Artigos recentes

Navigation

Projeto Arco-íris: as cores que falam

Projeto Arco-íris: As Cores Que Falam
Desta vez não é um projeto com foco em Matemática, ou necessariamente sobre Tecnologias na Educação, mas que para alguns de seus temas até é possível aliar os dois temas e participar do projeto. Ocorre que para a Educação é um bom projeto e tive a oportunidade de em um dos anos que participei dele, apresentar juntamente com vários alunos, uma música em libras (O amor de Deus). 

O Projeto, idealizado pela professora Maria Augusta, trata-se da organização de pequenas ações durante todo o ano letivo, divididas em temas, em que cada tema recebe uma cor. Para finalizar cada tema, há sempre um dia para exposições e apresentações do que foi trabalhado em sala de aula; existem ainda palestras, passeios, campanhas, entre outros.

A cada ano o projeto é reelaborado, observando-se os temas e as atividades sugeridas e desenvolvidas, podendo cada professor, dentro de sua disciplina, trabalhar diferentes visões do projeto com seus alunos. Confira a estrutura do projeto neste último ano (2014).

Educação - Projeto Arco-íris: as cores que falam

Projeto Arco-Íris, As Cores que Falam


1. APRESENTAÇÃO


O Projeto Arco-Íris, As Cores Que Falam, apresenta uma proposta de trabalho onde as convivências um tanto quanto frias e competitivas entre a maioria dos envolvidos no processo educacional possam ser substituídas por outras de cooperação e solidariedade. 

É a busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educacionais valores morais que promovam a formação de cidadãos capazes de fazer a diferença no espaço que ocupa. 

É a direção do olhar para o outro é o que lhe dará a garantia de acesso a um grande conjunto de informações que este outro lhe proporcionará. 

Para que estas ações sejam incorporadas pelas crianças é preciso primeiramente estar presente nos atos e atitudes dos adultos. 

2. IDENTIFICAÇÃO


Nome do Projeto: Arco-Íris, As Cores Que Falam.
Subsecretaria Regional de Educação de Ceres.
Município: Uruana – GO.
Característica: Projeto Interdisciplinar.
Áreas: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Eixos de Trabalho: Linguagem Oral e Escrita; Matemática; Música; Movimento; Natureza e Sociedade; Artes Visuais.
Nível de Atendimento: Ensino Fundamental em 09 (nove) anos e Educação Infantil.
Coordenação: Profª: Maria Augusta da Costa e Silva
Período de Realização: Janeiro a Dezembro de 2014.

3. TEMA


ARCO-ÍRIS, AS CORES QUE FALAM 

4. SETORES DE ORGANIZAÇÃO


  • Gestores; 
  • Corpo docente; 
  • Secretaria Municipal de Educação. 

5. RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO


  • Maria Augusta Costa e Silva 

6. RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO


  • Comunidade Escolar; 
  • Comunidade Local; 
  • Secretaria Municipal de Educação; 

7. LOCALIZAÇÃO DO EVENTO


  • Escola Municipal José de Moraes Freitas – Uruana; 
  • Escola Municipal João José Ferreira – Uruíta; 
  • Escola Maria Félix de Oliveira – Uruceres; 
  • CMEI I e II Antônia Alexandre de Souza – Uruana; 

8. CLIENTELA BENEFICIADA


Serão beneficiados toda a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, possibilitando a ampliação de conhecimentos e a construção de vínculos afetivos. 

9. CORPO DISCENTE, TÉCNICO, DOCENTE E ADMINISTRATIVO


O Corpo Discente da Rede Municipal de Educação, conta no ano de 2014 com aproximadamente 1.374 alunos na Educação Infantil e Fundamental. 

O Corpo Técnico-Docente da Rede Municipal de Educação, conta no ano de 2014 com cerca de 82 profissionais.

Devido ao elevado número de alunos e funcionários, a Escola Municipal José Morais de Freitas em Uruana, possui em seu Quadro Funcional os cargos de Diretor e Secretário da Unidade Escolar. Ficando as demais Unidades da Rede jurisdicionada à Secretaria Municipal de Educação.

10. JUSTIFICATIVA


Este Projeto representa um avanço na Educação do Município de Uruana, em parceria com as famílias e a comunidade, está relativamente ligado ao âmbito das experiências para formação pessoal e social, contendo eixos de trabalho que favorecem prioritariamente, os processos de construção da Identidade e Autonomia dos alunos. 

O Projeto em tela visa conduzir os alunos a conhecerem suas potencialidades e valores, reconhecendo seus limites, os quais são primordiais para o desenvolvimento de atitudes de Solidariedade para construção de sua Cidadania e tais ações estão intimamente relacionadas aos processos de socialização, pois sabemos que são nas interações sociais que acontece a ampliação dos laços afetivos que os alunos podem e devem estabelecer uns com os outros e também com adultos, reconhecendo assim, o seu semelhante e constatando e respeitando as diferenças entre as pessoas para o enriquecimento de si próprias. 

É importante que seja valorizado e aproveitado todo o potencial do aluno, porque a construção da Identidade e da Autonomia diz respeito ao conhecimento das diferentes situações de vida. 

11. OBJETIVO GERAL


Este Projeto visa além do desenvolvimento do aspecto cognitivo, oportunizar condições para o estabelecimento das boas relações, respeito mútuo, atitudes de cooperação e solidariedade, como também incentivo ao diálogo e as diferentes formas de expressão do pensamento. 

Planejar oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações, tendo em vista, seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente. 


Enfim um Projeto de Educação que almeja cidadãos solidários e cooperativos favorecendo a construção de vínculos onde as palavras fraternidade e cidadania não sejam apenas vocábulos vazios, mas, expressões vivas de cores e calor humano. 

12. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Conhecer suas características e potencialidades buscando conhecer sua identidade; 
  • Reconhecer seus limites; 
  • Desenvolver a autoconfiança; 
  • Sentir-se aceito, cuidado e amado; 
  • Efetuar escolhas assumindo responsabilidades; 
  • Conhecer, descobrir e ressignificar novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais; 
  • Participar de outros universos sociais, como festas populares, campanhas de fraternidade; 
  • Estabelecer diálogos afetivos, caracterizados pelos toques corporais (aperto de mão, abraço), pelas modulações da voz, por expressões cada vez mais solidárias; 
  • Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para preservação das espécies e para a qualidade da vida humana; 
  • Possibilitar oportunidades que propiciem o acesso e conhecimento sobre as diversas formas de alimentação e cuidados pessoais; 
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação; 
  • Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; 
  • Interessar-se pela leitura e construção de histórias; 
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social; 
  • Produzir textos individuais e/ou coletivos com respeito ao seu trabalho e alheio; 
  • Buscar informações sobre o passado e o presente com a ajuda do professor em diferentes fontes como objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, livros, mapas, etc; 
  • Conhecer diferentes modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado; 
  • Desenvolver atitudes de respeito e cooperação dentro e fora da Escola; 

13. METODOLOGIA


Elaborar um roteiro de conteúdos de forma a envolver os temas do Projeto em questão, para que sejam desenvolvidos dentro dos eixos de trabalho: linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, movimento, artes visuais, como também, nas diversas áreas do ensino fundamental. 

Montar um painel introdutório ao tema do Projeto, iniciando o mesmo, pela apresentação da 1ª cor do Arco-Íris que corresponderá ao 1º Tema e assim sucessivamente até o término do projeto. 

Caracterizar toda a escola (nos aspectos físico e humano) com a cor específica do tema para um maior envolvimento dentro do assunto em questão. 

Trabalhar em sala de aula de forma interdisciplinar envolvendo cada tema dentro dos eixos e áreas de trabalho. 

Contatar pessoas para realização de palestras, entrevistas e pesquisas sobre temas específicos do projeto. 

Organizar grupos de alunos, professores e funcionários para a realização de campanhas de fraternidade, campanha do agasalho, do pão e do brinquedo. 

Promover reuniões para participação aos pais sobre o projeto e seus objetivos. 

Apresentação de peças, musicais, feira literária envolvendo alguns temas. 

Promover momentos para que os alunos visitem outros espaços com conhecimento de seus respectivos valores para a sociedade em geral. 

14. METAS


Comunidade escolar conscientizada quanto à importância de aspectos relevantes como identidade, autonomia, solidariedade, respeito mútuo. 

Comunidade escolar e local interagida em campanhas de fraternidade, do agasalho, do brinquedo e de alimentos em prol dos carentes. 

Campanhas de incentivo à preservação do meio ambiente. 

Pesquisas realizadas para melhor compreender a localização no espaço; 

Promoção de eventos de estímulo à leitura; 

Entrevistas feitas a ex-presidiários e policiais com relação ao valor da liberdade. 
Incentivo ao intercâmbio cultural realizado entre outras comunidades a fim de melhorar o processo de comunicação. 

Palestras promovidas com profissionais da saúde para esclarecimentos sobre prevenção e cuidados com a saúde. 

Excursão realizada em cidade turística para reconhecimento dos meios de transporte e intercâmbio cultural. 

Pesquisas realizadas com alguns profissionais do setor rural e urbano a fim de conhecer o valor do trabalho para o desenvolvimento do ser humano. 

Teatro apresentado à comunidade local sobre o nascimento de Jesus Cristo com intuito de despertar para o valor da vida, tendo o Cristo como maior exemplo para o desenvolvimento de Valores Morais. 

Observação: As atividades serão organizadas de acordo com cada tema e desenvolvidas dentro de todos os eixos e áreas de trabalho tendo sempre as cores como referencial.

15.CRONOGRAMA


Tema
Período
Cor
Sugestão de Atividade
Identidade
23/01 a 21/02
Vermelho
Nome próprio; Carteira de Identidade; Certidão de Nascimento; História do nome; Todas as pessoas têm nome.
Família
24/02 a 14/03
Azul
Membros que constituem a família (foto, gravura ou desenho); - montagem de painel; Árvore genealógica; Respeito e amor à família. Palestra de orientação ás famílias.
Amizade
17/03 a 11/04
Amarelo
Amizade na família, na escola e na comunidade; Amigo secreto (fruta/pirulito/bala); Recreio com cores (fazer amizade com quem tem a mesma cor que a sua); O que é amizade? (teatro de fantoches); Painel com gravuras que representa amizade; Gravuras que representem seus amigos.
Literatura
14/04 a 30/04
Alaranjado
Ouvir e contar muitas histórias; Análise do livro (título, autor, etc.). Construção de um livrinho; Teatro da história de um livro.
Agasalho
05/05 a 23/05
Roxo
O que é solidariedade? (gravuras); Colocar-se no lugar outro (teatro); Somos Todos irmãos (teatro de fantoches); Frio mata (história) – Campanha do agasalho.
Comunicação
26/05 a 13/06
Preto
O que é comunicação (vídeo); Apresentar os vários meios de comunicação; Produção de bilhetes, recados, cartões; Amigo secreto (enviar cartinhas).
Espaço e Tempo
16/06 a 30/06
Lilás
Cuidados com o espaço que ocupa (o meu, o seu, o nosso); Passado, presente, futuro; Há um tempo para cada coisa (painel); Fases da vida (criança, jovem, adulto, Idoso).
Trabalho
14/08 a 22/08
Rosa Claro
As diferentes profissões (vídeo); Representação teatral das diferentes profissões e o que quer ser quando crescer; O que representa o trabalho na vida do ser humano.
Cidadania
25/08 a 12/09
Marrom
O que é ser cidadão; Direitos e deveres; O que representa pátria ou nação; Chefes de estado.
Natureza
15/09 a 03/10
Verde
O que representa a natureza (filme) e o que faz parte dela; Cuidados com o meio ambiente (peça teatral); Plantar árvores; Excursão aos córregos; Montagem de painel; Momentos de Reciclagem do lixo que destrói a natureza.
Saúde
06/10 a 24/10
Branco
Cuidados com o corpo e alma (vídeo); Higiene do corpo e da alma; Fugindo dos perigos; Palestra sobre a higiene e cuidados com o corpo; Peça teatral.
Pão
27/10 a 14/11
Bege
O que é solidariedade (colocar-se no lugar do outro; Somos todos irmãos; Repartir o pão (campanha da cesta básica na escola); Música e teatro sobre o tema.
Liberdade
17/11 a 28/11
Rosa Pink
O que é liberdade e o que é limite; Liberdade com responsabilidade (história do pássaro azul); O que é uma prisão (perder a liberdade)
Vida
01/12 a 18/12
Vermelho
Respeito e valorização da vida (vídeo); Exemplos da vida de Jesus; Trechos bíblicos; Encenação da vida de Jesus.

16. AVALIAÇÃO


A avaliação do Projeto far-se-á mediante relatórios bimestrais, quando serão observados: os aspectos cognitivos, sócio-afetivos, psicomotor e estético; como também reuniões com pais e mestres para observação das mudanças de posturas dos alunos. 
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: