Artigos recentes

Navigation

Oficina - Tratamento da Informação


     Esta oficina foi trabalhada no mês de outubro do ano passado e faz parte de uma das propostas expostas para que outros professores possam trabalhar, reestruturando de acordo com seu público e até mesmo criando novas atividades.
    Para seu desenvolvimento utilizamos a Mídia: informática, no uso do laboratório de informática dos softwares: Excel e PowerPoint (lembrando que no laboratório constam máquinas com SO Windows e Linux, e no caso de uso do Linux, os softwares seriam: Calc e Impress, que proporcionam ferramentas similares aos do Office Windows).
     A oficina se baseia em algumas etapas que incluem uma simulação da atividade apresentada aos alunos no auditório da escola, em que são organizadas todas as etapas pelas quais eles deverão passar; a pesquisa de campo, podendo ser na escola ou fora dela, e trabalhando temas diversos escolhidos pelos alunos; o uso do laboratório de informática para a confecção de tabelas, gráficos, textos e apresentações; a discussão dos resultados elaborados no laboratório, por meio de apresentações dos grupos.
     Seguem algumas descrições mais detalhadas a respeito da oficina.

_________________________________________________________________________________
Programas:
Na plataforma Windows: Excel e Power Point.
Na plataforma Linux: Calc (similar ao Excel) e Impress (similar ao Excel)
* O Telecentro comunitário de Uruana, oferece cursos sobre estes quatro programas.

Público: alunos a partir do 5º ano.

Disciplinas: Matemática e Língua Portuguesa.
_________________________________________________________________________________

Etapas da Oficina
1ª etapa - Os alunos de cada uma das turmas trabalhadas foram levados para o auditório e durante 1 aula (50 min), foi exposta e exemplificada a proposta da oficina. Abaixo algumas imagens de slides utilizados para a exemplificação (clique nas imagens para ampliar):
 
 
 
 
 
 
* Caso queira o arquivo original, reporte por meio de um comentário ou na aba contato.


2ª Etapa - Utilizar o laboratório de informática para ambientar algumas ferramentas do Excel, exemplificar como deverá ser realizada a atividade, criar alguns tipos diferentes de gráficos e pedir que os alunos realizem a atividade com dados simulados proposta na primeira etapa.

3ª Etapa - Incitar os alunos a criarem temas/perguntas para a pesquisa; organizá-los em pequenos grupos; orientá-los de que sua pesquisa deverá se basear a partir de uma única pergunta, feita com um público mínimo de 40 indivíduos, mas que isso não os impedirá de uma entrevista com estes indivíduos, até porque isso facilita na confecção do texto; permitir que os alunos realizem a pesquisa em ambiente mais adequado ao tema e por isso, aguardar alguns dias até que todos tenham os dados em mãos.

4ª Etapa - Os alunos retornarão para o laboratório de informática (preferencialmente em horário de contra turno), para criarem a apresentação da pesquisa na forma de: texto, tabela, gráficos, imagens,... podendo estar organizada, a apresentação, preferencialmente que a apresentação esteja em slides (Mídia - Informática, PowerPoint/Impress); mas poderá também ser em cartazes (Mídia: impressa) e neste caso, permite a opção de apresentação não apenas para a turma, mas para a escola.

5ª Etapa - Discutir a respeito dos resultados apresentados, indicando outras possibilidades.
Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo: