Artigos recentes

Navigation

Quer aprender um pouco mais sobre planilhas no Excel?

Referências sobre sites e blogs que oferecem materiais sobre planilhas eletrônicas (Excel).

Que tal aprender um pouco sobre planilhas no Excel?

Quando planejo construir alguma planilha eletrônica no Excel, não é sempre que vou direto editando. Costumo pensar em que local os elementos da planilha melhor se encaixam, quais fórmulas e condicionais podem contemplar o conteúdo específico (matemática, física, formulários, tabelas, gráficos, etc.) e às vezes preciso consultar algumas fontes para compreender como implementar determinada função.

Quer aprender um pouco mais sobre planilhas no Excel?

Encontrar planilhas para uso em sala de aula não é tarefa fácil, são poucas as referências, algumas das que conheço estão citadas no artigo Referências de uso de planilhas no Excel em sala de aula; mas existem inúmeros sites e blogs especializados em material para ensino e uso do Excel, alguns dos quais faço referência a seguir.


Sites e blogs que tratam de planilhas no Excel


Os sites e blogs estão organizados por ordem alfabética, não indicando preferência por um ou outro. Vale conferir cada um deles e procurar aquilo que você deseja para resolver a questão de momento ou mesmo que melhor se identifique para estudar e aprender um pouco mais sobre Excel.

Aprender Excel: O Aprender Excel é um site dedicado a planilhas confeccionadas no Excel, relacionando: artigos, dicas, planilhas, tutoriais, cursos e notícias. Vale a pena conferir.

Dicas Excel: O blog do professor Douglas Ribeiro, apresenta algumas dicas em planilhas no Excel.

Escola Excel: O Escola Excel agrega inúmeros vídeos sobre planilhas eletrônicas.

Excel Factory: O Excel Factory possui uma série de artigos com dicas e fórmulas relacionadas ao software, além de vídeos e notícias relacionadas.

Excel Goiânia: O Excel Goiânia divulga cursos presenciais de Excel 2013.

Excel Prático: O Excel Prático disponibiliza planilhas e E-book gratuitos para download, além de vários artigos e tutoriais sobre planilhas eletrônicas.

Fera no Excel: O Fera no Excel é um site dedicado a planilhas confeccionadas no Excel, relacionando: downloads, referências sobre planilhas, criação personalizada de planilhas, e muito mais.

Guia do Excel - O site Guia do Excel apresenta muitos conteúdos relacionados a planilhas no Excel, com cursos EaD (ambiente Moodle), planilhas prontas (mercado de trabalho), artigos de referência,

Guru do Excel: O Guru do Excel é tido pelos colaboradores como um site para quem quer aprender sobre Excel, fornecendo: cursos, planilhas, tutoriais, vídeo-aulas e várias dicas.

Macros para Excel na Prática: O site Macros para Excel na Prática disponibiliza livros e apostilas sobre o Excel, vídeos, tutoriais, cursos e outros (todo material e serviços é pago).

Método Excel: O site Método Excel de autoria de Marcelo Bruder, oferece cursos gratuitos, vídeos e outros conteúdos. Super-recomendo! Conheça e faça um dos cursos do Método Excel: Básico e Intermediário Premium | Avançado.

MC info: O Informática Microcamp é um site que disponibiliza inúmeras postagens sobre pacotes Office Windows, dos quais um são as planilhas eletrônicas confeccionadas no Excel.

Minhas planilhas: O Minhas planilhas é um site que disponibiliza várias planilhas prontas, recebe encomenda para construção de planilhas específicas, informações sobre cursos de capacitação, artigos relacionados a planilhas; tudo baseado em Excel.

Ninja do Excel: O Ninja do Excel oferece gratuitamente inúmeras dicas e downloads de planilhas eletrônicas no Excel. 

Usuários do Excel: O Usuários do Excel é um site que fornece informações sobre fórmulas, gráficos, macros e mais.


Existem ainda inúmeros canais no Youtube, comunidades e grupos no Facebook que tratam de planilhas eletrônicas. Vale fazer uma pesquisa. Você poderá ter várias ideias sobre aplicação das planilhas com conteúdos matemáticos para ensino e aprendizagem em matemática!









Cursos Excel (Cursos24horas)


Pretende estudar Excel? Acesse os links abaixo e conheça alguns cursos do Cursos24horas!



Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: