Artigos recentes

Navigation

Aprenda a utilizar o Excel para orçamentos na área de engenharia civil

Postagem patrocinada sobre cursos Excel para orçamentos em planilhas na área de Engenharia Civil.
orçamento é parte essencial do trabalho do engenheiro; fazer este orçamento é um processo que dá mais autonomia e conhecimento de causa ao profissional da área, não dependendo de outro profissional, o que eventualmente não reflete o que você realmente deseja. O profissional da área de engenharia civil precisa saber, antes de tudo, quanto vai durar e qual será o custo de uma obra até sua finalização. Um orçamento bem executado também é imprescindível para lidar com intempéries e prejuízos que podem acontecer durante a jornada de trabalho, bem como para controlar pedidos fora do limite financeiro dos clientes.

Aprenda a utilizar o Excel para orçamentos na área de engenharia civil

Um orçamento é composto pelo custo de todas as etapas de uma obra. É um auxílio para o(a) engenheiro(a), junto com o planejamento, para avaliar processos e valores. Depois de discriminar todas as tarefas de construção, o documento ajuda a formalizar o esquema de trabalho e a dar uma dimensão de como as coisas vão decorrer de forma financeira para o cliente.

Mas como montar um orçamento limpo, objetivo e que, ao invés de atrapalhar, seja um documento formal para consultar, obter respostas e fazer alterações no projeto de forma prática? É o que você vai aprender a seguir. Apresentamos 3 dicas para você montar a planilha de orçamento perfeita com Excel para utilizar nos seus projetos de engenharia civil. Confira!

1. Estruture a planilha de orçamento no Excel

Crie o seu documento no Excel. Defina quais são os dados necessários de orçamento e que perpassam as etapas da sua obra, listando-as na sua planilha. Veja alguns exemplos:
  • Serviços iniciais, movimento de terra, fundação;
  • Estrutura em concreto armado, parede, esquadrias, cobertura;
  • Impermeabilização, revestimento de paredes, forros;
  • Revestimento de pisos, projeto elétrico, projeto hidráulico;
  • Louças e metais, serviços complementares, pinturas;
  • Limpeza da obra, impostos e administração.
Estas são algumas das principais etapas de uma obra e, consequentemente, para onde o budget da mesma é direcionado. Liste todas as coisas, ações e materiais de cada uma dessas etapas, que variam de obra para obra, e adicione o preço de cada uma deles. Insira também uma linha de gasto total de cada uma das etapas e, ao final da planilha, adicione uma linha de custo total da obra.


Lembre-se que a listagem acima é apenas um modelo ao qual se pode seguir. Adaptações podem ser feitas por você conforme for a sua necessidade.

2. Use as ferramentas do Excel a seu favor

Após elencar todas as informações necessárias sobre a sua obra e os valores que compõem o orçamento é hora de usar os "truques" do Excel para te ajudar nos cálculos. Não que um engenheiro precise de ajuda nessas tarefas, mas otimizar e automatizar a planilha faz com que você ganhe tempo ao consultar e modificar informações no documento. Veja duas dicas importantes:
  • Crie fórmulas no Excel. O programa possibilita o uso de fórmulas para que você automatize contas a serem feitas. Funciona da seguinte forma: você escolhe uma célula (como a de total de custos, por exemplo), digita uma fórmula (soma), seleciona as células que contém as informações que você deseja somar e pronto: a sua conta será feita de forma automática. Se você mudar o valor em cada uma das células que contenham os números que fazem parte da soma, o resultado final atualizará automaticamente. O Excel disponibiliza o uso de fórmulas, das mais simples (soma, multiplicação, divisão) até as mais complexas (médias e função).
  • Ative o filtro para facilitar buscas. No menu superior, é possível ativar o filtro para colunas. Com ele, você não precisa consultar linha por linha para encontrar uma informação; basta filtrar o dado desejado. Por exemplo: se você deseja consultar peças que possuem o mesmo volume ou preço, basta criar um filtro para a medida procurada (desde que você tenha usado o mesmo texto para designá-la em cada uma das células). Feito isso, é só consultar de forma rápida os dados procurados. Você pode criar um filtro para cada coluna da sua planilha de orçamento.

3. Deixe sua planilha de orçamento com a sua cara

planilha de orçamento é uma boa saída para engenheiros que preferem manter organização e controle de seus projetos; isso colabora entre outros na tomada de decisão. É um documento importante também para o cliente que pode acompanhar o destino de seu investimento e as alterações de orçamento em sua obra.

A proposta aqui não é lhe oferecer uma planilha pronta, mas estudo que possibilitará você  criar planilha de controle extremamente elaborada e funcional, ao passo que adquire conhecimento avançado em Excel.

Você será capaz de criar uma planilha com muitas funções a seu critério, quanto mais você explorar enquanto estuda ou utiliza a sua planilha, mais poderá turbinar sua planilha. Com o Excel, os dados são mais fáceis de serem compilados e consultados, sem falar na automatização de cálculos e outras ações.

Do básico ao avançado: o curso completo de Microsoft Excel é didático, online e tem como foco ensinar desde o entendimento da ferramenta, formatações e fórmulas básicas até os conhecimentos avançados que te permitirão resolver qualquer problema com o auxílio de planilhas. Será possível, por meio de fórmulas importantes, gerar gráficos e outros comparativos que fornecem informações imprescindíveis ao engenheiro. O curso oferece tudo isso!

E aí?! Ficou interessado(a)? Quer se aprofundar mais na arte de fazer planilhas? Fuja da dificuldade de depender de outra pessoa ou de nunca saber ao certo como estão seus negócios! Faça o curso completo de Microsoft Excel, mantenha seus projetos bem organizados, forneça credibilidade a seus clientes... Adquira um conhecimento essencial na engenharia e leve-o para outras áreas em sua vida!

O texto desta postagem contem partes cedidas por representantes da Udemy, uma plataforma de aprendizado on-line, dispondo número significativo de cursos.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: