No zapear de links no Facebook me deparo com uma matéria publicada no Folha de São Paulo, sobre um projeto que prevê reorganização curricular no Ensino Médio. O que mais chamou atenção e se relaciona à nossa discussão é o termo "e suas tecnologias" na organização das "quatro grandes áreas do conhecimento" (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática), veio então a questão do que seriam estas tecnologias?
A responta não consta no artigo, que trata apenas de divulgar a notícia a respeito do novo currículo. Será que teremos esta resposta nos livros didáticos, caso o processo prossiga e chegue até os professores? Como nos organizaremos (professores) para esta nova forma de currículo?
Surgem mais e mais perguntas quando vamos pensando. É aguardar para ver, e quando vermos, novas indagações. Isso não é de hoje, fazem alguns anos que o governo vem procurando organizar o currículo deste modo.
Por enquanto, no artigo Áreas de conhecimento, no sítio Ensino Médio Digital da Fundação Getúlio Vargas, que trata da matriz de referência do Enem, capturamos o que segue:
***************************************************************
Creio que a questão não está no currículo, está no modo em que se trabalha com a informação, na comunicação e mais, é algo além da temática deste blog, mas está na falta de EDUCAÇÃO que os filhos deveria aprender com seus pais; vão se perdendo valores, e a massa não educa para estes valores, ela transmite tudo o que for de direito... e sem filtro, a criança cresce como a maior parte das crianças que se tornam adolescentes e jovens com os quais lidamos no ensino médio.
***************************************************************
Linguagens, códigos e suas tecnologias - As disciplinas que compõem esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar as tecnologias da comunicação e informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) como instrumento de acesso a informações; compreender e usar a linguagem corporal; compreender a arte como saber cultural e estético, analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens, compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
Matemática e suas tecnologias - O objetivo desta área de conhecimento é tornar o aluno capaz de construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais; utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela; construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano; modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas; interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas.
Ciências da natureza e suas tecnologias - As disciplinas que compõem esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade; identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos; associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos; compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais; apropriar-se de conhecimento da física, química e bilogia em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico tecnológicas.
Ciências humanas e suas tecnologias - As disciplinas que compõem essas áreas de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de compreender os elementos culturais que constituem as identidades; compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder; compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais; entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social; utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade; compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Comente este artigo: