Artigos recentes

Navigation

Análise do gráfico da função quadrática utilizando uma planilha eletrônica no Calc

Planilha editada no Calc, que permite relacionar características de uma função quadrática com o seu gráfico.
Esta é a primeira planilha eletrônica editada no Calc que também faz parte de uma série de planilhas eletrônicas organizadas no Excel. Continuarei a editar as planilhas que já aparecem no blog organizadas no Excel e disponibilizá-las em postagem separada. Para as postagens de novas planilhas já vou procurar organizar as versões nos dois softwares juntas.

Nesta versão, foram realizadas alterações apenas quanto ao visual da planilha; justamente por conta dos dois softwares terem uma interpretação similar em sua linguagem, fiz apenas uma cópia da planilha original e a reorganizei visualmente. Se você ainda não fez, poderá notar que tendo um arquivo Excel, irá consegui-lo abrir no Calc; o que normalmente irá estar diferente é a parte visual da apresentação (uma questão de reorganização dos objetos e células).

Análise do gráfico da função quadrática utilizando uma planilha eletrônica no Calc

Acompanhe como foi criada esta planilha através da postagem da planilha original: Gráfico da função quadrática e equação do 2º grau em uma planilha no Excel. Os procedimentos descritos na postagem referenciada são idênticos para a sua confecção também no Calc, por isso não trago uma descrição detalhada sobre como contruí-la nesta postagem.
Bom seria poder visualizar as planilhas nos dois formatos nas plataformas Windows e Linux e perceber que as ferramentas que o Calc e o Excel disponibilizam são muito similares, diferenciando-se basicamente por sua disposição e algumas nomenclaturas, mas de fácil localização e entendimento quanto a sua funcionalidade.

Download


A planilha está disponível para download a partir dos servidores abaixo. Caso queira editar, implementar ou conferir algumas funções da planilha, a senha de desbloqueio é a sequência de 1 a 6.
  • Arquivo originado em: LibreOffice Calc versão: 4.4.1.2. 

Google Drive
Google Drive
Box
Box


Nos acompanhe no Facebook e assine nosso feed para receber e-mail com as novas atualizações.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: