Artigos recentes

Navigation

Nova sugestão de aula para construção e uso do Tangram

Confira esta sugestão de aula, que utiliza o Tangram para trabalhar vários conteúdos de matemática. Podendo ser aplicado em todo o ensino fundamental.

Tangram

Esta é a segunda postagem sobre o uso do Tangram em sala de aula, na primeira postagem "Sugestão de Aula: Tangram e a Matemática Diversa", relato sobre a possível origem do Tangram, alguns jogos e simuladores, referências sobre o material e o registro de algumas aulas em que utilizei tal recurso. Retomei esta postagem, por conta de elaborar uma oficina de jogos e materiais em matemática, em que trabalho com professores outras atividades referentes ao Tangram.

Nova sugestão de aula para construção e uso do Tangram

Hoje em dia o tangram não é só utilizado como entretenimento, utiliza-se também na psicologia, em desenho, em filosofia e particularmente na pedagogia. Na matemática é usado para introduzir os conceitos de geometria plana e para desenvolver as capacidades psicomotoras e intelectuais das crianças, pois permite ligar de forma lúdica a manipulação de materiais com a formação de ideias abstratas. Apresento o passo a passo de duas sugestões de aula para construção do Tangram e outras indicações de aulas a serem elaboradas.


Construir o Tangram com dobras e recorte


O esboço do tangram é encontrado facilmente na web e em livros, mas o interessante aqui é a sugestão de aula que visa promover a construção com os alunos. 

  • Com a folha ofício ou A4, pegue uma das pontas e leve até o outro lado da folha de forma que o lado menor fique alinhado ao lado maior e marque a parte que sobra; 
  • Retire a parte que sobra da folha e descarte, utilizaremos apenas o quadrado formado; 
  • Com a parte retirada, dobre de uma ponta a outra e divida em dois triângulos; 
  • Com uma das partes recortadas, divida-a novamente, pegando uma das pontas do lado maior e junte com a outra ponta do lado maior, formando dois triângulos. 
  • Com a outra metade do triângulo maior, faça uma pequena marca na metade do maior lado e leve a ponta oposta até essa marca, dobre e recorte formando um triângulo e um trapézio. 
  • Dobre o trapézio ao meio, juntando as pontas do lado maior, em seguida divida-o na dobra, obtendo dois trapézios. 
  • Em uma das partes peque a ponta do lado maior e junte a outra ponta do mesmo lado; recorte na dobra, formando um triângulo e um quadrado. 
  • Já com a outra parte do trapézio, junte o vértice retangular do lado maior ao vértice oposto que fica no lado menor, formando outro triângulo e um paralelogramo. 
  • Junte as sete figuras e verifique o tangram formado a partir do quadrado. 


Construir o Tangram com lápis, papel e régua


Uma outra forma de construir muito importante é sempre pedir aos alunos que desenhem, que se habituem a utilizar a régua. Uma boa sugestão de aula é construir o esboço do objeto no quadro e pedir que os alunos também o construam:

  • Construa um quadrado ABCD;
  • Trace a diagonal AC;
  • No ponto médio de AC marque o ponto E e trace o segmento DE;
  • Marque os pontos médios F e G de AB e de BC e trace o segmento FG;
  • Marque o ponto médio H de FG e trace o segmento EH;
  • Marque o ponto médio J de EC e trace o segmento GJ;
  • Marque o ponto médio K de AE e trace o segmento HK;

Verifique que após estes passos o tangram estará formado.

Sugestão de aula: Tangram-construção


Este procedimento pode ser utilizado de modo similar, para construir o Tangram com auxílio do geogebra. Alguns dos arquivos disponíveis para download são justamente construções feitas neste software.


Sugestão de aula


Com o tangram é possível trabalhar vários conceitos da geometria e algumas relações com a álgebra. 
  • Identificação das partes e de características específicas a cada uma delas (lado, polígono, ângulo, perímetro, área, etc.); 
  • Montagem e exposição de figuras (objetos, animais, letras, etc.) com a reorganização das partes do tangram; 
  • Confecção de um tangram mais firme para cada aluno, de modo a ter um kit para trabalhos futuros (papelão, EVA); 
  • Propor aos alunos em laboratório de informática, o uso de jogos on line, um deles pode ser encontrado no Racha Cuca;
  • Análise de medidas das partes a partir do quadrado que originou o tangram; 
  • Jogo do tangram: cada aluno deverá ter o seu próprio tangram. O desafio é que com tempo marcado, cada um deverá registrar o máximo de figuras que representem: um quadrado, um triângulo ou um retângulo (por exemplo), usando 2 ou 3 peças. O tangram lhe servirá de suporte para formar as figuras, que devem ser desenhadas, em folha a parte. Terminado de desenhar determinada figura, o aluno poderá utilizar as mesmas peças novamente, para gerar uma nova figura. Vence aquele que ao se finalizar o tempo, tiver esboçado um maior número de figuras. 
  • Colocar os alunos para construírem o esboço do tangram, com ajuda do GeoGebra, permite, verificar características, tais como: ponto médio de um segmento, diagonal do quadrado, perímetro e área de figuras geométricas (polígonos); 

Materiais colecionados sobre o Tangram


Os arquivos disponibilizados sobre esta sugestão de aula, estão disponíveis para download em um dos servidores abaixo. Os arquivos referenciam-se a construções no GeoGebra, esboços do Tangram, textos e artigos.

  • Os arquivos estão compactados e em pastas; são artigos em .pdf, apresentação (.ppt) e imagens.

Google Drive
Google Drive
Box
Box


Recomendo a sugestão do professor Edigley em três de seus artigos: "Animação feita com Tangram", "Tangram no Ubuntu" e "Jogue Tangram no seu dispositivo Android".

Charles Bastos

Comente este artigo:

4 comentários:

  1. Olá Charles!

    Ótima sugestão de aula você citou neste artigo. Eu estava mesmo procurando uma maneira diferente para ensinar área e perímetro de figuras planas aos meus alunos e este artigo veio como uma luz para mim. Já havia dado uma aula com o GeoGebra semana passada para eles e foi fantástico, agora com o uso do Tangram vai ser pra fechar com chave de ouro.

    Obrigado por disponibilizar o material para download, isso sem dúvidas ajuda muito. Parabéns pelo crescimento do blog, um abraço e até breve!

    Att. Romirys Cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romirys!

      Que bom que você gostou da sugestão de aula e que ele será útil em seus planos! Esta sugestão é parte de uma das atividades que elaborei para uma oficina que farei com outros colegas professores em uma escola que trabalho.

      Excluir
  2. Olá, Charles!

    Se me permite recomendo, além destas dicas neste post, o uso de um software para Windows e Linux para a manipulação virtual do Tangram.

    Para Android, Linux e Windows.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edigley!

      Vou adicionar estas sugestões na postagem. Obrigado!

      Excluir