Artigos recentes

Navigation

Análise de gráficos de progressões aritméticas e geométricas [PA e PG] no Excel

Planilha confeccionada no Excel, tratando da temática de Progressões Aritméticas e Geométricas, para análise dos seus gráficos.
Nesta segunda postagem sobre Progressões Aritméticas (P.A.) e Progressões Geométricas (P.G.), disponibilizamos uma planilha no Excel bem simples, que permite observar o comportamento gráfico para estes dois tipos de sequências.

No primeiro artigo "Progressão Aritmética [P.A.] e Progressão Geométrica [P.G.]", relaciono fórmulas de cálculos e códigos da planilha, que possibilita vários retornos sobre elementos presentes nas duas sequências.

Sequências


Sucessão ou sequência é todo conjunto em que consideramos os elementos dispostos em certa ordem.
A progressão aritmética (P.A.) é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao anterior somado com um número fixo, chamado diferença (razão) da progressão.

A progressão geométrica (P.G.) é uma sequência de números não nulos em que cada termo posterior, a partir do segundo, é igual ao anterior multiplicado por um número fixo chamado razão da progressão.

Gráficos [P.A. e P.G.] no Excel


Os dois gráficos possíveis na planilha disponibilizada são para sequências finitas.

Gráficos no Excel: Progressões Aritméticas e Geométricas [PA e PG]

Para gerar os gráficos foram organizadas duas linhas de códigos copiadas para valores de $ n = \{ 1, 2, 3, ..., 15 \}$. A linha de codificação no Excel para gerar os pontos $(n, a_n)$ da progressão aritmética foi:
=SEERRO(SE(\$H\$4="";"";SE(\$D\$4="";"";\$D\$4+(B8-1)*\$H\$4));"")

Observe que apenas a célula B8 não está fixa, ela representa os valores de $n$, em branco na coluna B. Os valores apresentados na coluna C, são os resultados desta codificação e representam os 15 primeiros elementos da sequência. Estes elementos estão indicados no gráfico, unidos por segmentos para que se perceba o seu comportamento.

A linha de codificação no Excel para gerar o s pontos $(n, a_n)$ da progressão geométrica foi:
=SEERRO(SE(\$T\$4="";"";SE(\$P\$4="";"";\$P\$4*\$T\$4^(N8-1)));"")

Observe que o mesmo ocorre para a célula N8, única que não está fixa, por também representar os valores de $n$, em branco na coluna N. Os valores apresentados na coluna O, são os resultados desta codificação e representam os 15 primeiros elementos da sequência. Estes elementos estão indicados no gráfico, unidos por curvas para que se perceba o seu comportamento geométrico.

Análise de gráficos de progressões aritméticas e geométricas [PA e PG] no Excel

Cabe observar que a definição tanto de progressão aritmética quanto progressão geométrica, considera $n$ pertencente ao conjuntos dos números naturais (excluindo-se o zero).

Sejam quais forem os valores atribuídos para o primeiro termo e para a razão, a curva que liga os pontos representados pelos termos da progressão aritmética, será uma semirreta originada em $a_1$. Esta semirreta é crescente com $r > 0$, decrescente com $ r < 0 $ e constante com $ r = 0 $. A curva gerada para a combinação $(n, a_n)$ é sempre linear. Não há interferência nos termos da planilha.

Já o gráfico da progressão geométrica, para os valores apresentados no primeiro termo $a_1$ e na razão $q$, irá se comportar de formas diferentes, dependendo justamente destes dois valores. Antes cabe ressaltar que não há muito sentido em se utilizar a razão $q = 1$, pois ela não irá alterar o valor inicial da progressão, já que as duas operações que a envolvem resultam sempre em manter $a_1$ [produto por $1$ ou potência de base $1$].

A curva gerada pelos valores dos elementos da progressão geométrica, tomados como pontos $(n, a_n)$ terá comportamento exponencial; podendo ser crescente, decrescente, constante ou oscilante.

Sugestão de testes


Para a progressão aritmética, sugere-se que sejam feitos os testes para os termos $a_1$ e $r$:
(3; 0,5), (3; 1), (3; 5), (3; - 8), (3, -0,5). O termo $a_1$ não foi variado pois ele não interfere no comportamento da curva.

Para a progressão geométrica, sugere-se que sejam feitos os testes para os termos $a_1$ e $q$:
(2; 0,5), (2; 1), (2; 5), (2; - 8), (2, -0,5), (2, -0,8), (-2; 0,5), (-2; 0,8), (-2; 0,99),
(-2; 1), (-2; 5), (-2; - 8), (-2, -0,5). Nesta sugestão, é importante variar também $a_1$, pois o seu sinal irá interferir no comportamento da curva.


Download


A planilha no Excel está disponível para download a partir dos servidores abaixo. Caso queira editar, implementar ou conferir algumas funções da planilha no Excel, a senha de desbloqueio é a sequência de 1 a 6.
  • Arquivo originado em: Microsoft Office Excel 2010.

Google Drive
Google Drive
Box
Box


Confira também nossas outras planilhas no Excel, na página fixa que apresenta uma relação das planilhas disponibilizadas no blog.


Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: