Artigos recentes

Navigation

Internet na Grade Curricular?

Na aba recomendamos o Criança+Segura que trás uma série de conteúdos sobre a segurança na Internet, disponibilizando palestras, apostilas, formação, e outros, com o propósito de educar para o uso ético, seguro e legal das ferramentas tecnológicas através da capacitação e conscientização dos seus participantes.

O texto que segue apresenta uma proposta importante, que deve ser trabalhada nas salas de aula. Este texto foi capturado no sítio da autora Patrícia Peck.

Internet na grade curricular: Especialista em direito digital cria Cartilha da Educação 

Escolas e pais são orientados sobre o uso da tecnologia dentro e fora da escola 

A Dra. Patrícia Peck, maior especialista em direito digital no País, lança este mês a ‘Cartilha da Educação - Boas Práticas Legais no Uso da Tecnologia Dentro e Fora da Sala de Aula’. Trata-se de um guia inédito e gratuito voltado para instituições educacionais, desenvolvido exclusivamente com o intuito de conscientizar.

Todo cuidado é pouco ao colocar informações na rede. Um pai, por exemplo, pode ser legalmente responsabilizado e penalizado por uma atitude impensada do filho na web - uma foto ou texto difamando um colega ou professor, por exemplo. A Cartilha aborda como apresentar o conceito de Direito Autoral, protegido por lei, de modo a orientar os projetos escolares e acadêmicos, como deixar claro o respeito ao direito de imagem, a proibição constitucional do anonimato, e acima de tudo, o que é liberdade de expressão com responsabilidade.

O material explora de forma didática o cotidiano vivido dentro das escolas. Do lado do aluno, os principais temas são relacionados à participação em comunidades no Orkut e demais sites de relacionamentos, uso de fotografias na web (o que pode ser colocado e o que não pode), uso de celular para envio de fotos e mensagens, cola eletrônica, comentários em blogs, comunidades virtuais, entre outros. Do lado administrativo, são destacados tópicos como o novo modelo de contrato de matrículas online, aulas particulares via e-learning, proteção do conteúdo da instituição na rede, armazenamento de banco de dados dos pais e dos alunos, política do uso correto do e-mail, direitos autorais, chats entre professores e alunos, proteção da marca da instituição, software legal, gestão eletrônica de documentos, e outros.

“Educar na sociedade digital não é apenas ensinar como usar os aparatos tecnológicos na escola e sim preparar crianças e jovens para lidar facilmente com a rapidez na fluência de informações, acompanhando as transformações e sendo parte delas, de modo responsável, ético e legal. Além disso, é preparar cidadãos digitais para um novo mercado de trabalho que exige postura adequada, segurança da informação, respeito às leis, inclusive na Internet”, explica a Dra. Patrícia Peck. O professor exerce um papel fundamental para educar as crianças e os jovens a reconhecer as armadilhas da rede e aprender a explorá-la de forma correta.

Compartilhe esse artigo:

TIC na Matemática

Comente este artigo:

6 comentários:

  1. Boa tarde Charles!
    A internete é uma boa ferrementa que corrobora para tornar o ensino acadêmico mais atraente, mas todos os cuidados devem ser tomados para que ela possa ser utilizada com segurança pelas nossas crianças e jovens. Ótimo texto e ricas informações
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gracita,...
      Estamos trabalhando a cartilha na nossa escola. Já já, farei uma postagem com recortes da cartilha aqui no blog.

      Mais uma vez obrigado por retornar.

      Excluir
  2. Olá!
    Sou educadora multiplicadora e vim conhecer seu blog. Gostei e estou seguindo. Venha conhecer meu trabalho com os alunos. Aguardo sua visita!
    Abraço!
    http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite!
    Faço parte dos Educadores Multiplicadores e vim aqui conhecer o seu Blog. Achei tudo muito interessante. Parabéns!
    Já estou te seguindo, aguardo a sua visita. Deus te abençoe. Abraço.
    http://professoracleides.blogspot.com.br/
    http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Iai Charles... Cara essa publicação me lembrou um pouco minhas aulas da facul de informática aplicada ao ensino... Já ouviu falar em Objetos de Aprendizagem ??? Seria uma boa falar e até citar alguns deles por aqui... A internet hoje em dia vem ganhando muito espaço no ambiente educacional, devido a sua praticidade e vasto conteúdo de apoio que nos oferece, acho que o mais importante de tudo, seria ensinar nossos alunos a manusearem corretamente essa ferramenta para tirarem o máximo proveito delas... O que você acha? Muito boa sua publicação maninho... Cada vez mais trazendo conteúdos interessantes para as pessoas que veem na informática um meio de transmitir conhecimento para seus alunos dentro da sala de aula...

    Att. Romirys Cavalcante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romirys!

      Grato pela participação.
      Tenho até uma relação de sítios que recomendam objetos de aprendizagem, mas ainda não fizemos uma publicação específica sobre eles...
      Em breve, organizaremos um post! Vlw.

      Excluir