Artigos recentes

Navigation

Referências de uso de planilhas no Excel em sala de aula

Indicação de referências de uso de Planilhas no Excel para ensinar e aprender.
Depois de certo tempo procurando por referências na web que trabalhem com Excel para ensinar e aprender e que disponibilizem as planilhas, praticamente não encontrei material voltado especificamente para conteúdos curriculares, trabalhados com o auxílio de uma planilha.

Referências de uso de planilhas no Excel em sala de aula

A cada momento surgem novos recursos computacionais que agregam conteúdos matemáticos que podem colaborar para ensinar e aprender conteúdos matemáticos. Encontrei vários blogs com referências superficiais de trabalhos voltados para o ensino de matemática, alguns canais no youtube que utilizam planilhas para explicar conteúdos ou para realizar cálculos; inúmeras referências do uso de planilhas para o mercado de trabalho; mas quando se trata do uso de planilhas, seja no Excel (Windows, com o office mais utilizado), no Calc (Linux) ou no Numbers (Mac), não tenho encontrado muitos exemplos; quase sempre são referências vagas ou singulares, sem estrutura específica para o ensino escolar.

Encontrei vários blogs e artigos com referências superficiais de trabalhos voltados para o ensino de matemática, alguns canais no youtube que utilizam planilhas para explicar conteúdos ou para realizar cálculos; inúmeras referências do uso de planilhas para o mercado de trabalho. Foram poucas as referências específicas com aplicação em sala de aula. Destaco cinco referências com algumas boas planilhas, as duas primeiras sem foco específico para a educação e as três últimas com várias planilhas voltadas para a prática escolar. A quinta faz referência as planilhas disponibilizadas neste blog.

[1] Aprendendo Matemática no Excel


Pasta de planilhas referenciada pelo professor José Brito da Silva, que se encontra disponível para download direto. Na pasta, encontram-se as planilhas:
  • Trigonometria (Teorema de Pitágoras, relações trigonométricas, ciclo trigonométrico);
  • Funções seno e cosseno;
  • Função do primeiro grau (linear) e função do 2º grau (quadrática);
  • Paraboloide de rotação;
  • Geometria espacial;


[2] Blog: Planilhas Excel


O autor do blog é João Henrique, doutorando em Ciências da Computação na UFPE. O blog apresenta algumas boas sugestões e planilhas para download. Não há um trabalho específico de estruturação das planilhas, mas permite inferir ideias e criar boas aulas a partir das planilhas. Para algumas delas, há um passo a passo de como foram construídas. Existem ainda outras dicas de macros e formatações úteis, para criar planilhas. Algumas sugestões que conferi são:

  • Planilhas para aprender ou ensinar matemática;
  • Fazendo contas com horas;
  • Consumo de combustível;
  • Fazer operações básicas de matemática no Exel;
  • Par ou ímpar Excel como descobrir;
  • Jogar Sudoku no Excel;
  • Como calcular seu peso ideal;


[3] Planilha ao Alcance de Todos


Ambiente criado pelo professor Sérgio Lima, cuja descrição destaca ser um blog "criado para oportunizar a todos que se interessam e possam vir a se interessar com a diversidade pedagógica que a planilha eletrônica oferece". O blog oferece links para várias planilhas que relacionam:
  • Atividades com formulários em macro;
  • Gráficos e funções de 1º e 2º graus;
  • Planilha de notas;
  • Quebra-cabeça numérico;
  • Sistema de 1º grau;
  • Urna eletrônica;


[4] Excel Exatas


A descrição sobre o blog é de que ele foi "criado para servir como reforço às aulas de Matemática e Física de forma diferente, ou seja, transmitir os conceitos dessas duas disciplinas por meio de cursos gratuitos em videoaulas, utilizando a planilha do Excel.", além de cursos sobre Excel. Algo bem próximo ao que é feito no grupo Planilha Excel do Facebook, em que seu administrador Humberto Figueiredo disponibiliza vários vídeos ensinando matemática com o uso do Excel. Não há disponibilização das planilhas para uso em sala de aula, mas de como ensinar matemática usando as planilhas.

Apesar do blog ter conteúdo duplicado na web (o mesmo conteúdo em plataformas diferentes: blogspot e wordpress), existem bons conteúdos de matemática em duas áreas, ensinados utilizando-se planilhas no Excel:
  • Álgebra Linear; 
  • Trigonometria.


[5] Prof. Edigley Alexandre - TICs Aliadas À Matemática


O Prof. Edigley já teve várias de suas postagens indicadas nas postagens deste blog. Em seu blog, existem várias planilhas voltadas especificamente para mostrar conteúdos matemáticos; e estas planilhas, permitem ensinar e aprender:
  • Determinantes de matrizes;
  • Equação do 2º grau;
  • Equação matricial;
  • Funções: exponencial, inversa, irracional, logarítmica, modular, quadrática;
  • Operações com frações;

Existem várias outras planilhas no Excel e no Calc, alguns textos referenciando o uso de planilhas e ainda o produto Diário Escolar.


[6] TICs na Matemática


Aqui é possível encontrar planilhas confeccionadas no Excel (Office 2010), centrada em 3 categorias: matemática, física e uma terceira categoria fora de conteúdos específicos (Excel). As planilhas são apresentadas, indicando as codificações utilizadas em sua confecção e estas codificações são relacionadas ao conteúdo específico (matemática ou física).

Dos três softwares indicados nesta postagem, nunca tive contato com o Numbers para Mac. Já trabalhei com o Calc, por pouco mais de um ano, enquanto fui monitor de cursos básicos de informática em um telecentro. E me arrisco no Excel, construindo as planilhas, por comodidade de que a maioria dos ambientes que trabalho terem a plataforma Windows. As planilhas que disponibilizo podem ser acessadas também em Calc, já que há compatibilidade entre os dois Office.

Você tem interesse em aprender um pouco mais sobre planilhas eletrônicas confeccionadas no Excel? Não deixe de conferir Quer aprender um pouco mais sobre planilhas no Excel?.

Office Google

Planilhas Google permite criar, editar, gravar e utilizar planilhas de modo on line e gratuito; e ainda de modo compartilhado, em que vários usuários podem trabalhar em uma mesma planilha ao mesmo tempo, com a possibilidade de bate papo e comentários. Ele está disponível também em forma de aplicativo (Android, iPhone e iPad). Tais recursos também foram estruturados para Documentos Google e Apresentações Google.

Para utilizar o pacote, basta ter uma conta de email do gmail, um dos produtos Google, que serve como reconhecimento de usuário, para os inúmeros produtos Google, que foram todos associados a uma mesma conta. Este pacote, é interno ao Google Drive.

BrOffice Calc

Há receio pelo uso de recursos do S.O. Linux, até por costume em se utilizar pacotes do S.O. Windows, mas para quem já teve a experiência de trabalhar nas duas plataformas, percebe que existem vários softwares para Linux, melhores que os ainda largamente utilizados do Windows.

Se você utiliza Office Windows, irá perceber que ao utilizar pacotes para Linux, não há tanta mudança que cause estranheza; na verdade poderá se surpreender com algumas ótimas ferramentas.

Mercado de trabalho

O uso das planilhas já foi mais requisitado para administrar negócios, mas a possibilidade de editar softwares específicos que nutrem as características específicas de cada negócio, e por vezes com maior facilidade que as construções de planilhas eletrônicas, certamente contribuiu para frear e até reduzir o uso de planilhas eletrônicas como os softwares Excel e Calc. Ocorre que os softwares específicos criam uma estrutura de planilhas para servir às especificidades 

Artigos voltados para a educação

São inúmeros os artigos encontrados que tratam de práticas na educação utilizando planilhas eletrônicas; quase todas relacionadas ao Excel. Mas infelizmente, quase não há relato efetivo de uso das planilhas ou as planilhas como exemplo. A maioria são usos tópicos, que pouco trabalham a o uso da lógica nas codificações ou o uso de macros.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: