Neste dia, muitas são as referências na web que relembram fatos da história da Matemática, que destacam frases de inúmeros matemáticos, que se prestam a marcar a data... Mas durante todos os dias, são incontáveis as rejeições quanto à Matemática.
Existem alguns fatos no ensino que infelizmente contribuem para a rejeição à Matemática, mas para muitos, na busca por superar alguma dificuldade e pelo aprender, há como mudar tal situação. Não proponho neste texto levantar defesa da Matemática ou apontar fatos que levam à rejeição; ao contrário, apenas destaco que podemos nos dar uma oportunidade de aprender um pouco mais.
Apesar do título da postagem "Eu vejo Matemática! Com que frequência? O tempo todo!", não sou fanático por Matemática, mas aos poucos fui me direcionando ou sendo direcionado para este segmento e hoje trabalho com ensino de matemática, gosto e estudo entre outros assuntos, matemática.
Não é raro alguém me ver estudando ou explicando alguma questão ou algo do tipo e dizer que sou inteligente, sempre retorno que todos somos, e somos mesmo; para alguns até brinco: "alguns se negam a usar sua inteligência" ou "alguns têm preguiça de usá-la". E realmente acredito nisso. Precisamos dizer menos que não sabemos algo e nada de desistir antes de tentar.
Reconheço que quase nada sei, e por vezes me vejo sufocado por querer saber mais, mas tudo mais pelo que vivo me impede de tão somente estudar, e nem cabe isso viver apenas estudando. O melhor prazer em estudar é poder contribuir para o aprendizado do outro, e ainda, aprender com isso.
O vídeo a seguir está presente alguns meses após a edição inicial deste texto; mas por ser um vídeo bem legal e referir-se exatamente sobre o título desta postagem, não poderia deixar de incorporá-lo. Trata-se de uma cópia de uma matéria veiculada no Jornal Nacional hoje (24/07/2015) e que está carregado no youtube.
Em Matemática vejo muito tais fatos, raras exceções, aprendemos com a repetição, com o treino, com a leitura, com a interpretação, com o fazer de exercícios; não é que tenhamos que ficar decorando... mas uma rotina de atividades possibilita a ampliação do entendimento a respeito de determinado assunto. Então, se não nos dispomos a isso, ficamos sempre na mesma de rejeição e não aprendemos.
Neste dia especial, mais que nos outros, em que rememoramos a Matemática, dê uma chance a você, não ignore os números, tome-os como seus aliados e se deixe aprender um pouco mais.
Parabéns a todos os célebres Matemáticos, a nós professores de matemática, que também não deixamos de ser Matemáticos. Precisamos, em nossa profissão, defender nossos direitos e promover no outro a curiosidade, a inquietação que os alavanque para mais aprender.
Marcando mais um 6 de Maio, relembre a postagem do ano passado Parabéns, hoje é seu dia! - Dia da Matemática.
Comente este artigo: