/interação da consciência individual e/ou coletiva à natureza, à sociedade, ao cosmo por meio de uma abordagem holística, em que o universal e o particular ou local estão em situação dialógica, ou seja, a unidade na diversidade e vice-versa".

Como se constitui a “Madala-mãe” do programa Mais Educação?

De acordo com o documento "Redes de Saberes, Mais Educação" do Governo Federal (em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cad_mais_educacao_2.pdf, 07/11), a Mandala-mãe, seria aquela da qual surgiriam as demais mandalas.

Pensando no programa Mais Educação e na Educação Integral, a Mandala-mãe se estruturaria a partir dos projetos pedagógicos para tal educação e ela seria então as estratégias do Mais Educação, estruturada a partir do diálogo entre os saberes comunitários, os escolares e os programas de governo (federal e municipal). 

A Mandala-mãe do programa Mais Educação se constitui então da interação entre a escola e a comunidade, de saberes acadêmicos e saberes comunitários.

As imagens ilustram a constituição de uma mandala de saber e o exemplo da mandala do programa Mais Educação segundo o documento referenciado:




Fonte: Imagens retirada do material de apoio do curso (as imagens podem ser melhor visualizadas no documento indicado nesta última questão).

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: