Artigos recentes

Navigation

O que é trabalho em Equipe?

Trabalhar em Equipe demanda uma série de atributos ao sujeito. Uma vez que ele consegue trabalhar em equipe, a produção é positiva para todos.
O texto seguinte foi organizado em 23/09/2009, na forma de resenha referenciada sobre o artigo: "Para empresas, trabalho em equipe é fundamental", de Lilian Burgardt.

O trabalho em equipe é uma característica que qualquer profissional necessita para ser bem sucedido. O valor à diversidade (diferença) vem crescendo muito, justamente porque, quase sempre, é através das diversas relações, com suas vivências e individualidades que se chega a uma tomada de decisão mais precisa.

O que é trabalho em Equipe?

Não cabe mais medo pelo trabalho em equipe. Este temor se explica pelas relações que o indivíduo tem durante sua vida, pela dificuldade de expor opiniões, de aceitar uma melhor ideia do outro, de competitividade ou conflitos. O artigo quis dizer com 'individualismo,... com os dias contados' que o trabalho de um só, a ideia de um só não basta mais. Estamos certos de que o individualismo não finda, pois é ele que garante a diferença que é tão valiosa para a promoção de debate, para ampliação de visão sobre o que se trabalha em uma equipe; e o artigo esclarece isto ao dizer que 'O segredo... é aproveitar tais competências individuais para obter um bom resultado coletivo.'

Para um trabalho se caracterizar de equipe é preciso que haja conhecimento do que se deseja produzir, manter bom relacionamento, foco no que se discute, participação ativa de todos, devem ser consideradas opiniões e abstrair aquelas que solucionem o que se discute, todos necessitam ser confiáveis e cooperativos, ter compreensão de que uma ideia pode ser superada por outra, que a crítica é melhor encarada se positivamente, e que o que a equipe decide é uma decisão de todos e não a ideia de um. Tudo isso faz parte de um Check list que verifica o desempenho do trabalho em equipe.

Sobre "O que você pode fazer pela equipe" são citados princípios básicos a serem seguidos: união, disciplina, trabalho e profissionalismo. É preciso vencer discussões infundadas para o que se deseja (manter foco), todos devem trabalhar como se fossem um, afinal eles trabalham para um mesmo fim. Não se deve impor ou exagerar no números de sugestões, nem mesmo se esconder e guardar sentimentos de que poderia expor algo melhor. Ao se contestar a ideia do outro é preciso que se tenha fundamento para isso, e que se faça de modo a não agredi-lo, a argumentação de forma respeitosa permite que a nova ideia seja proposta sem que haja desavença e é esse caminhar de novas ideias baseadas ou não nas anteriores que fará com que um trabalho em equipe seja de 'sucesso'.

É justamente pensando no resultado satisfatório aos objetivos e metas que são necessárias as opiniões, tanto ditas como ouvidas. A chave desta realização está no respeito ao individualismo (diversidade), na compreensão de que ali é 'um por todos e todos por um' na postura de humor de cada um diante da equipe, como diz o artigo 'o prazer está na caminhada e não na chegada'. A chegada é apenas o resultado de tudo que se plantou e cultivou.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: